Por vitória na Corrida do Milhão, Átila revela “foco principal” no preparo físico para neutralizar pausa da Stock Car

Diferente de boa parte dos pilotos do grid da Stock Car, Átila Abreu não tem, até o momento, nenhuma corrida marcada durante o tempo de mais de dois meses de férias da Stock Car em razão da Copa do Mundo. O sorocabano reconhece que a inatividade neste período compreende desvantagem em relação aos adversários, mas busca compensar o tempo sem corridas com um foco específico no preparo físico

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

exatamente duas semanas, Átila Abreu teve a chance de comemorar sua primeira vitória na temporada 2018 da Stock Car. Um triunfo redentor depois de oito corridas com mais dissabores que alegrias, mas a conquista na corrida 2 da etapa de Santa Cruz do Sul pela Shell Racing serviu para lavar a alma e também para lhe dar uma perspectiva mais otimista para a segunda parte do campeonato. O problema é que, entre a rodada dupla no interior gaúcho e a Corrida do Milhão, próxima disputa do calendário, há um hiato de dois meses e meio em razão das férias promovidas pela categoria por conta da Copa do Mundo na Rússia.

 
Neste meio tempo, Átila não tem previsão, ao menos por enquanto, de disputar alguma corrida por outra categoria neste intervalo. O próprio piloto reconhece que o período de inatividade das pistas é uma desvantagem, considerando que alguns dos principais competidores do grid, como Daniel Serra, Felipe Fraga, Marcos Gomes, Cacá Bueno e seu companheiro de Shell Racing, Ricardo Zonta, devem acelerar.
 
Portanto, Abreu entende que a preparação física serve também para neutralizar seu período de férias da Stock Car longe das pistas. Átila busca trabalhar a forma, tanto nos simuladores — uma vez que a categoria não permite testes privados por conta dos custos —, nos trabalhos de academia ou mesmo em treinos específicos para manter os reflexos apurados. Tudo para poder voltar em forma no início de agosto para lugar pela sua primeira vitória na Corrida do Milhão, que está marcada para o primeiro domingo do oitavo mês, em Goiânia.
Átila foca na preparação física para escalar o topo do pódio na Corrida do Milhão (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar/Vipcomm)
“O foco principal nesses dois meses e meio… como não tenho nenhum outro campeonato que estou disputando, minha ideia é focar no preparo para a Corrida do Milhão”, comentou Átila em entrevista ao GRANDE PRÊMIO.
 
“Já sabemos que de fato vai ser em Goiânia, embora não sabemos ainda se vai ser no circuito tradicional ou no anel externo, então há essa possibilidade”, disse o dono do carro #51, que também ainda tem a chance de ir ao Mato Grosso do Sul para vistoriar uma das prováveis praças cotadas para fazer parte do calendário da Stock Car ainda em 2018. 
 
“Talvez, nesse tempo, fazer uma visita a Campo Grande, que pode voltar ao calendário. A gente não sabe ainda, mas se rolar, vou com outros pilotos para vistoriar lá”, contou. 
Átila reconheceu que ficar sem correr durante as férias da Stock Car é uma desvantagem (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
“Mas meu foco vai ser me preparar fisicamente, junto com a equipe como um todo, para voltar, após esses dois meses e meio, em condições para vencer a Corrida do Milhão, já que é esse o nosso foco. Basicamente é focar, me preparar, e não vou pra Copa nesse ano [risos], como fui nas duas últimas, mas vou assistir e torcer aqui”, acrescentou.
 
Átila destacou a importância de sempre estar em atividade e, por isso, entende que seria melhor preencher o período de férias da Stock Car com a chance de acelerar em algumas corridas. No ano passado, por exemplo, o piloto disputou uma etapa da Stadium Supertrucks, competição de picapes que alterna corrida e saltos, em Detroit, na programação da rodada dupla da Indy em Belle Isle.
 
“Tem vários pilotos: o Daniel Serra, com as corridas de longa duração, o Lucas Di Grassi, Nelsinho Piquet, mesmo os pilotos que fazem algumas etapas da Porsche Cup. Para o piloto, quanto mais ele anda, melhor. Óbvio que se pudesse estar andando, melhor, como fiz anos antes na Blancpain GT. O que acho só é que isso não pode atrapalhar o objetivo principal, que é a Stock Car”, salientou.
 
“Então fico, sim, em desvantagem, e por isso mesmo preciso treinar bastante. Fiz um treinamento físico na Formula Medicine, na Itália, no começo do ano… tô indo para os Estados Unidos buscar uns equipamentos que comprei justamente para melhorar meu preparo físico. Então, do meu jeito, já que não vou disputar nenhuma corrida, me preparar. Seria melhor estar andando, então, se tiver uma vaguinha, pode me chamar que vou [risos]”, brincou Átila, o último vencedor antes da pausa de dois meses e meio da Stock Car, para concluir.
PADDOCK GP ESPECIAL BAR DO ZÉ #1

AFINAL DE CONTAS, MÔNACO MERECE OU NÃO CONTINUAR NA F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.