Leclerc põe Ferrari no bolo e lidera TL2 do GP da Hungria de F1. Verstappen é 11º
Charles Leclerc terminou o treino de pista seca da Fórmula 1 no Hungaroring na frente da competição. Importante passo para a Ferrari na sexta-feira (21)
O segundo treino livre para o GP da Hungria de Fórmula 1, realizado no começo da tarde desta sexta-feira (21), ofereceu pista seca na maior parte do tempo, diferente do que tinha acontecido pela manhã. E deu a chance de testes mais efetivo e da soma de mais quilometragem por parte de pilotos e equipes. Dentro dessa realidade, quem aproveitou melhor o quesito tempo de volta foi Charles Leclerc, que terminou com a liderança.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
Leclerc anotou 1min17s686, registrado com menos de 20 minutos para o fim da atividade, na primeira volta rápida que deu com os pneus macios — que, nesta semana, são os C5, mais macios de toda a gama da Pirelli para a temporada. O suficiente para lançar a Ferrari como capaz de desafiar ao menos em ritmo de classificação. Tanto Leclerc quanto Carlos Sainz não deram tantas voltas em comparação com outras equipes.
Tentar entender a ordem de forças da F1 na Hungria ainda é viver envolto em certo grau de névoa. Atrás de Leclerc, Lando Norris, numa McLaren que disse para Deus e o mundo que não vai render em Hungaroring. Mas Norris ficou somente 0s015 atrás. Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, com Alpine e AlphaTauri, vieram em seguida.
O top-10 ainda foi concluído com Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Guanyu Zhou e Sainz. Max Verstappen foi somente 11º colocado e fez acender a luz amarela de atenção para o novo sidepod e outras mudanças que os taurinos fizeram para a Hungria. Sergio Pérez foi somente 18º — A Mercedes, aliás, também sequer se aproximou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), seguido pela classificação, marcada para as 11h. A largada fica para as 10h do domingo.
Confira como foi o TL2:
Nada de chuva! Após um primeiro treino livre bastante molhado para a Fórmula 1 abrir os trabalhos em Hungaroring, a segunda sessão vinha sem chuva aparente nos arredores da pista após as definições de grid de F3 e F2 secarem a pista no intervalo. A temperatura ambiente era de 23°C, com o asfalto batendo 33°C.
E dava para esperar um treino com bastante movimentos na pista, uma vez que as condições acabaram tirando quilometragem de todos os pilotos. Especialmente para Sergio Pérez e Carlos Sainz, que bateram e causaram bandeira vermelha. O acidente sobretudo de Pérez foi forte, mas estava tudo pronto na Red Bull para colocar o carro #11 na pista.
Com bandeira verde, uma fila de carros já abria os trabalhos e não apenas para voltas de instalação: os dois pilotos da Williams, já de pneus macios, cravaram volta rápida. Como no TL1, Logan Sargeant na frente de Alexander Albon. A gama de pilotos oferecida pela Pirelli para o fim de semana, é bom lembrar, é a mais macia possível: C3, C4 e C5.
Dentre os vários carros que logo foram ao traçado, não estavam Max Verstappen, Lewis Hamilton ou ambas as Ferrari, nos primeiros dez minutos.
Mais gente dava voltas velozes, entretanto, como Lando Norris. O inglês, porém, tinha outras preocupações e avisou que o carro pulava muito nas ondulações da pista húngara. De qualquer forma, somente a Williams andava de pneus macios e, assim, Albon e Sargeant trocavam voltas mais rápidas.
Era Sargeant, com 1min18s836, na frente quando Verstappen e Pérez apareceram de pneus macios para a Red Bull. Inicialmente, Max fez o segundo tempo, mas quem passou mesmo, novamente, foi Albon. Isso até que mais gente, com cerca de 30 minutos pela frente, começou a colocar mais pneus macios.
A partir desse ponto, as melhoras nos tempos de volta se multiplicaram. Nico Hülkenberg assumiu a dianteira por um instante, até que Yuki Tsunoda foi mais veloz. Em seguida, Pierre Gasly passou o ex-companheiro. Aí, Norris, com 1min17s701.
Com 25 minutos pela frente, após a chuva de voltas velozes, Norris liderava com Gasly logo atrás. Tsunoda, Esteban Ocon, Hülkenberg, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Guanyu Zhou, Verstappen e Lance Stroll fechavam o top-10.
Pérez surgia somente na 16ª posição, o mais lento entre os que haviam registrado tempo com pneus macios. E ainda travava os pneus para provavelmente estragar um jogo. As Ferrari só então partiam para os testes com pneus de faixa vermelha. Na primeira oportunidade, Charles Leclerc foi para 1min17s686 e tomou a ponteira.
A disparada por voltas velozes diminuiu bastante nos minutos seguintes. A informação vinda da McLaren era que Oscar Piastri, segundo colocado no treino da manhã, tinha um dano no assoalho e estava parado nos boxes.
Líder do treino, Leclerc passou por um susto enquanto saía da garagem. Foi liberado pela Ferrari e precisou catar no freio metros depois, quando se deparou com Ocon saindo da garagem da Alpine. Do tipo de incidente que rende multa.
Sem muita novidade do ponto de vista de informações visíveis a olho nu, o que era possível tirar da bastante quilometragem acumulada no fim do TL2? Por exemplo, que a Mercedes, conforme avisou, trabalhou somente em simulações de corrida. Mesmo assim, é para olhar com cautela o fato de Hamilton ficar com a 16º colocação, enquanto George Russell foi o último.
E Daniel Ricciardo? Reestreando no grid da F1 e finalmente tocando o carro da AlphaTauri, conseguiu emplacar um 14º lugar: 0s699 atrás de Leclerc e cerca de 0s450 mais lento que o companheiro de equipe Tsunoda. Mas competitivo. Era apenas isso, porém. Charles liderou realmente para a Ferrari, com Verstappen na 11º posição.
F1 2023, GP da Hungria, Hungaroring, TL2:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:17.686 | 20 | |
2 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:17.701 | +0.015 | 30 |
3 | P GASLY | Alpine | 1:17.918 | +0.232 | 26 |
4 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:17.934 | +0.248 | 31 |
5 | E OCON | Alpine | 1:18.045 | +0.359 | 30 |
6 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:18.058 | +0.372 | 29 |
7 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.085 | +0.399 | 29 |
8 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:18.105 | +0.419 | 32 |
9 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.108 | +0.422 | 31 |
10 | C SAINZ | Ferrari | 1:18.182 | +0.496 | 20 |
11 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:18.279 | +0.593 | 18 |
12 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:18.319 | +0.633 | 33 |
13 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:18.377 | +0.691 | 32 |
14 | D RICCIARDO | AlphaTauri Honda | 1:18.385 | +0.699 | 30 |
15 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:18.504 | +0.818 | 27 |
16 | L HAMILTON | Mercedes | 1:18.746 | +1.060 | 28 |
17 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:18.836 | +1.150 | 30 |
18 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:18.978 | +1.292 | 14 |
19 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:19.117 | +1.431 | 18 |
20 | G RUSSELL | Mercedes | 1:19.175 | +1.489 | 23 |