Dificuldade com importação de equipamentos pode cancelar etapa da Índia do Mundial de Superbike

De acordo com o site italiano ‘GPOne’, as dificuldades para a importação de motos, ferramentas e equipamentos pode cancelar a etapa da Índia do Mundial de Superbike

 

Presente no calendário provisório do Mundial de Superbike, a etapa da Índia pode ser cancelada por conta de dificuldades com a importação dos equipamentos necessários para a corrida. De acordo com o site italiano ‘GPOne’, burocracia, formalidades alfandegárias e taxas de importação ameaçam a realização da prova agendada para o dia 10 de março no circuito de Buddh, que pode ser adiada ou cancelada.
 
Segundo a publicação italiana, as dificuldades giram em torno de dois problemas relacionados à importação temporária de uma grande quantidade de equipamentos para a Índia. 
Reunião na Espanha pode definir futuro da etapa da Índia do Mundial (Foto: Superbike)
O primeiro problema é relativo ao tempo: as regulamentações alfandegárias da Índia exigem que equipamentos técnicos, como as motos, peças e ferramentas, estejam em um entreposto aduaneiro 15 dias antes da corrida, para que possam ser inspecionados. Com a etapa marcada para apenas duas semanas após a prova da Austrália, as equipes não teriam como cumprir esse prazo, uma vez que as motos precisariam estar com a alfândega indiana no mesmo momento em que brigariam pela pole em Phillip Island.
 
A segunda dificuldade diz respeito às taxas de importação. Normalmente, os países cobram impostos sobre os produtos importados, mas, no caso de mercadorias que ficarão apenas temporariamente no país, como é o caso dos equipamentos da Superbike, essas taxas são dispensadas por completo ou são devolvidas – exceto taxas de manuseio – quando os equipamentos deixam o país. 
 
A dificuldade é que esta taxa temporária é bastante alta. O imposto de importação de uma Superbike é 105% do valor da moto, e um valor semelhante é cobrado para peças, equipamentos e ferramentas, o que dificultaria, principalmente, para as categorias menores, como a Supersport. 
 
Ciente das dificuldades, a Dorna, nova promotora do Mundial de Superbike, agendou uma reunião na Espanha na semana que vem que vai contar com representantes das equipes e da empresa contratada para cuidar do transporte dos equipamentos. A definição sobre o calendário definitivo deve sair em breve.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.