Homenageando pai ‘Piket’, Nelsinho vence primeira em circuito oval na Truck Series em Michigan

Correndo com réplica de capacete utilizado por seu pai, Nelson Piquet, no início da carreira, Nelsinho Piquet fez bonito em Michigan: venceu pela primeira vez em um circuito oval em uma das divisões nacionais da Nascar

A lista de sucessos de Nelsinho Piquet na Nascar segue crescendo. Neste sábado (18), o piloto encontrou uma belíssima forma de homenagear seu pai, Nelson, que completou 60 anos de vida nesta sexta-feira: com uma vitória. Depois de largar na segunda posição, o piloto da Turner faturou a etapa de Michigan da Truck Series, sua primeira em um circuito oval nas divisões nacionais da Nascar.

Com uma estratégia de economizar combustível, o brasileiro entrou nos boxes pela última vez a 43 voltas do fim. A partir daí, foi administrar o equipamento para tentar dar o pulo do gato. O plano se mostrou ótimo. Nas últimas passagens, a tensão ainda cresceu, visto que a diferença para o segundo colocado, Jason White, que era de 15s a cinco giros do fim, caiu pela metade. Mas parou por aí. Dakota Armstrong terminou em terceiro. Outro brasileiro a disputar a prova, Miguel Paludo largou em terceiro e terminou na 10ª posição.

Antes da mudança na estratégia, Piquet se envolvera em um toque com Kurt Busch, enquanto os dois disputavam a liderança nos estágios iniciais da corrida em Michigan. Depois de cair para a 15ª posição, ele rapidamente escalou o pelotão e retornou ao top-5.

Nelsinho Piquet venceu pela primeira vez na Truck Series (Foto: Nascar Media)

Esta foi a segunda vitória de Piquet nas divisões nacionais da Nascar. A primeira veio em junho, em prova da Nationwide no circuito misto de Road America. Em ovais, o ex-piloto de F1 havia vencido em Bristol, mas pela K&N Series, uma divisão regional do certame estadunidense.

A conquista de Nelsinho se torna ainda mais especial pela proximidade com o aniversário de seu pai. Ele era um dos que homenageava Nelsão, no capacete e no carro. O casco usado neste sábado foi uma réplica do modelo que ‘Piket’ utilizava no começo de carreira, nos anos 1970. A grafia diferente no sobrenome foi uma tentativa daquele que viria a se tornar o primeiro brasileiro tricampeão mundial de F1 burlar a resistência imposta por seu pai com relação a sua participação nas competições automotivas. Além disso, na carenagem da camionete pilotada por Nelsinho hoje estava o desenho do bólido dirigido por Nelsão na temporada de 1974 da Super Vê.

Jason White acabou a corrida na segunda colocação, com Dakoda Armstrong, Parker Kligerman e James Buescher completando os cinco melhores da prova deste sábado (18). Ty Dillon, Joey Coulter, Brad Keselowski, Kurt Busch e o brasileiro Miguel Paludo completaram o top-10 da etapa.

A próxima etapa da categoria acontece na quarta-feira (22) no circuito oval de Bristol.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.