0.000: Russell é pole-position com mesmo tempo de Verstappen no GP do Canadá

1min12s000. Este foi o tempo de George Russell e Max Verstappen, só que pelo critério de desempate, é o britânico da Mercedes quem larga na pole no GP do Canadá

Foi no critério de desempate, mas George Russell conseguiu colocar a Mercedes na pole-position do GP do Canadá. O britânico virou 1min12s000, e por ter registrado o tempo antes, ganhou o direito de largar na posição de honra, à frente de Max Verstappen, que fez a mesmíssima marca.

Apesar da tensão que ocupou a atmosfera por conta da ameaça da chuva — que até surgiu, mas não forte o bastante para exigir intermediários —, a classificação trouxe algumas velhas histórias, a começar por Sergio Pérez, novamente caindo no Q1 e aumentando ainda mais a perplexidade pelo contrato renovado. Teve também o aguerrido Alexander Albon, que colocou novamente a Williams entre os dez mais rápidos, enquanto Logan Sargeant ao menos avançou para o Q2.

Mas teve uma Ferrari completamente perdida após ser a grande aposta do final de semana. Para completar, os problemas de Verstappen deixaram claro que se tratava de uma oportunidade que não poderia ser perdida.

Pois Charles Leclerc e Carlos Sainz não foram além das 11ª e 12ª posições, respectivamente. Quem brilhou surpreendentemente, mas de forma positiva, foi a Mercedes, que mostrou força no TL3 e confirmou o bom ritmo na classificação. Na primeira tentativa do Q1, dobradinha, com Russell e Lewis Hamilton fechando a primeira fila. O #63 tinha 1min12s000 cravado para ser batido.

Segunda volta, e Lando Norris e Oscar Piastri colocaram os McLaren entre os carros alemães. Só que Verstappen não se deu por vencido e simplesmente foi ao limite, incrivelmente igualando a volta de Russell, algo raro de se ver. Mas seria preciso ao menos 0s001 para tirar o britânico do topo.

Norris ficou em terceiro, com Piastri na quarta posição. Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Hamilton, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Albon fecharam o top-10.

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A fila indiana na classificação (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a classificação da F1 em Montreal:

Se o TL3 foi em pista seca e permitiu vários experimentos em pista, a chuva caiu sobre o circuito Gilles Villeneuve no intervalo das atividades e deixou todos apreensivos com a possibilidade de asfalto molhado no momento da classificação. Nos primeiros minutos, porém, foi possível colocar os slicks, só que passou a ser uma corrida contra o tempo, já que a chance de mais água era iminente.

Com 20°C de temperatura ambiente, asfalto em 33°C e 69% de umidade relativa do ar, a transmissão já buscava imagens das pesadas nuvens, mas o curioso era que algumas partes do circuito traziam um azul bonito no céu, porém nada animador o bastante para crer que não haveria chuva.

Q1: Verstappen enfim lidera e Pérez cai de novo

Pista liberada, Verstappen aproveitou para sair logo e fechou a primeira tentativa em 1min15s194, só que a marca foi destruída por Norris na sequência, que cravou 1min14s585. Era apenas o começo, mas a julgar pela declaração de Helmut Marko, consultor da Red Bull, de que a equipe já estava andando em potência máxima e, ainda assim, 0s3 mais lenta que a Mercedes, seria preciso achar algum diferencial para pensar em pole-position.

Mais alguns giros completados, Alonso e Stroll pularam para a liderança, porém logo foram superados por um rápido Russell. Magnussen, Sainz e Piastri também subiram e colocaram-se à frente dos carros da Aston Martin.

Enquanto isso, Verstappen era apenas o 17º colocado, mas não demorou para acertar a mão e estabelecer 1min13s368 como marca a ser batida. Instantes antes, Stroll melhorou significativamente e foi para segundo — que depois virou terceiro com a subida de Verstappen.

No fundão, com menos de dez minutos para o fim, Hamilton tinha o tempo de Piastri como referência para avançar ao Q2. Com o melhor segundo setor, colocou a Mercedes em terceiro no mesmo momento em que Russell desbancou Max da liderança por 0s126.

Cinco minutos para o fim, Piastri, Pérez, Gasly, Esteban Ocon e Guanyu Zhou eram os eliminados. Na zona de corte, o mais novo empregado para 2025, Tsunoda, salvando-se até então com o tempo de volta em 1min14s248. Piastri acertou a mão e pulou para segundo, a 0s047 do tempo de Russell, enquanto Ocon subiu para quinto. Stroll e Alonso também vieram fortes e recolocaram a Aston Martin na ponta, mas não por muito tempo, já que Norris tomou a liderança para si.

A Ferrari, enquanto isso, parecia sofrer. Sainz era apenas o 15º, desesperadamente precisando de um bom giro, assim como Leclerc, em 12º e também ameaçado de cair ainda no Q1. A dupla até conseguiu avançar bem após cruzar a linha de chegada, porém vários pilotos foram melhorando tempos seguidamente, fazendo a dupla cair para oitavo e 11º, respectivamente.

Perto do cronômetro zerar, Verstappen tratou de mostrar que se fosse preciso mágica, era ele o cara certo para isso e pegou os três melhores setores da pista. Com 1min12s360, viu Tsunoda ser o que mais se aproximou da volta, com Hamilton em terceiro. Bandeira quadriculada, e Pérez se viu novamente no drama de não avançar ao Q2. Tudo dependeria da volta de Albon, e o piloto da Williams arrancou um quarto lugar no respiro final. Era o fim de Checo, com Valtteri Bottas, Ocon, Nico Hülkenberg e Zhou também eliminados.

