Estratégia certeira da Vogel coloca estreante Fraga e Sperafico no alto do pódio em Interlagos
Felipe Fraga, contando com grande ajuda do convidado Rodrigo Sperafico e da estratégia da Vogel, conseguiu o incrível feito de vencer sua primeira corrida na Stock Car
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Felipe Fraga tem 18 anos e fez, neste domingo (23), sua primeira corrida na Stock Car. Mas, abrilhantando ainda mais sua trajetória curta e de muito sucesso no automobilismo, já sentiu o gosto de subir ao alto do pódio. Depois de largar em segundo na corrida de duplas da Stock Car, primeira etapa da temporada 2014, Fraga e a Vogel, com uma estratégia certeira, permitiram que o piloto-convidado Rodrigo Sperafico assumisse o #88 na liderança na metade da prova e caminhasse com certa tranquilidade para a vitória, apenas administrando a vantagem para o holandês Jeroen Bleekemolen, parceiro de Valdeno Brito no #77.
Relacionadas
Pentacampeão brasileiro de kart, Fraga chegou a competir no automobilismo europeu em 2012, mas decidiu voltar para casa e fazer carreira em seu país. Em 2013, foi campeão do Brasileiro de Turismo e, para este ano, garantiu um lugar na Stock Car. É um começo que não poderia ser melhor para um garoto que tem tudo para brigar por mais vitórias e até mesmo por títulos no futuro. E nem carteira de motorista ele tem.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
É verdade que o #88 largou na primeira fila por causa do melhor desempenho de Sperafico entre os convidados na tomada de tempos.
O paranaense fez o segundo tempo entre os visitantes e deixou a média do carro da Vogel a somente 0s001 do #0 de Cacá Bueno e Pato Silva. Participação fundamental na que foi sua terceira vitória na Stock Car – vencera em Tarumã e Curitiba em 2007.
Mas Fraga já fizera um trabalho acima das expectativas para um novato, ficando em quinto lugar entre os titulares.
O tocantinense ainda quebrou o recorde de precocidade da categoria, que fora estabelecido por Thiago Camilo em 2004, com a mesma equipe Vogel, aos 20 anos. E nem carteira de motorista ele tem.
Bleekemolen manteve o bom rendimento de Valdeno para ser segundo, 5s9 atrás de Sperafico e 10s804 à frente do argentino Mauro Giallombardo, colega de Marcos Gomes no #80 da Carlos Alves. Após a prova, a dupla foi punida por fazer a troca de pilotos fora da janela entre as voltas 13 e 16 perdeu a colocação, passando o pódio para Sergio Jimenez e Mark Winterbottom, da Voxx. Entretanto, a penalização foi revogada.
Daniel Serra e Ale Pier Guidi terminaram na quarta posição. Nelsinho Piquet levou o #51 de Átila Abreu ao sexto posto, terminando a prova à frente dos pole-positions Cacá Bueno e Pato Silva.
Punições pós-corrida atingiram Ricardo Zonta, Ricardo Maurício, Felipe Lapenna e Alceu Feldmann.
A corrida foi marcada por um forte acidente nas voltas iniciais, envolvendo Rubens Barrichello, Denis Navarro, Vitor Genz, Max Wilson e Allam Khodair.
Confira como foi a primeira etapa da Stock Car 2014:
Ah, Interlagos, sempre surpreendendo com seu clima imprevisível. Uma fina e intermitente chuva caía desde a manhã no histórico circuito, mas tinha dado uma folga na hora da formação do grid. Tanto é que, embora o piso estivesse um pouco escorregadio, especialmente no S do Senna e na Junção, os pilotos escolheram pneus slicks. Mas a chuva apertou novamente menos de dez minutos antes da volta de apresentação, e lá foram as equipes trocar para os pneus para piso molhado.
Tudo bem que a chuva nem era tão intensa assim, mas a direção de prova decidiu que a largada deveria acontecer atrás do safety-car. Ruim para o público que foi até Interlagos e perdeu a principal atração da corrida – Thiago Camilo, que ficou parado no grid com problemas no câmbio, também nem pôde brincar.
