Prévia: Em festa por retorno a Curitiba, Stock Car faz história com 450 corridas

O fim de semana da nona etapa da temporada 2016 da Stock Car será duplamente épico. Primeiro, por marcar o retorno a Curitiba, que se despediu da categoria em março, mas volta a receber o certame depois do insucesso na venda do autódromo. Neste fim de semana, a Stock Car vai completar 450 corridas na primeira (e principal) disputa no domingo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Consolidada há tempos como a principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car tem muitos motivos para comemorar. O excelente nível técnico do grid terá pela frente uma jornada que promete ser inesquecível e, novamente, emocionante. O certame volta a Curitiba, de onde se despediu em 6 de março deste ano, uma vez que o autódromo, de propriedade da iniciativa privada, estava prestes a ser vendido. Com uma mão divina dos deuses do esporte, a negociação não se confirmou, e o tradicional circuito seletivo de 3.695 m voltará a receber a Stock Car em um fim de semana especial, que vai marcar a disputa da 450ª corrida da história da categoria no próximo domingo (16).
 
Trata-se de um cenário ideal para uma rodada dupla que marca a nona etapa da temporada 2016. Uma temporada das mais emocionantes e incríveis da história dourada da Stock Car e, ainda que Felipe Fraga esteja à frente com uma ampla vantagem de 39 pontos perante o segundo colocado, Rubens Barrichello, nada, absolutamente nada está sequer perto de ser definido. Considerando que ainda restam sete corridas, sendo que a etapa final vai render pontuação dobrada, estão em jogo ainda 195 pontos. Ou seja: como diria o poeta, tudo pode acontecer.
 
Mas o fato é que Fraga começa o fim de semana como favorito. Em fase esplendorosa, o paraense radicado em Tocantins desde criança vai viver uma nova emoção em Curitiba, já que vai correr em casa. Felipe fixou residência na capital paranaense nos últimos meses e agora vai ter mais uma motivação para a disputa desta rodada dupla, além de defender a liderança. Depois de um breve período de férias na Indonésia e Tailândia, Fraga volta com as energias renovadas para manter o bom momento e, sobretudo, marcar os adversários diretos na briga pelo título.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Em fase iluminada, Fraga busca marcar seus maiores rivais na luta pelo título de 2016 na Stock Car (Foto: Bruno Terena/Red Bul Content Pool)
Curiosamente, dos dez primeiros colocados no campeonato, apenas líder e vice-líder não venceram em Curitiba, uma pista que todos os pilotos da Stock Car conhecem muito bem. Ainda que não tivessem conquistado o triunfo nas pistas, ambos podem se considerar vencedores no autódromo paranaense. 
 
Fraga foi uma das vítimas do brutal acidente ocorrido na Stock Car em 2 de agosto de 2015, além de Thiago Camilo. Aquele dia representou quase um segundo nascimento de Felipe. Também em Curitiba, na última corrida da temporada 2014, Barrichello cruzava a linha de chegada em terceiro, marcando seu oponente direto pelo título, Átila Abreu, e se sagrava campeão da Stock Car.
 
Porém, considerando o retrospecto dos seus outros concorrentes mais próximos na batalha peo título, Fraga terá mais motivos para se preocupar. Valdeno Brito, por exemplo, venceu em Curitiba na temporada 2009. Terceiro colocado neste campeonato, o paraibano vem mantendo a ascensão da TMG e não pode ser descartado do rol dos favoritos à vitória. Bem como Marcos Gomes. Depois de ter somado 25 pontos na rodada dupla de Londrina, há três semanas, o atual campeão volta a Curitiba, onde foi o último vencedor. Em dupla, na verdade, com Antonio Pizzonia, mas é mais um indicativo do quão forte a Cimed vem para a briga.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O maior vencedor em Curitiba dentre os pilotos em atividade não é Cacá Bueno, mas sim seu companheiro de equipe, Daniel Serra. Em oitavo no campeonato com 118 pontos, Serrinha já faturou quatro triunfos naquele que é o circuito de maior número de largadas na Stock Car depois de Interlagos, com 56 provas: venceu duas vezes em 2013, uma em 2014 e outra em 2015, todas elas pela Red Bull, que deixa a Stock Car ao fim do ano. Serra é seguido por Ricardo Maurício, que tem três conquistas em Curitiba. Cacá Bueno, Valdeno, Átila Abreu, Thiago Camilo, Allam Khodair, Max Wilson, Lucas Foresti, Sergio Jimenez e Marcos Gomes também já venceram em Curitiba, assim como Diego Nunes — outro que faz excelente temporada — e o dono da casa, Julio Campos.

