Red Bull questiona punição a Pérez e compara com Hamilton: “Venceu com 3 rodas”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko citou vitória de Lewis Hamilton no GP da Inglaterra de 2020 para reclamar contra punição que Sergio Pérez recebeu após o fim do GP do Canadá

Helmut Marko questionou a decisão dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de punir Sergio Pérez com três posições no grid de largada para o GP da Espanha, a próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Como forma de embasar seu descontentamento, o consultor da Red Bull citou a vitória de Lewis Hamilton no GP da Inglaterra de 2020, quando o heptacampeão cruzou a linha de chegada com um furo no pneu, como exemplo.

O último fim de semana foi tenebroso para o companheiro de Max Verstappen. Depois de ser eliminado ainda no Q1 durante a classificação e ter de largar da 16ª posição no circuito Gilles Villeneuve, no dia seguinte, o piloto de Guadalajara errou sozinho enquanto contornava a curva seis e bateu no muro, danificando a asa traseira do RB20 e tendo de abandonar a prova.

Porém, após o acidente, a Red Bull pediu para que Pérez levasse o bólido taurino de volta aos boxes, mesmo com os danos, na tentativa de evitar a entrada do safety-car na pista, já que Verstappen estava liderando o GP do Canadá. A ordem do time de Milton Keynes, porém, não agradou em nada a direção de prova, que afirmou que o carro danificado poderia ser uma ameaça aos demais pilotos. Como resultado, Sergio foi punido com três posições no grid de largada para a etapa em Barcelona e ainda terá de pagar uma multa de € 25 mil (cerca de R$ 142 mil na conversão do dia) pela infração.

“Três posições perdidas no grid na Espanha porque ele levou o carro danificado para os boxes em vez de deixá-lo ao lado da pista em Montreal“, começou Marko ao portal Speedweek. “Acho que é uma punição muito dura, porque em uma corrida com condições tão variáveis, você tem de levar seu carro de volta [aos boxes], especialmente quando não fica imediatamente claro quais são os danos”, continuou.

Sergio Pérez errou sozinho e teve de abandonar a prova em Montreal (Video: Reprodução/F1)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Os retrovisores do carro estavam sujos e Pérez não conseguia ver como estava a traseira. Nós, por outro lado, pudemos perceber pelos dados que estava tudo certo com a suspensão. É claro que tentamos trazer o carro de volta e, idealmente, [deixá-lo pronto para] poder voltar a lutar por pontos. Os comissários então anunciaram que partes do carro haviam caído”, lamentou o consultor da Red Bull.

Como de costume, Marko não perdeu a oportunidade de cutucar a Mercedes, afirmando que a vitória de Hamilton na Inglaterra em 2020 foi um caso similar, mas, ao contrário do que aconteceu com Pérez, o britânico não recebeu nenhuma punição. “Lembro de Lewis Hamilton cruzando a linha de chegada sobre três rodas em Silverstone e vencendo. Estranho que não houve nenhuma punição naquela época”, finalizou Marko.

Na ocasião, Hamilton sofreu um furo no pneu dianteiro esquerdo na última volta da prova e teve de arrastar o W11 por algumas curvas para conseguir vencer. No entanto, a vantagem confortável foi fundamental para que o piloto não fosse ultrapassado por Verstappen, que cruzou a linha de chegada em segundo, 5s856 atrás.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.