Red Bull minimiza resultado de Verstappen no TL2 da Espanha: “Não usamos toda potência”

De acordo com Helmut Marko, consultor da Red Bull, o ritmo de corrida do RB20 durante os treinos livres "pareceu bom" e, por isso, resultado tímido de Max Verstappen "não é tão alarmante"

A quinta colocação de Max Verstappen no segundo treino livre da Fórmula 1 para o GP da Espanha, realizado nesta sexta-feira (21), ficando atrás de Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Lando Norris e Pierre Gasly, não parece ser motivo de preocupação na Red Bull. Após o encerramento do primeiro dia de atividades no circuito da Catalunha, Helmut Marko, consultor da equipe austríaca, afirmou que o neerlandês não estava usando toda a potência do RB20.

Antes, no entanto, o atual tricampeão e líder do Mundial de Pilotos teve um desempenho mais animador durante o TL1, quando marcou 1min14s252 e terminou em segundo, apenas 0s024 atrás de Norris, da McLaren. Enquanto isso, o outro piloto taurino, Sergio Pérez, mais uma vez ficou para trás e terá de remar muito para conseguir acompanhar os rivais no restante do fim de semana — o mexicano ficou em 5º na primeira sessão e em 13º no TL2.

No entanto, ao falar exclusivamente sobre Verstappen, Marko deixou claro que não há motivo para alarde, já que ainda é possível extrair mais do bólido, que, de acordo com o consultor, apresentou um bom ritmo ao longo do dia.

“Não usamos toda a potência [do motor], então ainda não é tão alarmante”, disse o austríaco de 81 anos ao portal alemão Motorsport-Total. “As simulações de corrida pareceram boas”, avaliou.

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Wolff rebate “teorias da conspiração” e defende Hamilton após acusações

Após o fim do TL2, o próprio Max declarou que a Red Bull aproveitou bem as atividades para “experimentar algumas configurações”, comemorando o fato de não ter sofrido com “nenhum problema”. Porém, foi possível ouvi-lo reclamando pelo rádio em alguns momentos sobre o balanço do RB20, chegando a solicitar uma nova asa traseira para a equipe.

“Acho que outra asa traseira teria sido a solução, mas leva 20 minutos para trocá-la”, observou Marko. “Não fizemos isso. Max queria uma asa dianteira e traseira diferentes, mas você também tem de pensar no domingo”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (22), o TL3 será às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.