Após alguns giros atrás do carro de segurança, finalmente o início da disputa foi autorizado, e Valdeno Brito deu um excelente salto da quarta para a segunda posição na primeira volta. Felipe Fraga perdeu dois lugares, mas tratou de retomar os dois com uma bela ultrapassagem sobre Daniel Serra e outra usando o push-to-pass na reta para cima do #77.
Só que durou pouco o período com bandeira verde: um forte acidente logo fez com que o SC fosse acionado mais uma vez. Rubens Barrichello ia executando linda manobra por fora sobre Átila Abreu e Denis Navarro no S do Senna, porém acabou tocando de lado com o #5 na segunda perna. Os dois rodaram sincronizadamente. O ex-F1 conseguiu ficar em local seguro e continuou na prova, mas o piloto da Voxx voltou para o meio da pista e foi atingido em cheio por Vitor Genz, Max Wilson e Allam Khodair. Todos abandonaram.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Os reparos só foram permitir uma nova relargada já com dois quintos da prova disputados – e era apenas e tão-somente a oitava volta…
Cacá mais uma vez foi bem e continuou em primeiro, mas levou pressão de Valdeno durante toda a volta. Atrás deles, Fraga perdeu posições para Serra e teve de negociar bastante com Marcos Gomes para ficar pelo menos em quarto.
E Barrichello não demorou para se envolver em outro incidente, dessa vez com Felipe Lapenna. Ele freios tarde demais e deu um totó na traseira do #110, levando ambos para a área de escape.
Até a abertura da janela de pit-stops para reabastecimento e troca de pilotos, a ordem se estabilizou com Cacá, Valdeno, Fraga, Serra e Gomes.
A primeira substituição foi feita pela Red Bull: assim que permitido, Cacá entrou nos boxes e entregou o #0 para Pato Silva. O time também trocou os quatro pneus. Entre aqueles que estavam no top-10, Jimenez e Popó foram outros que passaram o bastão logo cedo para seus convidados.
O grande pulo do gato foi dado pela Vogel com o #88, que parou depois de Cacá. Quando Rodrigo Sperafico entrou no carro, foi à pista com uma boa vantagem sobre o #77 de Jeroen Bleekemolen – 1s4. Ainda era preciso, contudo, esperar os pit-stops de Gomes, Ricardo Maurício e Felipe Lapenna, para que o carro fosse para a liderança da corrida.
Com vasta experiência na Stock Car, Sperafico imprimiu um ritmo forte e foi controlando a vantagem para Bleekemolen.
Na 19ª volta, uma confusão envolveu os dois convidados da Red Bull. Pier Guidi retardou a freada e passou Pato, que tentou dar o troco por dentro e bateu em cheio no #29, fazendo o italiano rodar. Ambos seguiram na prova, mas perderam a quarta colocação para Mark Winterbottom no #73. Com o tempo perdido, a dupla da Red Bull também teve de tentar segurar Nelsinho Piquet, sem conseguir, e lá foi o #51 para o quinto posto.
Um pouco mais atrás, Augusto Farfus ia se recuperando dos incidentes nos quais Barrichello se envolveu. O vice-campeão do DTM em 2013 chegou na nona colocação com o #111.
Sem grandes emoções no final, a festa da Vogel começou antes mesmo de Sperafico cruzar a linha de chegada. A WA Mattheis também celebrou bastante o segundo posto de Valdeno e Bleekemolen.
Os seis que subiram ao pódio foram Fraga e Sperafico no #88, Valdeno e Bleekemolen no #77, e Gomes e Giallombardo no #80.
