Por “mudanças estratégicas no marketing”, Fiat retira patrocínio ao Racing Festival

GRANDE PRÊMIO teve acesso ao comunicado enviado pela montadora aos pilotos e equipes do certame. Fiat negou que este seja um afastamento definitivo do automobilismo

O Racing Festival não contará mais com o apoio da Fiat na temporada de 2013. A montadora, envolvida com o certame desde sua criação, em 2010, já informou pilotos e equipes que não seguirá trabalhando com a organização do torneio na Copa Fiat (antigo Trofeo Linea), obedecendo a uma determinação do Board Internacional da empresa. A informação, publicada pelo jornalista Nei Tessari em seu blog, pode ser confirmada pelo Grande Prêmio.

A reportagem do GP teve acesso ao comunicado enviado pela montadora às equipes e pilotos da categoria, organizada pela família Massa. A alegação da Fiat é que “mudanças estratégicas no marketing da companhia, levando em consideração a crise econômica na Europa, obrigaram a Fiat Auto a suspender temporariamente o investimento em todo o mundo, assim como no futebol e em outros esportes”.

O Linea foi o modelo escolhido pela Fiat para o Racing Festival (Foto: Racing Festival/Divulgação)

O texto ressalta o resultado positivo dos três anos de parceria com o Racing Festival, bem como o retorno técnico, que levou ao desenvolvimento de um motor 1.4 16V T-Jet, movido a etanol. “Revelamos novos talentos no automobilismo, um sonho concretizado de nosso parceiro e colega da Ferrari, Felipe Massa, consagramos conhecidos nomes das pistas e levamos esporte, tecnologia e inovação a milhares de espectadores”.

A Fiat, no entanto, deixou clara a intenção de retornar ao automobilismo brasileiro no futuro: “Voltaremos a nos encontrar nas pistas de corrida em um momento mais adequado e oportuno”.

O GP procurou a organização do Racing Festival para questionar a respeito do futuro do certame e recebeu, no fim da tarde desta sexta-feira (28), a confirmação de que o certame deixará de existir.

Em três anos de existência, a Copa Fiat conheceu somente um campeão: Cacá Bueno. Esta foi a principal categoria do Racing Festival em 2012, já que, no começo deste ano, a F-Futuro foi extinta por falta de pilotos. A outra classe que integrou a programação na última temporada foi a GP 1000, de motovelocidade, apoiada pela Yamaha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.