Baptista e Queirolo triunfam na Porsche Cup em SP. Schneider obtém dupla vitória na Challenge

Em um sábado marcado pela impressionante batida de Marcelo Franco, Ricardo Baptista e Pedro Queirolo venceram na Porsche Cup. Na categoria Challenge, Daniel Schneider comprovou a alcunha de ‘Rei de Interlagos’ e venceu as duas corridas deste fim de semana

Mais tradicional e importante autódromo brasileiro, Interlagos recebeu a Porsche Cup no último sábado (8). A categoria realizou as quinta e sexta etapas tanto na Cup quanto na categoria Challenge e viu uma rodada bastante emocionante no circuito paulistano. No certame principal, Ricardo Baptista, campeão em 2007 e 2012, triunfou, assim como Pedro Queirolo. Na Challenge, Daniel Schneider levou o #77 ao topo nas duas corridas do sábado, sempre com uma performance dominante.

A rodada da Porsche Cup ficou marcada por intensas disputas na pista e pelo impressionante acidente de Marcelo Franco na entrada da Descida do Lago, no começo da segunda etapa do fim de semana. Após um toque no carro de Sergio Ribas, o piloto iniciou uma série de capotagens e bateu forte no muro de proteção, devidamente protegido por uma barreira de pneus. Franco foi levado ao centro médico e foi examinado pela equipe do Dr. Dino Altmann, mas não sofreu qualquer ferimento.

Na pista, Ricardo Baptista iniciou a corrida com uma disputa emocionante envolvendo também outros dois campeões da Porsche Cup: Ricardo Rosset e Constantino Junior. Entretanto, o ex-piloto de F1 e dono do #88 teve de ir para os boxes logo depois de ter assumido a liderança da corrida por conta de um problema de fixação na roda dianteira. Aí, com a entrada de Rosset, Baptista ficou com caminho livre, apertou o ritmo ao longo da prova e abriu vantagem confortável para Constantino no fim, vencendo a prova. Constantino terminou em segundo, enquanto Marcelo Visconde completou o top-3.
Ricardo Baptista venceu uma corrida em Interlagos e assumiu a liderança na Cup (Foto: Luca Bassani)

Por conta da regra do grid invertido, Sergio Ribas largou na pole após ter fechado a prova 1 em oitavo. O piloto foi seguido por Fabio Viscardi, Daniel Paludo, Queirolo, Marcelo Franco, Marcel Visconde, Constantino e Ricardo Baptista. Viscardi assumiu a liderança da prova na terceira volta, seguido por Queirolo, Franco e Ribas, que acabou se envolvendo no acidente com Franco. A direção de prova teve de interromper a corrida com bandeira vermelha para realizar a remoção do bólido de Marcelo.

Na relargada, Queirolo ultrapassou Viscardi e assumiu a liderança, posto que não perderia até o fim das 14 voltas da corrida, mesmo após a pressão final de Rosset, que terminou em segundo. Foi a primeira vitória de Queirolo na Porsche Cup. Ricardo Baptista fechou em terceiro e assumiu a liderança do campeonato com 90 pontos, dez a mais em relação a Rosset. Fabio Viscardi agora soma 76.
Marcelo Franco sofreu forte acidente em Interlagos, mas passa bem (Foto: Luca Bassani)

Porsche Challenge: a rodada dupla do Porsche Challenge também ficou marcada por um acidente. Logo na largada da corrida 5, uma colisão na reta dos boxes envolveu vários carros: Eduardo Azevedo, Fábio Alves, Johnny Freire, Marcello Sant’Anna, Marcelo Stallone, Zé Ricardo Viana, Caê Coelho, Sergio Laganá e Mayara Bianchi, a primeira mulher a correr na categoria e que fazia sua estreia justamente em Interlagos. A prova ficou um bom tempo interrompida com bandeira vermelha e, no retorno, apenas 14 dos 22 carros que estavam no grid voltaram à peleja no circuito paulistano.

A corrida começou do zero e teve como característica principal o domínio de Schneider, líder do princípio ao fim numa disputa marcada por outros dois acidentes: um deles envolveu Carlos Silveira; o outro foi protagonizado por Luís Carvalho, Caê Coelho e Joca Silveira. Ninguém sofreu ferimentos. Schneider venceu fácil em Interlagos. O top-3 foi completado por Rodolfo Ometto e Otávio Mesquita. A segunda etapa foi bem mais tranquila e teve novamente como vencedor Schneider. Marcelo Stallone e Gilberto Farah fecharam o rol dos dez primeiros.
Só deu ele: Daniel Schneider venceu as duas etapas em Interlagos na Challenge (Foto: Luca Bassani)

Agora a classificação tem Ometto na ponta, com 76 pontos, apenas três a mais que Schneider. Carlos Ambrósio tem 56. Gilberto Farah soma 48, contra 44 de Ipe Ferraiolo.

A próxima rodada da Porsche Cup e também da categoria Challenge será disputada em 10 de agosto, no autódromo Velo Città, de propriedade da Mitsubishi e localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.
Acidente múltiplo marcou etapa do Porsche Challenge (Foto: Luca Bassani)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.