Zonta elogia “decisão acertada para a segurança e o espetáculo” em Santa Cruz. E Átila espera “domingo de loteria”

O sábado caótico da Stock Car por conta da chuva persistente em Santa Cruz do Sul deixou o asfalto sem as mínimas condições seguras para fazer a classificação. Assim, a direção de prova tomou a decisão de adiar a definição do grid de largada para a manhã de domingo, quando a meteorologia aponta frio, mas com sol. Átila Abreu e Ricardo Zonta elogiaram a decisão de adiar as atividades e apostam em um domingo muito movimentado e de loteria

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A chuva insistente e as parcas condições climáticas impediram a Stock Car de realizar o treino classificatório para a etapa de Santa Cruz do Sul. Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (19), a pista sempre esteve molhada, às vezes com maior ou menor intensidade, tornando o cenário bastante crítico e inseguro aos pilotos. Tanto que o treino classificatório, que estava marcado para 13h (horário de Brasília), foi adiado até que a direção de prova determinou seu adiamento para a manhã de domingo, a partir de 9h40, horas antes da corrida. A expectativa ainda é de rio, mas de pista seca durante todo o dia.

 
A direção de prova, liderada por Mirnei Antônio, realizou uma série de inspeções para checar as condições do asfalto, mas a chuva persistente não trouxe perspectivas de realizar a classificação em segurança. Assim, a decisão de postergar o treino classificatório para a manhã de domingo foi considerada acertada pela Shell V-Power. 
 
Thiago Meneghel, Ricardo Zonta e Átila Abreu ficaram satisfeitos, porém entendem que o dia que está por vir vai ser bastante movimentado com shakedown, classificação e as duas corridas no mesmo dia, algo inédito nos últimos anos na Stock Car.
Ricardo Zonta acredita que o domingo vai ser tumultuado com classificação e as duas corridas (Foto: José Mário Dias)
Zonta avalia que a mudança no cronograma “é boa para todos. Como a chuva estava constante o dia todo, sempre que os carros da outra categoria [Brasileiro de Marcas] ou da Stock Car entravam na pista, alguém batia, rodava ou ficava no barranco, e isso é muito ruim. Essa decisão foi a mais acertada tanto para a segurança como para o espetáculo”, disse.
 
“As condições amanhã serão no seco, e isso faz com que o espetáculo fique melhor ainda. O dia será tumultuado, com muitas coisas, mas será melhor para todo mundo”, comentou o paranaense.
 
Átila endossou a opinião de Zonta e considerou um acerto a decisão da direção de prova sobre o cancelamento dos trabalhos neste sábado. “Choveu muito durante os dias de ontem e de hoje. Mesmo com a chuva menos forte, a pista estava encharcada, e os rios continuavam na pista. Andei com o diretor de prova um pouco antes de cancelarem. Realmente, para a segurança não teria como porque já começaria a ficar sem luz, seria muito risco”, declarou.
Átila Abreu considerou acertada a decisão em passar a classificação para domingo (Foto: José Mário Dias)
O sorocabano acredita que todos vão para o domingo um pouco ‘no escuro’, sem ninguém ter guiado com o acerto ideal para a pista seca, de modo que o dia de classificação e corrida vai ser um pouco baseado na sorte.
 
“Vai ser um pouco mais de loteria, mas a situação de hoje, de muito risco de os pilotos baterem, era desnecessária. A corrida já seria às 14h, só, vai ter tempo de sobra, vai ser legal para o público, que vai poder ver treino e corrida no mesmo dia. Desde que corro na Stock Car, é a primeira vez que isso acontece, então vamos ver como será”, complementou o #51.
 
O tempo só melhorou mesmo no fim do dia, quando até o sol deu as caras em Santa Cruz do Sul. Mas Thiago Meneghel entende que não haveria tempo hábil para que a pista ficasse boa o bastante para ter a classificação em condições seguras.
Átila Abreu espera um domingo lotérico com os pilotos sem ter andado com acerto para pista seca (Foto: José Mário Dias)
“Foi a melhor decisão. O céu ficou mais aberto, mas a chuva segue. Não daria tempo de saírem as poças, nos principais pontos de alagamento, e começar e terminar a classificação hoje. Precisaríamos de uma hora para fazer tudo. Não havia alternativa, e precisamos sempre prensar na segurança. Temos um treininho de 15 minutos e depois a classificação, mas será igual para todo mundo. Já vimos a F1 fazer isso, e agora é a nossa vez, faz parte”, pontuou o engenheiro.
 
O horário das duas corridas em Santa Cruz do Sul está mantido, com a primeira prova do fim de semana marcada para 14h e a prova derradeira às 15h05, sempre com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car com os repórteres Fernando Silva e Vitor Fazio. Acompanhe tudo aqui.
A NOVA ESTRELA DA FÓRMULA E

DECISÃO DE MASSA PELA FE É OUSADA, CORAJOSA E MUITO SEGURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.