Gomes vive drama, mas conta com azar de Cacá e conquista título da Stock Car em Interlagos. Átila vence última etapa de 2015
Marcos Gomes e Cacá Bueno enfrentaram muitos problemas desde o início da grande final de 2015, mas o pentacampeão, com muita desvantagem para o adversário, acabou sendo o mais prejudicado. Assim, Marquinhos faz história ao ser o primeiro filho de campeão a ser campeão na Stock Car, para orgulho do lendário Paulão Gomes
Marcos Gomes é o novo campeão da Stock Car. O ribeirão-pretano de 31 anos coroou a melhor temporada da sua carreira com a conquista do título da principal categoria do automobilismo brasileiro. Mas seu êxito foi conquistado com muito drama, sobretudo depois de ter sido envolvido em um grande incidente na primeira volta da corrida deste domingo (13), em Interlagos. O piloto da Voxx Racing acabou tendo seu carro avariado, foi aos boxes e ficou sete voltas atrás dos líderes. Mas contou com o azar de Cacá Bueno, que enfrentou um fim de semana muito difícil e também lidou com vários incidentes que impediram uma melhor performance do seu carro. Assim, mesmo em 23º lugar, duas posições atrás de Cacá, Gomes sacramentou o título do campeonato.
A vitória em Interlagos ficou com Átila Abreu. Depois de muito perseguir e bater na trave em 2015, o sorocabano finalmente conquistou, na última corrida do ano, um triunfo para marcar a sua despedida da equipe americanense AMG. Átila contou com o abandono de Valdeno Brito para triunfar neste domingo. Diego Nunes fechou muito bem a temporada, em segundo lugar, enquanto Felipe Fraga também terminou 2015 em alta, em terceiro, seguido por Gabriel Casagrande e Vitor Genz.
Relacionadas
Saiba como foi a grande final da Stock Car 2015 em Interlagos
A largada é sempre um momento tenso na Stock Car, ainda mais em uma corrida decisiva como a deste domingo em Interlagos. A primeira parte da primeira volta correu sem problemas, mas na descida da Curva do Lago, uma grande confusão se formou. Rafael Suzuki rodou e foi acertado pelo carro de Rubens Barrichello. Max Wilson e Marcos Gomes, que vinham logo atrás, também bateram, com o líder do campeonato parado na barreira de proteção. Por um bom tempo, Marquinhos ficou por lá, mas conseguiu voltar à corrida e seguiu para os boxes para fazer os reparos na parte dianteira do carro. Cacá não se envolveu no acidente, mas também parou nos boxes para arrumar a dianteira avariada.
Cacá era o 26º, mantendo sua posição na largada, ficando três posições à frente de Gomes, que tinha uma volta de desvantagem para o líder. Logo após o acidente, a direção de prova acionou o carro de segurança para permitir a limpeza da pista.
Na terceira volta, a bandeira verde voltou a ser acionada, com Valdeno na liderança, seguido por Átila, Jimenez, Fraga e Luciano Burti, que também tinha feito uma boa primeira largada. Julio Campos e Bia Figueiredo se envolveram em um toque na saída do S do Senna, enquanto Gomes ainda continuava nos boxes, mas sem condições reais sequer de somar pontos. Era torcer para que Cacá ficasse abaixo do quarto lugar na corrida para comemorar o título.
E a prova seguia tumultuada. Burti rodou na entrada da reta principal, enquanto Felipe Lapenna tocou no carro de Ricardo Maurício, que rodou e acabou sendo acertado por Daniel Serra, que ficou com a frente do seu carro muito danificada, tendo de voltar para os boxes.
Na batalha pelo título, Cacá aparecia em 20º. Era tudo ou nada para o pentacampeão em busca do hexa. Lá na frente, Valdeno ditava o ritmo, mas era seguido de perto por Átila, que perseguia sua primeira vitória em 2015, e por Jimenez. Fraga, parceiro de Marcos Gomes na Voxx Racing, aparecia em quarto lugar.
Gomes só conseguiu voltar de vez à pista na oitava volta, ficando com seis de desvantagem para os líderes. Cacá, por sua vez, seguia com esperanças em um improvável título e estava em 18º. Enquanto isso, na briga pela vitória, Átila ganhava a liderança de Valdeno, que havia abandonado a prova, ficando sem fazer a despedida dos sonhos da A. Mattheis em 2015.
Na volta 12, Felipe Guimarães dividiu a Descida do Lago com Antônio Pizzonia, que levou a pior e acabou rodando. Assim, Cacá acabou ganhando mais uma posição na prova, mas pouco depois era superado na reta do boxes por Burti, caindo para 15º. O pentacampeão tinha a dianteira do seu carro bem danificada, e isso se refletia na sua performance na prova.