Sergio Pérez caiu novamente no Q1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Q2: Mercedes lidera e Ferrari desmorona

Se o Q1 foi tenso, o início do Q2 foi ainda pior, já que era possível notar as gotas d’água na lente da câmera durante a transmissão. A fila indiana, portanto, foi imediata, pois o risco de perder o único momento possível com os slicks era grande.

Piastri tratou de colocar 1min12s462 como volta a ser batida, trazendo Verstappen e Hamilton na sequência. Sainz, então, pulou para segundo, mas ainda 0s6 do tempo do australiano da McLaren. Com a distância considerável, era natural imaginar outros pilotos colocando-se ali, e foi o que aconteceu, primeiro com Alonso em segundo, depois Leclerc jogando o piloto da Aston Martin para terceiro.

Russell, então, colocou a Mercedes no topo, enquanto vários pilotos também melhoravam os tempos de volta. Com as primeiras tentativas finalizadas, Verstappen surgia apenas em 11º, fazendo companhia ao grupo dos eliminados a Stroll, Sargeant, Albon e Gasly.

Mais uma tentativa para Max tendo o tempo de Sainz, de 1min13s078, com referência para avançar ao Q3. Houve melhora nos dois primeiros setores, porém a perda no trecho final fez o neerlandês ser apenas o nono — que depois virou décimo graças à melhora do próprio #55 da Ferrari.

1min12s940, portanto, passou a ser o limite entre o Q2 e o Q3 a três minutos do final da sessão. Sargeant foi o primeiro a batê-lo, subindo para quinto. Albon veio na sequência e pegou o oitavo posto. Stroll veio atrás e jogou o americano para sexto. Depois, foi Ricciardo quem também andou forte, assim como Tsunoda, que colocou a RB em segundo.

Verstappen já era o 14º com pouco mais de um minuto para o cronômetro zerar. 1min12s740, de Sargeant, era o tempo a ser batido. Melhorando as próprias marcas em cada trecho, novamente o último setor foi o calcanhar de Aquiles, porém a volta em 1min12s549 foi suficiente para se colocar no Q3.

Desastre mesmo foi para a Ferrari. Simplesmente Sainz e Leclerc começaram a duelar para ver qual dos dois avançariam para a parte final, e isso porque Leclerc era quem estava na linha de corte. Sem melhorar a própria volta, restou ao monegasco torcer contra o companheiro de equipe, e, de fato, Sainz não conseguiu avançar. Só que nenhum dos dois contavam novamente com um aguerrido Albon, colocando a Williams em sexto. Leclerc e Sainz ficaram em 11º e 12º, respectivamente, à frente de Sargeant, Magnussen e Gasly.

Deu tudo errado para a Ferrari de Charles Leclerc (Foto: Ferrari)

Q3: Russell e Verstappen fazem mesmo tempo de volta

Eram 12 minutos na regressiva para o pole-position ser conhecido, e a Mercedes deu um passo importante ao colocar os carros de Russell e Hamilton na liderança da segunda parte da sessão. Ainda com a ameaça de chuva pairando no ar, Piastri foi o primeiro a abrir volta rápida, porém Verstappen já aparecia com o melhor setor 1 do traçado no comparativo. O australiano levou no segundo trecho, porém Max enfim acertou a parte final e fechou em 1min12s358.

Alonso e Stroll ficaram logo atrás, em terceiro e quarto, enquanto Norris colocou a Williams em quinto, à frente de Norris. Os Mercedes, então, jogaram ainda mais pimenta na disputa e pegaram a primeira fila virtual, com Russell e Hamilton.

Verstappen foi para o tudo ou nada. Enquanto os carros da McLaren se colocavam entre os do time de Brackley — e depois Ricciardo e Alonso —, Max buscou em cada setor a volta de Russell, sendo mais rápido no primeiro, porém perdendo no segundo. O último seria o decisivo, e Verstappen fez algo ainda mais surpreendente: o mesmo tempo de Russell, mas era preciso ao menos mais 0s001 para desbancar o #63. A Fórmula 1, portanto, via novamente um empate em classificação nas primeiras colocações desde o GP da Europa de 1997, quando Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen registram exatos 1min21s072.

Fórmula 1 2024, GP do Canadá, Montreal, classificação:

1G RUSSELLMercedes1:12.000  
2M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda1:12.000  
3L NORRISMcLaren Mercedes1:12.021  
4O PIASTRIMcLaren Mercedes1:12.103  
5D RICCIARDORB Honda1:12.178  
6F ALONSOAston Martin Mercedes1:12.228  
7L HAMILTONMercedes1:12.280  
8Y TSUNODARB Honda1:12.414  
9L STROLLAston Martin Mercedes1:12.701  
10A ALBONWilliams Mercedes1:12.796  
11C LECLERCFerrari1:12.691  
12C SAINZFerrari1:12.728  
13L SARGEANTWilliams Mercedes1:12.736  
14K MAGNUSSENHaas Ferrari1:12.916  
15P GASLYAlpine1:12.940  
16S PÉREZRed Bull RBPT Honda1:13.326  
17V BOTTASSauber Ferrari1:13.366  
18E OCONAlpine1:13.435  
19N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:13.978  
20G ZHOUSauber Ferrari1:14.292  
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