McLaren apresenta MCL60 para F1 2023 e mantém esquema de cores com menos laranja
A McLaren apresentou ao mundo o novo MCL60, carro com o qual vai tentar retomar, ao menos, o controle do pelotão intermediário da F1 2023
Quinta colocada na temporada 2022 da Fórmula 1, a McLaren foi a sexta equipe a mostrar seu carro para 2023. O MCL60 foi apresentado nesta segunda-feira (13) em um evento na Inglaterra.
O carro foi batizado pelo aniversário de 60 anos da equipe. Além dos pilotos Lando Norris e Oscar Piastri, também estiveram presentes o CEO Zak Brown e o novo chefe de equipe Andrea Stella. O carro manteve o esquema de cores do ano passado, agora com preto mais dominante, mas ainda com laranja e azul claro se destacando.
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Para 2023, a McLaren passa por uma mudança importante em sua escalação. Enquanto Lando Norris, grande joia do time, foi mantido e teve o vínculo aumentado, Daniel Ricciardo foi descartado: um ano antes do fim do contrato com a equipe de Woking, o veterano australiano foi trocado por uma promessa de seu país.
“A preparação foi boa, mas não vejo a hora de voltar para a pista, de guiar o MCL60 pela primeira vez. O carro parece ótimo, todos os envolvidos no projeto participaram ativamente. É meu quinto ano de F1 e espero manter a boa forma depois do primeiro ano do regulamento novo. Foi desafiador me adaptar a ele, mas agora acho que estou em boa posição para evoluir como piloto. É um privilégio fazer parte do aniversário de 60 anos desta equipe, seguirei trabalhando duro com Oscar para pontuarmos bastante”, disse Lando.
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Oscar Piastri, aos 21 anos, finalmente chegou lá. Depois de três anos consecutivos incríveis vencendo F-Renault, F3 e F2, o garoto ficou de fora do grid da F1 em 2022, mas agora recebe a chance em uma equipe que tende a brigar forte na ‘F1 B’.
“Estou animado para começar a trabalhar com a McLaren e fazer minha estreia na F1. Trabalhei duro, estou preparado para a temporada que já vai começar. Passei muito tempo produtivo no simulador e na fábrica, todos me receberam muito bem, estou focado já no Bahrein. O MCL60 é bem impressionante, vai ser um ano memorável, principalmente pelos 60 anos do time. Ansioso para trabalhar bem com Lando para pontuarmos muito”, comentou Piastri.
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A McLaren vinha em ótima fase de recuperação na categoria, mas teve a evolução sensivelmente brecada em 2022. Por mais que tenha sido a única fora das três grandes equipes a ir ao pódio, perdeu a disputa pelo G4 com a Alpine, deixando o grupo pela primeira vez desde 2018, quando ainda estava no primeiro ano com os motores Renault.
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Em 2019 e 2021, a quarta colocação foi o possível, enquanto que, em 2020, em ano de baixa total da Ferrari, o time de Woking beliscou a terceira posição final, com Norris e Carlos Sainz vivendo grande fase juntos.
A quinta colocação em 2022 deixou um gosto amargo na boca do time do CEO Zak Brown. Aliás, Andreas Seidl, então chefe da equipe e de papel tão central na recuperação da McLaren nos últimos anos, trocou Woking pela transição Alfa-Romeo-Audi, assumindo a liderança por lá. Andrea Stella, famoso engenheiro, assume o cargo do alemão para 2023.
“É uma honra liderar a McLaren no aniversário de 60 anos dela. Temos um grupo comprometido e talentoso, estou ansioso para ver o MCL60 na pista depois de tanto esforço do time todo. Trabalhamos duro com Oscar para ele começar bem a carreira na F1, já ganhou nosso respeito pelas atitudes dele. O Lando também está mostrando como é um bom líder. Temos uma dupla forte e talentosa para 2023. Também temos orgulho do trabalho que fizemos com a Mercedes, nossa fornecedora de motor. Sabemos que temos trabalho pela frente, mas faremos deste um ano especial”, explicou Stella.
A McLaren é sinônimo de história e glórias na F1, na segunda colocação no ranking histórico de títulos do Mundial de Pilotos e em terceiro no de Construtores. O time ainda tem 183 vitórias, disparado em segundo, mesma posição que ocupa com folga na lista de poles, com 156.
Empurrada pelos motores Mercedes, a McLaren sabe que, hoje, não tem como ser prioridade de sua fornecedora, afinal, os alemães têm time próprio. Assim, e observando a movimentação recente do mercado, a gigante já retomou conversas com a Honda para 2026, no que poderia ser a retomada mais improvável de parceria na F1 atual, depois de um divórcio tão traumático.
A sétima apresentação prevista para a Fórmula 1 2023 é a da Aston Martin, também marcada para esta segunda-feira (13), às 16h (em Brasília).
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