Corrida classificatória celebra domingo de Ramos em fim de semana inaugural da temporada do Mundial de GT

César Ramos assumiu carro #1 após grande desempenho do companheiro Laurens Vanthoor e levou ao final sem maiores percalços. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez foram quarto colocados, mas herdaram o pódio com a desclassificação da dupla que terminou em segundo

Não teve nem chance de que um panorama diferente se desenhasse. Apesar da chuva, que deu as caras pela primeira vez no final de semana, Laurens Vanthoor assumiu a ponta na largada, ao passar Jeroen Bleekemolen, e daquele momento em diante só abriu vantagem. Em determinado momento era por mais de 1s o piloto mais rápido da pista. A vantagem construída foi entregue a César Ramos, que administrou, numa tocada mais suave, e garantiu a vitória na primeira corrida da temporada.

Na segunda colocação, a Audi de René Rast e Enzo Ide duelaram com Bleekemolen e Hari Prockzyk durante quase toda a disputa em Nogaro, até que Ide e Proczyk se chocaram e a Lamborghini levou a pior. O belga Ide seguiu e longe demais para atacar Ramos, aceitou a segunda posição na classificação.

Outra Audi seguiu, a de Markus Winklehock e Nikki Mayr-Melnhof, na terceira colocação. A disputa dos dois com os brasileiros Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, da BMW, durou por toda a corrida, mas o alemão e o austríaco levaram a melhor. Mais uma Audi veio em quinto, com Stéphane Ortelli e Grégory Guilvert.

Com um pneu estourado, Nelsinho Piquet acabou tendo que parar duas vezes, o que comprometeu a corrida da dupla Piquet/Stumpf. Quando Matheus Stumpf assumiu o carro tentou entrar diferente, com pneu seco, mas não deu muito certo e o brasileiro acabou completando em 19º.

Horas depois, os comissários desclassificaram Ide/Rast, o que deu a Cacá/Jimenez o terceiro lugar.

O Audi #1 de Laurens Vanthoor e César Ramos dominou a corrida classificatória em Nogaro (Foto: Brecht Decancq Photography / Brecht Decancq)

Confira como foi a corrida classificatória do Mundial de GT em Nogaro

Depois de um fim de semana de sol, a largada aconteceu numa Nogaro bem molhada. Logo na largada, Bleekemolen não conseguiu segurar o ímpeto das maquinas de quatro argolas. Vanthoor e Rast passaram e assumiram os dois primeiros postos. Na quinta fila, Nelsinho Piquet tentou atacar por dentro e ganhou três posições. Cacá ganhou a mesma quantidade. 

 
A primeira escapada da temporada foi do ídolo-mor do automobilismo mundial, Alessandro Zanardi. Sua BMW escapou e acabou no 
fim da fila. O italiano é o único piloto que pilota durante cada um dos 60 minutos de prova. Já a BMW da Cacá Bueno estava, de fato, rendendo muito bem. Após passar pela Mercedes de Götz, o carro #0 chegou à Audi de Winklehock, levou a melhor, mas logo foi passado de volta. Mas seguiu na cola do alemão.
 
Impressionante, mesmo, era a forma como Laurens Vanthoor colocava seu carro em vantagem. Na altura da sexta volta, o belga rodava pelo menos 1s1 mais rápido que todos os outros na pista; na sétima, cerca de um segundo. Um domínio definido para a corrida.
 
Jeroen Bleekemolen não parecia muito interessado em se render ao domínio dos carros audianos. Com habilidade do excelente piloto que é, colocou sua Lamborghini ao lado do #2 de Enzo Rast até o adversário ceder E assim se manteve até a parada nos boxes.
 
Os brasileiros viviam uma antítese entre si: enquanto Cacá Bueno perseguia os ponteiros, Nelsinho Piquet ia caindo. Em duas voltas, foi ultrapassado por Stéphane Ortelli, Andrea Montermini e Marc Basseng. E aí, um pneu estourado. E o motivo: o piloto vinha poupando o pneus, que se degradava a cada volta. Nelsinho foi o primeiro a entrar nos boxes, ao fim do 12º giro. Nem passar o carro para Stumpf o ex-Nascar pôde, porque a corrida tinha menos que a exigência de 25 minutos. Não esquece a figa na próxima, Piquet…
 
Assim que a janela de troca dos pilotos abriu, Ortelli entrou e entregou a Audi para Grégory Guilvert. BMW trocou Cacá por Sérgio Jimenez numa parada rápida para os brasileiros. Apesar de não ter conseguido ultrapassar Winklehock, Cacá Bueno entregou um carro com ótimo rendimento a Jimenez.
 
Nesse exato momento, o live timing do site oficial da competição caiu, inapelável. Aliás, se na pista a categoria é super divertida, o live timing é o elo mais fraco. Bagunçado, complicado e problemático. Fosse Caetano Veloso fazendo esse relato, mandaria a categoria colocar essa porra para funcionar direito. 

Voltando. Nelsinho e Stumpf trocaram na última volta da janela de dez minutos, com o gaúcho saindo de pneu para pista seca. O único de pneu diferente, diga-se, em clara estratégia de tentar o 'pulo do gato'. Na mesma volta, a Lamborghini efetuou a troca entre Hari Proczyk e Bleekemolen.

