Stock Car fala em cinco novas corridas para 2016, já inclui Curvelo e espera só decidir praça para Corrida do Milhão

Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, o diretor-geral da Vicar, Maurício Slaviero, falou sobre o calendário 2016 da Stock Car e revelou que a categoria deve contar com cinco novas corridas na temporada, incluindo o novo autódromo de Curvelo, em Minas Gerais

Ainda restam cinco corridas para o encerramento da temporada 2015, mas a Stock Car já está de olho no calendário do próximo ano. E a expectativa é que o campeonato volte a praças tradicionais do automobilismo brasileiro e visite pela primeira vez o estado de Minas Gerais. Ao todo, a direção da Vicar, a empresa que promove e organiza a categoria nacional, fala em pelo menos cinco novas corridas para 2016.
 
Neste ano, a Stock Car precisou mexer em seu calendário devido especialmente ao cancelamento das duas provas em Brasília – o autódromo do Distrito Federal iniciou uma grande reforma, inicialmente para receber a Indy, em março, mas as obras ficaram sem conclusão, e a série norte-americana acabou desistindo da etapa brasileira. O fracasso na tentativa de reparar o circuito brasiliense prejudicou também os eventos nacionais. 
 
As etapas na capital federal estavam marcadas para o fim de abril e o início de setembro, mas foram substituídas pelo Velopark e por Campo Grande. Além disso, Salvador também deixou o campeonato, enquanto uma etapa em Santa Cruz do Sul precisou ser antecipada, para evitar uma pausa grande no meio da temporada.
 
Agora, Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, mostrou confiança em não ter de precisar alterar tanto o calendário de 2016 e já adianta que Ribeirão Preto e a capital baiana dificilmente voltam ao campeonato. Em contrapartida, a ideia é recolocar a etapa de Londrina, retornar a Campo Grande e Brasília, além de estrear o autódromo de Curvelo. As demais provas do calendário devem permanecer inalteradas. 
Maurício Slaviero é o diretor-geral da Vicar (Foto: Duda Bairros/Vicar)
“O maior problema que nós tivemos neste ano foi o cancelamento das duas provas de Brasília”, afirmou o dirigente ao GRANDE PRÊMIO. “E era algo que nem imaginávamos que pudesse acontecer porque, sei lá, cancelar uma corrida da Indy um mês antes… Era uma coisa que ninguém, nem no pior pesadelo, poderia imaginar. Então, isso aí nos atrapalhou bastante”, reconheceu. 
 
“E nós tivemos de mudar um monte de coisa no ano por conta desse problema com Brasília. Salvador não estava confirmada desde o início, nós até divulgamos que estávamos em negociação. Então, eu acho muito difícil ter Salvador e Ribeirão Preto no ano que vem. Hoje é mais provável que a gente não tenha essas provas, o que é uma pena, porque são corridas de rua e muito legais. E em regiões que a gente não tem corrida, então isso é uma perda para nós. Mas acho muito difícil chegar a um acordo bom aí com essas prefeituras, com Salvador e com o governo da Bahia, e mesmo com Ribeirão Preto”, acrescentou.
 
Por outro lado, Slaviero se disse contente com as possíveis novas praças, incluindo o autódromo Nelson Piquet. “Acho que teremos coisas muito boas acontecendo para o ano que vem. O autódromo de Brasília deve mesmo ser terminado, ao menos é o que nós ouvimos do governador [Rodrigo Rollemberg, do PSB]. O governador confirmou à CBA e à federação local lá que vai fazer as obras”, revelou.
Autódromo de Curvelo, o Circuito dos Cristais, já está asfaltado (Foto: Facebook/Maurício Slaviero)
“O prefeito de Londrina [Alexandre Lopes Kireeff, do PSD] também me prometeu que vai concluir algumas obras na pista, especialmente no que diz respeito ao asfalto, porque estava realmente muito ruim. Então, aí já seriam duas provas. Tem ainda a inauguração do autódromo de Curvelo, que está ficando maravilhoso e que deve ficar pronto ainda neste ano. E vamos para lá também. Se o autódromo ficar pronto, está 100% confirmada a nossa etapa lá. Estamos realmente ansiosos por finalmente correr em Minas Gerais”, explicou o diretor. 
 
“A tendência também é voltar a Campo Grande no ano que vem. Então, quer dizer, para o próximo ano, nós vamos ter quatro autódromos e, se tudo estiver pronto, vamos correr duas vezes lá em Brasília. Na verdade, estamos contando com cinco etapas novas, se levarmos em consideração as duas etapas no Distrito Federal. Dito isso, acho que será um ano muito bom e espero que não precisemos mudar nada por questões de autódromo e situações que fogem ao nosso controle”, completou.
Thiago Camilo ganhou pela terceira vez a Corrida do Milhão da Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)
A Corrida do Milhão ainda sem data e lugar
 
Slaviero também falou sobre o crescimento e a consolidação da Corrida do Milhão. A mais importante prova da Stock Car foi disputada uma vez mais em Goiânia neste ano e viu a vitória de Thiago Camilo, que venceu pela terceira vez a etapa especial. O público também foi o maior no autódromo goiano desde que a categoria voltou a Goiás. 
 
Apesar do sucesso, o dirigente revelou que a data para a realização da prova em 2016 ainda está em aberto, assim como o local. As negociações seguem com a TV Globo, responsável pela exibição da corrida. O autódromo de Interlagos, o mais importante do Brasil, só terá data a partir de junho, mas ainda não se encaixa nas possibilidades de Stock e TV. 
 
“Ainda não tem nada decidido para o ano que vem”, falou ao GRANDE PRÊMIO. “Nós ainda estamos estudando o calendário, vendo ainda tudo isso com a TV Globo e o SporTV. Pela informação que eu tenho, Interlagos estará pronto em junho. Então, nós temos uma data solicitada lá em julho, mas não é a data que a gente tem de janela com a Globo hoje para fazer a Corrida do Milhão. Quer dizer, nós só conseguiríamos fazer lá se for em setembro. Então, nós vamos para outro lugar, que pode ser Goiânia novamente ou uma outra cidade que a gente venha negociar”, acrescentou.
 
De qualquer maneira, o chefe da Vicar vê a Corrida do Milhão cada vez mais forte. “O evento em si foi excelente, assim como todas as outras edições. É o principal evento que a gente tem no ano no automobilismo brasileiro. A Corrida do Milhão pegou essa fama e se solidificou como sendo a mais importante. O público também foi excelente, o melhor que a gente já teve em Goiânia desde que inaugurou o autódromo. E também solidificou a cidade como uma praça forte de automobilismo”, finalizou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.