1 | 88 |
FELIPE FRAGA RODRIGO SPERAFICO |
BRA BRA |
VOGEL Chevrolet | 52:56.982 | 25 voltas | |
2 | 77 |
VALDENO BRITO JEROEN BLEEKEMOLEN |
BRA HOL |
WA MATTHEIS Chevrolet | +5.903 | ||
3 | 80 |
MARCOS GOMES MAURO GIALLOMBARDO |
BRA ARG |
CARLOS ALVES Peugeot | +10.804 | ||
4 | 73 |
SÉRGIO JIMENEZ MARK WINTERBOTTOM |
BRA AUS |
VOXX Peugeot | +11.059 | ||
5 | 29 |
DANIEL SERRA ALE PIER GUIDI |
BRA ITA |
RED BULL Chevrolet | +17.949 | ||
6 | 51 |
ÁTILA ABREU NELSINHO PIQUET |
BRA BRA |
AMG Chevrolet | +18.710 | ||
7 | 0 |
CACÁ BUENO PATO SILVA |
BRA ARG |
RED BULL Chevrolet | +18.935 | ||
8 | 25 |
TUKA ROCHA CRAIG DOLBY |
BRA AUS |
RZ Chevrolet | +22.089 | ||
9 | 111 |
RUBENS BARRICHELLO AUGUSTO FARFUS |
BRA BRA |
FULL TIME Chevrolet | +25.274 | ||
10 | 74 |
POPÓ BUENO GABRIEL PONCE DE LEÓN |
BRA ARG |
WA MATTHEIS Chevrolet | +27.932 | ||
11 | 4 |
JÚLIO CAMPOS FÁBIO CARBONE |
BRA BRA |
MICO'S Peugeot | +32.099 | ||
12 | 28 |
GALID OSMAN CÉSAR RAMOS |
BRA BRA |
RCM Chevrolet | +36.166 | ||
13 | 11 |
NONÔ FIGUEIREDO MIGUEL MOLINA |
BRA ESP |
AMG Chevrolet | +37.071 | ||
14 | 90 |
RICARDO MAURÍCIO OZZ NEGRI |
BRA BRA |
RC Chevrolet | +38.775 | ||
15 | 100 |
BIA FIGUEIREDO DUDA PAMPLONA |
BRA BRA |
PRO GP Chevrolet | +50.170 | ||
16 | 10 |
RICARDO ZONTA DIEGO AVENTÍN |
BRA ARG |
RZ Chevrolet | +51.565 | ||
17 | 14 |
LUCIANO BURTI RICARDO ROSSET |
BRA BRA |
VOGEL Chevrolet | +55.439 | ||
18 | 2 |
RAPHAEL MATOS FELIPE MALUHY |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | +1:00.322 | ||
19 | 110 |
FELIPE LAPENNA CHICO SERRA |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | +1:00.919 | ||
20 | 83 |
GABRIEL CASAGRANDE ENRIQUE BERNOLDI |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | +1:01.558 | ||
21 | 12 |
LUCAS FORESTI ANTÔNIO JORGE NETO |
BRA BRA |
BASSANI Peugeot | +1:01.593 | ||
22 | 1 |
ANTONIO PIZZONIA BRUNO SENNA |
BRA BRA |
MICO'S Peugeot | +1:04.536 | ||
23 | 57 |
FELIPE TOZZO CLÁUDIO RICCI |
BRA BRA |
BOETTGER Peugeot | +1:06.940 | ||
24 | 72 |
FÁBIO FOGAÇA DAVID MUFFATO |
BRA BRA |
CARLOS ALVES Peugeot | +1:10.822 | ||
25 | 8 |
RAFAEL SUZUKI GIULIANO LOSACCO |
BRA BRA |
PRO GP Chevrolet | +1:18.538 | ||
65 |
MAX WILSON DEAN CANTO |
BRA AUS |
RC Chevrolet | NC | |||
5 |
DENIS NAVARRO ÁLVARO PARENTE |
BRA POR |
VOXX Peugeot | NC | |||
46 |
VITOR GENZ VITOR MEIRA |
BRA BRA |
BOETTGER Peugeot | NC | |||
7 |
BETO CAVALEIRO FÁBIO CARREIRA |
BRA BRA |
HANIER Peugeot | NC | |||
70 |
DIEGO NUNES JAIME MELO JR. |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | NC | |||
18 |
ALLAM KHODAIR BRUNO JUNQUEIRA |
BRA BRA |
FULL TIME Chevrolet | NC | |||
82 |
ALCEU FELDMANN ROBERTO MERHI |
BRA ESP |
HANIER Peugeot | NC | |||
21 |
THIAGO CAMILO LUCAS DI GRASSI |
BRA BRA |
RCM Chevrolet | NC | |||