 
Janela fechada e com tudo dito e feito, Sérgio Jimenez herdou a quinta colocação do papai pit, de outra Lamborghini, guiada por Marc Hayek e Peter Kox. Cenas lamentáveis em Nogaro. A disputa de Proczyk e Enzo Ide acabou culminando em um toque e uma rodada para o piloto polonês, que foi à brita. 

O piloto trouxe a Lamborghini de volta ao traçado, mas com a corrida comprometida. Ramos não conseguia ser tão mais rápido quanto Vanthoor era na pista francesa, talvez pelos 20s de vantagem, mas fato é que Ide também não era. Stumpf e seus pneus secos funcionaram em partes da pista, suficiente para fazer ultrapassagem, mas num espaço mais molhado o brasileiro não se sustentava na pista.
 
Para tentar quebrar a tríade da Audi, Jimenez encostou em Mayr-Melnhof rodando mais rápido nas últimas voltas da corrida. Não passou, mas garantiu pontos e um quarto lugar para a largada do evento principal, nesta segunda-feira.
 
Ao fim, quadriculada para César Ramos. O gaúcho debutou recepcionado pelo degrau mais alto do pódio em exibição primorosa de seu companheiro, onde ele entendeu que não precisava andar 1s mais rápido, tinha apenas que vencer.
Mundial de GT começou com pódio todo da Audi (Foto: Brecht Decancq Photography / Brecht Decancq)

Horas depois, os comissários desclassificaram a dupla Ide/Rast, promovendo Cacá e Jimenez ao terceiro lugar. Às 9h15 desta segunda (20),  o evento principal dá a partida. O grid é formado exatamente pela ordem em que a corrida do domingo findou. Logo, Vanthoor e Ramos abrem a fila, Cacá e Jimenez saem da segunda fila e Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf partem do 18º posto.

Algumas horas após o fim da corrida, os comissários desclassificaram René Rast e Enzo Ide por irregularidades na asa traseira do carro da dupla. Assim, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez herdaram a terceira colocação da corrida.

Mundial de GT – Sprint, Nogaro, final, corrida classificatória:

1 1 CÉSAR RAMOS
LAURENS VANTHOOR
BRA
BEL
WRT
Audi R8 LMS Ultra
36 voltas  
 
2 6 MARC BASSENG
ALESSANDRO LATIF
ALE
ING
PHOENIX
Audi R8 LMS Ultra
+19.967  
 
3 21 CACÁ BUENO
SÉRGIO JIMENEZ
BRA
BRA
BMW TEAM BRASIL
BMW Z4 GT3
+21.797  
 
4 3 GRÉGORY GUILVERT
STÉPHANE ORTELLI
FRA
MCO
G-DRIVE
Audi R8 LMS Ultra
+25.550  
 
5 84 MAXIMILIAN BUHK
MAXIMILIAN GÖTZ
ALE
ALE
HTP
Mercedes-Benz SLS AMG
+39.984  
 
6 85 SERGEI AFASANIEV
STEF DUSSELDORP
RUS
HOL
HTP
Mercedes-Benz SLS AMG
+50.851  
 
7 4 VINCENT ABRIL
MATEUSZ LISOWSKI
FRA
POL
WRT
Audi R8 LMS Ultra
+59.051  
 
8 90 ANDREA MONTERMINI
FILIP SALAQUARDA
ITA
TCH
VILLORBA CORSE
Ferrari F458 Italia GT3
+1:01.600  
 
9 27 THOMAS ENGE
SASCHA HALEK
TCH
AUT
GRASSER
Lamborghini Gallardo GT3
+1:01:986  
 
10 5 NIKKI MAYR-MELNHOF
MARKUS WINKELHOCK
AUT
ALE
PHOENIX
Audi R8 LMS Ultra
+1:32.250  
 
11 60 DANIEL LLOYD
STEN PENTUS
ING
EST
BHAITECH
McLaren MP4-12C
+1 volta  
 
12 24 MARC HAYEK
PETER KOX
SUI
HOL
BLANCPAIN
Lamborghini Gallardo GT3
+1 volta  
 
13 63 NICO BASTIAN
MIGUEL TORIL
ALE
ESP
FORTEC
Mercedes-Benz SLS AMG
+1 volta  
 
14 33 ALESSANDRO ZANARDI ITA ROAL
BMW Z4 GT3
+1 volta  
 
15 34 STEFANO COLOMBO
DAVID FUMANELLI
ITA
ITA
ROAL
BMW Z4 GT3
+1 volta  
 
16 61 FABIO ONIDI
GIORGIO PANTANO
ITA
ITA
BHAITECH
McLaren MP4-12C
+1 volta  
 
17 28 JEROEN BLEEKEMOLEN
HARI PROCZYK
HOL
AUT
GRASSER
Lamborghini Gallardo GT3
+1 volta  
 
18 0 MATHEUS STUMPF
NELSINHO PIQUET
BRA
BRA
BMW TEAM BRASIL
BMW Z4 GT3
+1 volta  
 
19 62 ARMAAN EBRAHIM
BENJAMIN HETHERINGTON
IND
ING
FORTEC
Mercedes-Benz SLS AMG
+2 voltas  
 
20 2 ENZO IDE
RENÉ RAST
BEL
FRA
WRT
Audi R8 LMS Ultra
DSC  
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.