Mir repensa carreira na MotoGP e encaminha renovação com Honda até fim de 2026

Campeão da MotoGP em 2020, Joan Mir cogitou encerrar a carreira pela falta de performance da moto atual da Honda, mas mudou de opinião e decidiu renovar com a montadora japonesa por mais duas temporadas, até a entrada do novo regulamento no Mundial

A Honda pretende manter a atual dupla de pilotos. Joan Mir está com a renovação contratual encaminhada com a montadora japonesa até o fim da temporada 2026, seguindo a parceria com Luca Marini no grid da MotoGP até o fim do regulamento vigente. O novo acordo foi revelado pela revista Autosport, mas ainda precisa ser anunciado oficialmente pelas duas partes envolvidas.

Campeão da MotoGP em 2020 com a Suzuki, Mir chegou na Honda no começo de 2023 e vive um calvário na equipe desde então, com 22 etapas disputadas, mas ainda sem marcar uma pole-position ou mesmo subir ao pódio. O melhor resultado alcançado foi no ano passado, com o 5º lugar no GP da Índia.

A relação entre Mir e Honda, no entanto, passou por momentos de instabilidade nas últimas semanas, com duras declarações públicas de ambas as partes. Após cinco etapas, o espanhol é apenas o 18º no campeonato, com 13 pontos conquistados. Os melhores resultados foram dois 12º lugares, em Portugal e Espanha, mas sempre longe de destaque ou das primeiras posições na classe rainha do Mundial.

Incomodado com os resultados ruins, Joan chegou a disparar que “ninguém sai da Honda melhor do que entrou” e insinou que pretendia sair das pistas por contra da falta de performance da moto RC213V.

Joan Mir está na Honda desde a temporada 2023 (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Não sei se quero continuar com a Honda ou ir para outro fábrica. Não sei se quero pegar minhas coisas e ir para casa, é assim que me sinto”, afirmou o #36.

Depois de receber uma resposta dura do chefe Alberto Puig, Mir baixou a guarda e disse que definiria o destino na MotoGP até o GP da Holanda, próxima etapa do Mundial, no fim de junho.

“Em Assen provavelmente terei uma ideia mais claro do que desejo fazer. Preciso ter todas as opções sobre a mesa para tomar uma decisão, para apontar onde exatamente quero ir. E esse não é meu caso neste momento, não sei que caminho seguir. Vou esperar todas as ofertas na mesa e então escolher”, declarou.

Luca Marini, atual colega na equipe de fábrica da Honda, possui acordo com a montadora até o fim de 2025. Na satélite LCR, Johann Zarco já está garantido para o próximo ano da categoria, mas Takaaki Nakagami está ameaçado e vê o nome de Ai Ogura, atualmente na Moto2, ganhar força nos bastidores.

MotoGP volta a acelerar entre 28 de 30 de junho para o GP da Holanda, em Assen, com a 8ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.