Ocon credita queda no Q1 do Canadá a carro “bem mais pesado” que Gasly desde Miami

Esteban Ocon disse que a queda no Q1 da classificação do GP do Canadá teve relação com o peso do carro, maior que o de Pierre Gasly. Equipe reveza o chassi mais pesado desde o início da temporada

Com a saída de Esteban Ocon da Alpine confirmada ao fim da temporada 2024 da Fórmula 1, a primeira corrida depois do anúncio trouxe mais uma troca de farpas entre o piloto e a equipe. No GP do Canadá, a escuderia de Enstone ordenou uma troca de posições entre o francês e Pierre Gasly nos últimos instantes da prova, o que não foi bem digerido por Ocon — que largou em 18º e andava uma posição à frente do companheiro no final. Bruno Famin, chefe do time, porém, garantiu que o tratamento aos dois será igual ao longo do ano.

“Acho que Esteban [Ocon] pode contar com a equipe para ajudá-lo a conseguir os melhores resultados, porque com ele conseguindo isso, também ajuda a Alpine. Contamos com Esteban para dar tudo de si ao time. Não vamos deixá-lo de lado, de jeito nenhum. Ele terá as mesmas condições de Pierre”, disse Famin ao portal inglês Motorsport.

“Eles estão no mesmo nível, com o mesmo status”, prosseguiu. “Sabemos que eles estão muito próximos em termos de performance, não será bom dar um tratamento diferente a alguém. Novamente, é sobre o interesse do time: a Alpine vem em primeiro lugar”, finalizou.

Apesar de os dois terem conseguido somar pontos, com Gasly em nono e Ocon em décimo, a classificação trouxe um resultado decepcionante ao carro #31 com a queda ainda no Q1. Segundo Esteban, a Alpine — que ainda luta para alcançar o peso mínimo do regulamento — anda com um chassi mais leve do que o outro, e o mais pesado esteve com ele no Canadá. Assim, o piloto espera que o revezamento continue ao longo do ano.

“Meu carro é bem mais pesado que o de Pierre [Gasly] há algumas corridas”, explicou Ocon. “Está claro que vamos revezar isso durante o ano, mas, desde Miami, esse é o caso. Quando todas essas coisas se juntam, é muito difícil passar pelo Q1”, lamentou.

Esteban Ocon não vai seguir com a Alpine em 2025 (Foto: F1)

Gasly confirmou que o chassi de Ocon era mais leve do que o seu no Canadá, mas garantiu que é algo que tem acontecido desde o início do ano nas duas garagens. Por outro lado, o francês assegurou que não há uma grande diferença entre os carros.

“Ele estava mais leve no começo do ano. Depois, obviamente, começamos a trocar. Então, estou 1kg mais leve ou algo assim. Ainda é muito próximo”, revelou Gasly.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.