Melandri vence batalha eletrizante contra Guintoli e Sykes e fatura primeira corrida no Algarve
Marco Melandri venceu uma batalha final eletrizante contra Sylvain Guintoli e Tom Sykes na parte final da primeira corrida do Mundial de Superbike em Portugal. Foi a segunda vitória do italiano em 2013
A primeira corrida do Mundial de Superbike na veloz pista do Algarve, em Portugal, viu uma grande batalha entre Marco Melandri, Sylvain Guintoli e Tom Sykes na parte final da prova, com vitória do italiano da BMW por uma diferença de apenas 0s007 na linha de chegada – quarta menor margem da história da categoria. Foi o segundo triunfo de Melandri na temporada 2013. O pódio neste domingo (9) foi completado por Sykes, da Kawasaki.
Confira como foi a primeira corrida do Mundial de Superbike no Algarve
Relacionadas
A largada da primeira bateria da rodada portuguesa da Superbike, a sexta do Mundial, começou com a liderança do pole Tom Sykes, que foi seguido imediatamente por pelotão único de cinco pilotos: Marco Melandri, Eugene Laverty, Jonathan Rea, Sylvain Guintoli e Carlos Checa.
A partir da segunda volta, o piloto da Kawasaki passou a imprimir um ritmo muito forte, mas sempre seguido por Melandri, Laverty, Rea e Guintoli. Checa, mais atrás, já era atacado por Loris Baz e Davide Giugliano. E não demorou para o espanhol da Ducati ser superado pelos dois rivais.
E lá na frente, a briga entre Sykes e Laverty era grande. Na sétima passagem, o irlandês da Aprilia conseguiu a ultrapassagem em cima do britânico e tratou de tentar abrir distância para os adversários. Mas a tarefa não foi fácil. Eugene, a partir do 12° giro, passou a perder rendimento e posições até abandonar com problemas mecânicos. Melandri, então, assumiu a ponta, trazendo junto Sykes e Guintoli.
Na fase final da corrida lusitana, o desgaste dos pneus ficou maior, e isso se refletiu nos tempos de voltas dos ponteiros. Assim, a batalha era grande pela vitória. A cinco voltas do fim, Tom superou o italiano no fim da reta principal. Mas o representante da BMW não desistiu e foi atrás do rival. E a ultrapassagem aconteceu na penúltima passagem da corrida. Sykes ainda perderia o segundo lugar em seguida para o francês da Aprilia.
Mas o inglês se mostrou um duro adversário e conseguiu superar os dois ponteiros no início da volta final. Porém, a batalha não estava finita. E Melandri reagiu rápido, voltou à ponta. O mesmo fez Guintoli para cima do piloto da Kawasaki.
No fim, Marco ainda se defendeu na entrada da grande reta para garantir o segundo triunfo do ano. O gaulês passou colado no italiano. Os dois também foram seguidos de perto por Sykes. Leon Camier e Loris Baz completaram o top-5.
Mundial de Superbike, Rodada de Portugal, corrida 1, final:
1 | Marco MELANDRI | ITA |
BMW Motorrad BMW S1000 RR HP4 |
38:12.447 | 22 voltas | ||
2 | Sylvain GUINTOLI | FRA |
Aprilia Racing Aprilia RSV4 1000 |
+0.007 | |||
3 | Tom SYKES | ING |
Kawasaki Racing Kawasaki ZX-10R |
+4.224 | |||
4 | Leon CAMIER | ING |
Fixi Crescent Suzuki Suzuki GSX-R1000 |
+9.479 | |||
5 | Loris BAZ | FRA |
Kawasaki Racing Kawasaki ZX-10R |
+12.057 | |||
6 | Chaz DAVIES | ING |
BMW Motorrad BMW S1000 RR HP4 |
+16.610 | |||
7 | Michel FABRIZIO | ITA |
Red Devils Roma Aprilia RSV4 1000 |
+21.350 | |||
8 | Jules CLUZEL | FRA |
Fixi Crescent Suzuki Suzuki GSX-R1000 |
+22.337 | |||
9 | Carlos CHECA | ESP |
Ducati Alstare Ducati Panigale 1199R |
+23.662 | |||
10 | Federico SANDI | ITA |
Pedercini Kawasaki ZX-10R |
+1:26.995 | |||
11 | Vittorio IANNUZZO | ITA |
Grillini BMW S1000RR |
+1:27.119 | |||
12 | Ivan CLEMENTI | ITA |
HTM BMW S1000RR |
+1:29.096 | |||
13 | Max NEUKIRCHNER | ING |
MR Ducati Panigale 1199R |
+3 voltas | |||
14 | Ayrton BADOVINI | ITA |
Ducati Alstare Ducati Panigale 1199R |
NC | |||
15 | Eugene LAVERTY | IRN |
Aprilia Racing Aprilia RSV4 1000 |
NC | |||
16 | Leon HASLAM | ING |
Pata Honda Honda CBR1000RR |
NC | |||
17 | Jonathan REA | ING |
Pata Honda Honda CBR1000RR |
NC | |||
18 | Alexander LUNDH | SUE |
Pedercini Kawasaki ZX-10R |
NC | |||
19 | Davide GIUGLIANO | ITA |
Althea Aprilia RSV4 1000 |
NC |