Átila se sustentava na liderança, com Diego Nunes aparecendo em segundo no mesmo tempo em que Cacá entrava nos boxes para fazer seu pit-stop, trocando apenas um pneu, e para realizar um breve reabastecimento e regressar para a pista. Mas sua tarefa como desafiante na luta pelo título era inglória.
Durante a janela para troca de pneus, Denis Navarro chegou a assumir a liderança, mas tanto ele como o gaúcho Vitor Genz ainda precisavam realizar um pit-stop. Assim, em teoria, Átila voltaria para a ponta, seguido por Jimenez e Diego Nunes. Com as paradas de Navarro e Genz, Átila reassumiu o comando da prova em Interlagos.
A jornada de Jimenez se encerrou na volta 19. O piloto de Piedade não escondeu a decepção por ter de abandonar a corrida quando tinha totais condições de sair de Interlagos com a vitória antes de definir seu futuro na Stock Car. Assim, Nunes assumia o segundo posto, ficando logo à frente de Fraga e Gabriel Casagrande, outro que fazia grande corrida em São Paulo.
Restando duas voltas para o fim, não havia mais o que Cacá fazer em termos de título. O pentacampeão era o 21º colocado, posição que o fazia adiar para 2016 a conquista do hexacampeonato. Porque, mesmo com o drama vivido no começo da corrida, Gomes coroou uma temporada espetacular e sacramentou 2015 com o título da temporada, fazendo história ao ser o primeiro filho de campeão a ser campeão na Stock Car. Na mesma Interlagos onde o lendário pai Paulão Gomes brilhou várias vezes.
E na última corrida do ano, Átila encerrou sua jornada na equipe americanense AMG com vitória, depois de muito bater na trave ao longo da temporada. Em 2016, o sorocabano vai defender a Shell/A. Mattheis, substituindo Valdeno Brito.
Stock Car, São Paulo, classificação final:
1 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | AMG Chevrolet | 46:49.000 | 23 voltas |
2 | 70 | DIEGO NUNES | SP | VOGEL Chevrolet | +2.527 | |
3 | 88 | FELIPE FRAGA | PA | VOXX Peugeot | +4.451 | |
4 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | C2 Chevrolet | +7.209 | |
5 | 46 | VITOR GENZ | RS | BOETTGER Peugeot | +7.521 | |
6 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | VOGEL Chevrolet | +8.954 | |
7 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | RCM Chevrolet | +11.400 | |
8 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | A.MATTHEIS Chevrolet | +15.460 | |
9 | 11 | CÉSAR RAMOS | RS | CAVALEIRO Peugeot | +23.677 | |
10 | 28 | GALID OSMAN | SP | RCM Chevrolet | +24.808 | |
11 | 14 | LUCIANO BURTI | SP | RZ Chevrolet | +25.398 | |
12 | 63 | NÉSTOR GIROLAMI | ARG | CARLOS ALVES Peugeot | +31.881 | |
13 | 26 | RAPHAEL ABBATE | SP | HOT CAR Chevrolet | +38.596 | |
14 | 74 | POPÓ BUENO | RJ | CAVALEIRO Peugeot | +42.483 | |
15 | 66 | FELIPE GUIMARÃES | SP | BOETTGER Peugeot | +44.136 | |
16 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | MICO'S Peugeot | +50.457 | |
17 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | CARLOS ALVES Peugeot | +59.604 | |
18 | 3 | BIA FIGUEIREDO | SP | BASSANI Peugeot | +59.632 | |
19 | 25 | TUKA ROCHA | RJ | BASSANI Peugeot | +59.682 | |
20 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | RED BULL Chevrolet | +1:16.094 | |
21 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | C2 Chevrolet | +4 voltas | NC |
22 | 80 | MARCOS GOMES | SP | VOXX Peugeot | +7 voltas | |
23 | 77 | VALDENO BRITO | PB | A.MATTHEIS Chevrolet | +16 voltas | NC |
24 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RED BULL Chevrolet | +19 voltas | NC |
25 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC Chevrolet | +20 voltas | NC |
26 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | MICO'S Peugeot | +20 voltas | NC |
27 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME Chevrolet | +22 voltas | NC |
28 | 42 | CONSTANTINO JR. | DF | AMG Chevrolet | +23 voltas | NC |
29 | 65 | MAX WILSON | SP | RC Chevrolet | +23 voltas | NC |
30 | 69 | BETO MONTEIRO | PE | HOT CAR Chevrolet | +23 voltas | NC |
31 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | RZ Chevrolet | +23 voltas | NC |
32 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME Chevrolet | +23 voltas | NC |
33 | 9 | GUSTAVO LIMA | DF | PROGP Chevrolet | EXC |