 
Portanto, não dá para esperar vida fácil para Fraga, em que pese ter o melhor carro do grid. A concorrência com equipes fortes como a Full Time de Barrichello e Khodair, a RC de Max e Ricardinho e mesmo TMG de Valdeno e a Red Bull de Cacá e Serrinha tornam a missão de Felipe muito difícil. Olho também no trabalho de pilotos que estão muito fortes nesta temporada, como o próprio Diego Nunes, Vitor Genz, que vem de pódio em Londrina, ou mesmo de Sergio Jimenez, que realizou sua melhor etapa do ano na última rodada dupla do campeonato.
 
Mas a estratégia traçada por Fraga, de marcar de perto seus maiores oponentes, já foi bem-sucedida em outros tempos: com o próprio Barrichello em 2014 e com Marquinhos Gomes no ano passado, quando teve de lidar com um sempre aguerrido Cacá Bueno e faturou seu título. Ainda falta muito, é verdade, mas a vantagem de Fraga é confortável o bastante para deixá-lo tranquilo para lutar por vitórias, mas também para priorizar os pontos visando o título.
Dentre os pilotos em atividade na Stock Car, Serra é quem detém o maior número de vitórias em Curitiba (Foto: Red Bull Pool Content)
Além de Fraga, que corre em casa, o fim de semana terá outros pilotos paranaenses no grid, que têm em Curitiba o seu verdadeiro lar. Casos, por exemplo, de Ricardo Zonta e Julio Campos, além de Gabriel Casagrande, natural de Francisco Beltrão. Mesmo radicado em Brasília desde criança, Guga Lima também é um filho da terra de Curitiba e, com o cancelamento da etapa na Capital Federal, terá outra chance de correr na cidade-natal em 2016.
 
A grande novidade para o fim de semana em Curitiba é a volta de Xandinho Negrão ao grid. Nos últimos meses, o campineiro, que completará 31 anos nesta sexta-feira, esteve muito mais nas páginas destinadas às celebridades do que no esporte. Xandinho esteve ausente do grid da Stock Car desde o começo de 2015, quando disputou a Corrida de Duplas em Goiânia. Agora, o experiente piloto, dono de 49 largadas na categoria, substituirá Popó Bueno no carro da Cavaleiro, sendo o novo companheiro de Sergio Jimenez neste fim de semana.
 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Fim de semana promete ser movimentado em Curitiba

 
Além da Stock Car, o fim de semana em Curitiba vai compreender também atividades de outras três categorias que fazem parte do rol das competições promovidas e organizadas pela Vicar. Depois de um fim de semana muito difícil em Londrina em razão do grid de apenas sete carros, a expectativa é que a F3 Brasil reúna novamente um grid mais forte em Curitiba. 
 
A proximidade do circuito paranaense com as bases da maior parte das equipes do certame deve facilitar a logística e atrair um maior número de pilotos nesta etapa. O líder do campeonato e principal favorito ao título é Matheus Iorio, da Cesário F3, que soma 124 pontos, contra 80 do seu companheiro de equipe, Guilherme Samaia.
A luta pelo título está pra lá de acirrada no Brasileiro de Turismo, com empate triplo na liderança (Foto: Brasileiro de Turismo)
Outro bom destaque do fim de semana é o Campeonato Brasileiro de Turismo. Depois da etapa realizada em Interlagos, há pouco mais de um mês, a categoria de acesso à Stock Car volta à pista neste fim de semana diante de uma verdadeira batalha pelo título. Nada menos que três pilotos estão empatados na liderança do campeonato: Edson Coelho, da W2, e Gabriel Robe e Marcio Campos, da Motortech, somam 122 pontos, sendo que outros três pilotos não podem ser descartados da luta pela taça: Marco Cozzi, com 113, Pietro Rimbano, com 110, e Lukas Moraes, com 95. O GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO a corrida de sábado, marcada para 15h.
 
