GT Series: Loeb e Parente vencem corrida de classificação em Nogaro. Khodair e Cacá terminam em sétimo
Lendário Sébastien Loeb fez a ultrapassagem sobre Niklaus Mayr-Melnhof e conquistou para sua equipe a vitória na corrida de classificação em Nogaro, neste domingo (31). A dupla brasileira melhor posicionada foi Cacá Bueno e Allam Khodair, que fecharam a prova em sétimo
Mito do automobilismo mundial e nove vezes campeão do WRC, Sébastien Loeb começou com sucesso sua jornada no GT. O piloto francês venceu, ao lado do luso Álvaro Parente, a corrida de classificação da etapa de abertura do GT Series em 2013, no circuito de Nogaro, França, neste domingo (31). Depois de Parente entregar a condução do McLaren MP4-12C a Loeb em segundo, o piloto da casa travou um empolgante duelo com Niklaus Mayr-Melnhof, gentleman-driver e companheiro de equipe do pole René Rast, fazendo a ultrapassagem no fim da prova.
Os brasileiros tiveram uma jornada bastante interessante em Nogaro. Depois de largar em quinto e assumir a quarta colocação logo no começo, Allam Khodair fez seu pit-stop e entregou o carro a Cacá Bueno. Entretanto, houve perda de tempo durante a parada, e o carioca voltou à pista em 11º, tendo de fazer uma corrida de recuperação. Ao fim de 39 voltas, o conjunto do BMW Team Brasil levou o Z4 #0 à sétima posição e foi a dupla brasileira melhor colocada, ficando em quinto lugar na Pro Cup, levando dois pontos na categoria.
Sergio Jimenez e Ricardo Zonta também tiveram uma estreia bastante razoável no GT Series. A dupla, que guia o Z4 #21 do BMW Team Brasil, teve uma corrida bastante consistente e fechou em oitavo, sexto na Pro Cup, logo à frente de outro conjunto brasileiro, formado por Claudio Ricci e Matheus Stumpf, que guiaram o Ford GT da equipe lusitana Rodrive. Raijan Mascarello e Felipe Tozzo, que travou duelo bem interessante com Fabien Barthez, terminaram em 17º.
A corrida principal será disputada às 9h15 (hora de Brasília) desta segunda-feira (1º) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.
Saiba como foi a corrida de classificação do GT Series em Nogaro
Antes da largada, a organização do GT Series divulgou punição aos carros dos lusos Carlos Vieira e César Campaniço, que perderam dez posições no grid, e também ao McLaren de Andreas Züber e Mike Parisy, que largaram em oitavo. Assim, o conjunto brasileiro melhor posicionado no grid foi Cacá Bueno e Allam Khodair, que saíram em quinto lugar.
A largada foi relativamente tranquila, pelo menos para o pole René Rast, que manteve a liderança com seu Audi, seguido pela McLaren de Álvaro Parente, companheiro de equipe de Loeb. Khodair, que abriu a corrida com o Z4 #0 da BMW Team Brasil, subiu para a quarta colocação após um toque no Audi R8 de Laurens Vanthoor. O carro dos brasileiros teve a dianteira danificada após o choque.
Outro incidente, entre a Ferrari de Soheil Ayari e a Mercedes de Sergey Afanasiev, levou ambos para a brita e acabou ocasionando o primeiro safety-car da corrida logo na primeira volta. Duas voltas depois, a direção de prova liberou a pista e autorizou a relargada em Nogaro.
Sob o olhar atento de Loeb, que acompanhava a prova do pit-lane antes de voltar à pista, Parente pressionava Rast na empolgante luta pela primeira colocação, com Sändström, com o outro Audi, vindo um pouco mais atrás, em terceiro, seguido por Khodair. Jimenez vinha em 13º. Boa largada fez Claudio Ricci, que estava em 11º com seu Ford GT, enquanto Felipe Tozzo, seu companheiro de equipe na Rodrive, vinha em 18º.
A prova começava a formar seus pelotões. Na frente, Rast e Parente não tinham diferença um em relação ao outro, Sändström vinha mais atrás, em terceiro, e mais atrás aparecia Khodair, em quarto, que não ameaçava, mas também não era ameaçado em sua posição na corrida.
Mais atrás, acontecia um duelo até então inimaginável entre Felipe Tozzo e Fabien Barthez, aquele, pelo 18º na corrida de classificação. Depois de algumas voltas, o goleiro campeão mundial de futebol em 1998 conseguiu ultrapassar o brasileiro.
Com 25 minutos de prova, abriu-se automaticamente a janela para pit-stop e troca de pilotos em Nogaro. A janela estava aberta por dez minutos. Os líderes Rast e Parente estenderam ao máximo suas respectivas permanências na pista e seguiam duelando ferrenhamente pela ponta da corrida de classificação.
Rast parou primeiro, quando faltavam 27 minutos para o fim da prova. Parente ficou mais uma volta na pista e acelerou ao máximo antes de entregar a condução do seu McLaren para Loeb. Quase no limite do tempo, o luso foi aos boxes e finalmente fez seu pit-stop, com o lendário francês assumindo a condução do bólido na parte final da corrida.
