Norris bate dupla da Ferrari e lidera TL1 do GP do Canadá prejudicado por chuva de granizo
A chuva de granizo que desabou sobre o circuito Gilles Villeneuve instantes antes do TL1 atrapalhou a sessão, mas deu tempo até para calçar slicks no fim. Lando Norris foi o mais rápido, com Carlos Sainz e Charles Leclerc na sequência
Em uma sessão de treino bastante prejudicada pela chuva torrencial que caiu sobre o circuito instantes antes, o TL1 desta sexta-feira (7) foi liderado por Lando Norris, melhor tempo registrado com o cronômetro já zerado. De slicks, o piloto da McLaren bateu a dupla da Ferrari e registrou 1min24s435.
A chuva já era esperada, tanto que um alerta de tempestades havia sido emitido por meteorologistas para o período da primeira sessão de treinos da Fórmula 1. Só que ela veio com direito a granizo cerca de 1h antes das 13h30, horário local (14h30 de Brasília). E o volume de água foi tanto que não deixou apenas a pista encharcada, como também causou infiltrações nos boxes e também em salas de imprensa, segundo relatos de jornalistas presentes no circuito Gilles Villeneuve.
Relacionadas
Bandeira verde mesmo, só após quase meia hora de sessão transcorrida, e poucos foram os que se aventuraram no traiçoeiro traçado, não apenas por conta da água, mas também pela sujeira que o temporal levou para o asfalto. O sol até ajudou a formar trilho, mas ainda eram condições complicadas para os slicks e inadequadas para os pneus intermediários.
Mesmo assim, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Max Verstappen e Norris resolveram ir para a pista com compostos para pista seca, mas ainda virando tempos altos. Foi só com o cronômetro já zerado que quase todos resolveram dar aos torcedores uma agrado. E com slicks, Norris bateu o duo da Ferrari. Serviu ao menos para já experimentar o que deve ser visto até o domingo.
Guanyu Zhou, Jack Doohan e Alexander Albon foram os únicos que não registraram tempos. Lewis Hamilton ficou em quarto, seguido de Verstappen, Oscar Piastri, Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Sergio Pérez e George Russell, fechando o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Canadá de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (7), o TL2 acontece a partir das 18h. No sábado, o TL3 será às 13h30, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 15h do domingo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/06/F1-Canada-SC-chuva-1200x675.jpg)
Confira como foi o TL1 da F1 em Montreal:
Apesar do estrago, a direção de prova optou por não adiar o início do TL1, apenas mantendo os boxes fechados enquanto a ‘turma da vassoura’ promovia a eliminação dos bolsões d’água. Com o cronômetro na regressiva, restou aos pilotos apenas esperar — para tristeza de Doohan, novato escalado para assumir o cockpit de Esteban Ocon no primeiro treino do final de semana.
Complicado também para as demais equipes, principalmente para quem levou atualizações. Das dez do grid, apenas Ferrari, McLaren e Alpine não mexeram em nada nos respectivos carros. A Red Bull, por sua vez, apostava em uma nova asa traseira para extrair ainda mais carga aerodinâmica à medida que mantém uma estabilidade adequada para diferentes condições enfrentadas.
Tudo isso, no entanto, ficou bastante comprometido. Com dez minutos corridos, a transmissão buscou imagens da torcida nas arquibancadas novamente vestindo capas de chuvas — agora em volume bem menor, tanto que a direção de prova confirmou a abertura dos boxes para as 13h51 locais (14h51 de Brasília).
Assim que o sinal verde apareceu, Hamilton já partiu de intermediários, enquanto Bottas votou pela cautela e fez o primeiro contato com a pista calçado com os pneus de chuva extrema. Pelo rádio, o #44 da Mercedes relatava “aderência muito baixa” ao engenheiro, Peter Bonnington.
A volta de Hamilton foi em 1min40s077, o único a registrar tempo, já que Bottas achou que valia tentar os intermediários e retornou aos boxes. Norris, de pneus de chuva extrema, aparecia com os dois melhores setores, porém também retornou aos pits — com o sol já brilhando no céu na reta principal.
De intermediários, Bottas melhorou em mais de 3s a volta de Hamilton e colocou 1min33s215 como marca a ser superada. Só que não demorou para a bandeira vermelha aparecer após batida de Zhou.
Pista novamente liberada com pouco mais de 20 minutos para o fim, Norris retornou, porém deu uma leve traseirada no final do hairpin e passou reto, abortando mais uma tentativa.
Verstappen também não chegou a completar o giro, permanecendo ainda com o registro feito antes da bandeira vermelha. Hamilton, por sua vez, virou 1min29s207, com Leclerc ficando a 0s2 da marca do piloto da Mercedes. Mais uma tentativa, e os carros da Ferrari pularam para a liderança, Leclerc à frente de Sainz.
Com trilho já formado, apenas 11 dos 20 surgiam com tempos registrados, porém era uma atitude até esperada: como a previsão era de mais chuva para o TL2 e também para o restante do fim de semana, muitos resolveram economizar borracha. Leclerc, inclusive, foi um dos que resolveram ir para os boxes ao ser perguntado pelo engenheiro se gostaria de fazer o mesmo.
A movimentação só aumentou nos cinco minutos finais. Pouco a pouco, quase todos calçaram os slicks e foram em busca de alguma coisa. De início, ainda não eram os compostos adequados, mas o asfalto melhorou rapidamente, e Norris encaixou a melhor volta já com a bandeira quadriculada agitada. Ainda teve um festival de escapadas que sempre causam aquela aflição nos boxes, mas sem gravidades.
Volte em instantes.
Fórmula 1 2024, GP do Canadá, Montreal, TL1:
1 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:24.435 | ||
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:24.763 | ||
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:25.306 | ||
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:25.970 | ||
5 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:26.502 | ||
6 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:26.754 | ||
7 | P GASLY | Alpine | 1:27.584 | ||
8 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:27.670 | ||
9 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:28.058 | ||
10 | G RUSSELL | Mercedes | 1:28.541 | ||
11 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:28.582 | ||
12 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:28.723 | ||
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:29.052 | ||
14 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:32.826 | ||
15 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:33.411 | ||
16 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:36.586 | ||
17 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:40.530 | ||
18 | G ZHOU | Sauber Ferrari | s/tempo | ||
19 | J DOOHAN | Alpine | s/tempo | ||
20 | A ALBON | Williams Mercedes | s/tempo |
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-desktop.png)
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-mobile.png)