Zanardi volta ao automobilismo e firma acordo com BMW para disputar Blancpain Series em 2014

Alex Zanardi vai retornar ao automobilismo em 2014 depois de uma ausência de quatro anos. O italiano será piloto de fábrica da BMW na Blancpain Series

Alex Zanardi não para. O bravo italiano vai retornar ao automobilismo em 2014 como piloto de fábrica da BMW na Blancpain Series, mesma categoria em corre o brasileiro Cesar Ramos. O italiano, que disputou a F1, foi bicampeão na Indy e que perdeu as pernas em grave acidente em 2001 na Alemanha correndo pela categoria norte-americana, estava afastado das pistas há quatro anos. Neste meio tempo, Zanardi se tornou um ícone de superação ao conquistar três medalhas nas Paralimpíadas de Londres em 2012, sendo duas de ouro e uma de prata no paraciclismo.

Alex agora vai correr em uma BMW Z4 GT3 pela Roal, equipe que defendeu também no WTCC, Mundial de Carros de Turismo, entre 2005 e 2009. O competidor de 47 anos afirmou que a motivação para retornar ao esporte a motor se deu depois de testar com a marca alemã em Nürburgring, em novembro de 2012, como prêmio pelo grande sucesso em Londres.

Zanardi vai correr pela BMW em 2014 (Foto: BMW)

"Quando eu pilotei o carro do DTM da BMW, eu senti os dedos coçarem novamente", revelou o piloto. "Desde aquele momento, eu comecei a brincar com a ideia de voltar ao automobilismo. Juntamente com a BMW, vimos várias opções e estou satisfeito de trabalhar de novo com os meus velhos amigos da Roal", completou.

Jens Marquardt, diretor de competições da BMW, não escondeu a alegria pela volta do italiano. "Não posso expressar o quanto estou feliz em saber que um dos maiores heróis da história da BMW esteja retornando em um dos nossos carros de corrida", disse. "Tanto do aspecto humano quanto esportivo, Alex é um modelo para todos nós", acrescentou.

O programa de Zanardi vai abranger seis dos setes finais de semana que compõem a temporada da Blancpain Series. Isso foi decidido para não prejudicar os preparativos do italiano para os Jogos Paraolímpicos no Rio de Janeiro. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.