Com o fim da janela para pit-stops, Niklaus Mayr-Melnhof manteve a liderança para o Audi R8 LMS #12, com Loeb na segunda colocação. Zonta assumiu o lugar de Jimenez na condução do BMW Z4 e subiu para a nona colocação, logo atrás de outra BMW, mas da equipe indiana e liderado na pista por Armaan Ebrahim. O duo Khodair/Cacá Bueno perdeu muitas posições e despencou de quarto para 11º quando o carioca foi à pista para fechar a corrida com o Z4 #0.
Loeb se aproximava de Mayr-Melnhof a cada volta e estava muito perto de fazer a ultrapassagem. O alemão, apesar de ser um gentleman-driver, defendia bem sua posição e dificultava as coisas para Sébastien. Destaque para o surpreendente Maximilian Buhk, que subiu para terceiro após a janela de pit-stops em Nogaro.
A corrida também via um duelo interno entre brasileiros. Em busca de recuperação, Cacá ganhava terreno e subia na prova. O carioca conseguiu subir para oitavo após superar seu companheiro de equipe, Zonta, e, em seguida, partiu para cima do BMW indiano de Ebrahim, fazendo a ultrapassagem faltando pouco mais de seis minutos para o fim da corrida.
Foi nessa hora que Loeb finalmente assumiu a ponta da corrida de classificação. Aproveitando de toda sua experiência, Sébastien conseguiu a ultrapassagem em Mayr-Melnhof, levando ao delírio os fãs franceses que acompanhavam a prova na arquibancada, partindo para a vitória neste domingo de Páscoa.
GT Series, Nogaro, corrida de classificação, final:
1 |
Sébastien LOEB Alvaro PARENTE |
FRA POR |
Sébastien Loeb Racing McLaren MP4-12C GT3 |
39 voltas | ||
2 |
René RAST Niklaus MAYR-MELNHOF |
ALE AUT |
Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra |
+5.323 | ||
3 |
Maximilian BUHK Alon DAY |
ALE ISR |
HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3 |
+5.511 | ||
4 |
Anthony KUMPEN Enzo IDE |
BEL BEL |
Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra |
+25.257 | ||
5 |
César CAMPANIÇO Carlos VIEIRA |
POR POR |
Team Novadriver Audi R8 LMS Ultra |
+26.928 | ||
6 |
Karun CHANDHOK Jan SEYFFARTH |
IND ALE |
Seyffarth Motorsport Mercedes SLS AMG GT3 |
+41.088 | ||
7 |
Cacá BUENO Allam KHODAIR |
BRA BRA |
BMW Team Brasil BMW Z4 GT3 |
+47.646 | ||
8 |
Sergio JIMENEZ Ricardo ZONTA |
BRA BRA |
BMW Team Brasil BMW Z4 GT3 |
+49.278 | ||
9 |
Matheus STUMPF Claudio RICCI |
BRA BRA |
Rodrive Competições Ford GT |
+58.852 | ||
10 |
Andreas ZÜBER Mike PARISY |
AUT FRA |
Sébastien Loeb Racing McLaren MP4-12C GT3 |
+59.938 | ||
11 |
Armaan EBRAHIM Julien JOUSSE |
IND FRA |
BMW Sports Team India BMW Z4 GT3 |
+1:04.496 | ||
12 |
Hari PROCZYK Dominik BAUMANN |
ALE AUT |
Grässer Racing Lamborghini Gallardo LP600+ |
+1:07.981 | ||
13 |
Sergey AFANASIEV Allan SIMONSEN |
RUS DIN |
HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3 |
+1:09.067 | ||
14 |
Mark SHULZHITSKIY Wolfgang REIP |
RUS BEL |
Nissan GT Academy Team Nissan GT-R GT3 |
+1:19.144 | ||
15 |
Fabién BARTHEZ Gérard TONELLI |
FRA FRA |
Team Sofrev Ferrari F458 Italia GT3 |
+1 volta | ||
16 |
Stéphane ORTELLI Laurens VANTHOOR |
FRA BEL |
Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra |
+1 volta | ||
17 |
Felipe TOZZO Raijan MASCARELLO |
BRA BRA |
Rodrive Competições Ford GT |
+2 voltas | ||
18 |
Jan STOVICEK Petr CHAROUZ |
TCH TCH |
HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3 |
+2 voltas | ||
19 |
Lucas ORDOÑEZ Alex BUNCOMBE |
ESP ING |
Nissan GT Academy Team Nissan GT-R GT3 |
Abandonou | ||
20 |
Niclas KENTENICH Daniel KEILWITZ |
ALE ALE |
Dörr Motorsport McLaren MP4-12C GT3 |
Abandonou | ||
21 |
Frank STIPPLER Edward SANDSTRÖM |
ALE SUE |
Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra |
Abandonou | ||
22 |
Jean-Luc BEAUBÉLIQUE Soheil AYARI |
FRA JAP |
Team Sofrev Ferrari F458 Italia GT3 |
Abandonou | ||