5 coisas que aprendemos no GP do Canadá, 9ª etapa da Fórmula 1 2024

Melhor corrida da temporada 2024 da F1, o GP do Canadá teve história de sobra para o grid todo. Max Verstappen venceu, mas resumir a prova assim seria de uma pobreza absurda. Até a Mercedes brigou e a Ferrari fez cosplay de Sauber

O GP do Canadá foi do jeito que o fã da F1 quer que sejam todas as corridas: caótico, emocionante, bem disputado. Teve erros, acertos, brigas, chuva e pista seca. Teve de tudo que não costuma ter, mas também o trivial: Max Verstappen venceu a corrida deste domingo (9).

Mas a forma como Verstappen venceu deixou a corrida muito interessante. O neerlandês precisou dar um jeito para triunfar e contou com uma bobeada grande da McLaren, que atrasou o momento de parada do então líder Lando Norris no safety-car. Norris foi segundo, com George Russell fechando o pódio.

Lewis Hamilton chegou em quarto, com Oscar Piastri na quinta posição. Fernando Alonso e Lance Stroll vieram na sequência, anotando bons pontos para a Aston Martin. Daniel Ricciardo fechou em oitavo, com Pierre Gasly e Esteban Ocon depois, em uma Alpine que segue em ebulição. A Ferrari, em fim de semana de Sauber, fez 0 ponto.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP do Canadá, nona etapa da Fórmula 1 2024:

Max Verstappen deu um jeito de vencer no Canadá (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen faz diferença e vence GP do Canadá eletrizante

A corrida em Montreal foi excelente. Muito bem construída, ajudada pelas condições climáticas mistas, a prova viu uma disputa de verdade que envolveu de novo três equipes. Só que, para surpresa geral, foi a Mercedes quem brigou com McLaren e Red Bull, enquanto a Ferrari foi passear. No fim, de novo, Verstappen deu um jeito de vencer, mas chamou a atenção como a Red Bull, em mais uma ocasião, não era força dominante do fim de semana. Parece tendência para a temporada, mas Max sempre dá um jeito. Segue favorito, pois.

McLaren marca bobeira com Norris, mas volta a impressionar por ritmo

Os segundos de hesitação enquanto Norris vinha na reta e o safety-car surgia foram fundamentais para a derrota laranja no Canadá. Os britânicos pareciam, de novo, ter o melhor conjunto, mas ficaram em outro quase. Não que Verstappen tenha ido mal, muito longe disso, mas Norris também merecia ter vencido ali, foi corajoso, teve ritmo forte, agressivo. Aquela volta extra durante safety-car antes de parar matou tudo, com os rivais se aproveitando do momento. Pensando apenas em ritmo, tudo certo, o carro continua verdadeiramente bom.

Ferrari vive um dos piores finais de semana da história e perde momento

Parece mentira, mas a Ferrari resolveu ter um dos piores finais de semana de sua história justamente quando era hora de embalar e, quem sabe, assumir a liderança dos Construtores na F1 2024. O desempenho, que já tinha sido pífio em uma classificação sem Q3 para Charles Leclerc e Carlos Sainz, conseguiu ser ainda pior na corrida: Charles teve um problema no motor e muitos outros de estratégia e performance, enquanto Carlos sofreu para se meter na zona de pontos e, quando entrou lá, rodou sozinho e tirou Alex Albon da corrida. 0 ponto e a sensação de que o fio pode ter virado de forma terrível.

Mercedes vê vitória escapar, vai ao pódio, mas deixa mais dúvidas que certezas

A Mercedes certamente vai lamentar bastante por não ter vencido naquela que provavelmente vai ser a melhor oportunidade da equipe em 2024, mas o pódio é um resultado bem decente. Em termos de performance, porém, a dúvida segue gigante: afinal, por qual motivo a Mercedes andou bem? Isso vai se repetir em algum momento? Impossível cravar. Fato é que Hamilton perdeu a chance na classificação e ao ficar preso em Alonso, enquanto Russell tropeçou na própria ansiedade. Mais uma vez.

Esteban Ocon saiu P da vida com a Alpine no Canadá. De novo (Foto: Alpine)

Alpine marca pontos cruciais, mas vê crise interna ficar ainda pior no Canadá

A Alpine, do absoluto nada, resolveu crescer no retrovisor da Haas e fez nascer a briga pelo sétimo lugar dos Construtores. Bacana, virada de página depois da enorme crise interna, certo? Errado. Ocon ficou totalmente incomodado ao ter de ceder a posição para Gasly e não recebê-la de volta. Pierre, por sua vez, entendeu que era mesmo mais rápido e deveria ficar por lá. E a equipe ficou sem palavras, de novo. A questão aqui parece clara: Esteban chega empregado ao final do ano?

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

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