Enquanto o Brasileiro de Marcas folga neste fim de semana para voltar em Curvelo, entre 19 e 20 de setembro, o Mercedes-Benz Challenge regressa às pistas em Curitiba, palco da primeira corrida da história da categoria dos gentlemen-drivers, em 2011, com uma bela coincidência. Os dois últimos vencedores no certame (em Interlagos), Arnaldo Diniz Filho, na CLA AMG Cup, e Claudio Simão, na C 250 Cup, também venceram no começo da temporada, justamente em Curitiba. Podem até ser considerados os favoritos em suas respectivas classes no fim de semana.
 
A seguir, a programação do fim de semana em Curitiba: 
 
Sexta, 14 de outubro
 
8h – 8h40 – 1º Treino F3 Brasil
8h50 -09h30 – 1º Treino Campeonato Brasileiro de Turismo
9h40 -09h50 – Shakedown Stock Car
9h55 – 10h35 – Treino de Desenvolvimento Stock Car
10h45 – 11h25 – 2º Treino F3 Brasil
11h35 – 12h15 – 2º Treino Campeonato Brasileiro de Turismo
12h25 – 13h25 – 1º Treino (Grupo 1) Stock Car
13h35 – 14h35 – 1º Treino (Grupo 2) Stock Car
15h30 – 16h30 – 1º Treino Mercedes-Benz Challenge (CLA AMG)
16h40 – 17h40 – 1º Treino Mercedes-Benz Challenge (C250)
 
Sábado, 15 de outubro
 
8h0 – 8h10 – 3º Treino Campeonato Brasileiro de Turismo
8h20 – 9h – 2º Treino (Grupo 1) Stock Car
9h05 – 09h45 – 2º Treino (Grupo 2) Stock Car
9h55 – 10h15 – Classificação F3 Brasil
10h25 – 10h35 – Classificação Campeonato Brasileiro de Turismo
10h45 – 11h45 – 2º Treino Mercedes-Benz Challenge
12h – 13h – Classificação Stock Car
13h55 – Largada (Corrida 1) F3 Brasil
15h25 – Largada (Corrida 1) Campeonato Brasileiro de Turismo
16h05 – 16h25 – Classificação Mercedes-Benz Challenge (CLA AMG)
16h35 – 16h55 – Classificação Mercedes-Benz Challenge (C250)
 
Domingo, 16 de outubro
 
8h10 – Largada (Corrida 2) F3 Brasil
9h35 – Largada (Corrida 2) Campeonato Brasileiro de Turismo
11h – Largada Mercedes-Benz Challenge
13h – Largada (Corrida 1) Stock Car
14h10 – Largada (Corrida 2) Stock Car
 
 
Previsão do tempo
 
Diferente das últimas corridas da Stock Car em Curitiba, a chance de chuva para a rodada dupla deste fim de semana é bastante grande. É o que diz, por exemplo, o site especializado ‘Climatempo’. O frio nem de longe deve dar as caras, mas há grande possibilidade de pista molhada em todos os dias. Na sexta-feira, o percentual é de 75%, com a expectativa de pancadas de chuva à tarde.
 
O cenário se repete no sábado e no domingo: os termômetros devem ficar perto dos 30ºC de temperatura ambiente, mas a chuva pode voltar a dar as caras à tarde, mas com menos intensidade em relação à sexta-feira. Ou seja, a perspectiva de chuva pode embaralhar de vez o extremamente parelho grid da Stock Car em Curitiba neste fim de semana.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.