Camilo bate Wilson no fim e fatura movimentada corrida em Ribeirão Preto. 4°, Cacá vira líder

Thiago Camilo soube aproveitar os momentos decisivos da prova em Ribeirão Preto neste domingo (11) da Stock Car e faturou a sétima etapa da temporada 2013. Max Wilson e Valdeno Brito completaram o pódio na cidade do interior paulista

Foi aproveitando os momentos decisivos da movimentada corrida em Ribeirão Preto, neste domingo (11), que Thiago Camilo faturou a vitória. O piloto da RCM, que largou em quinto, passou na primeira volta em terceiro e só foi crescendo ao longo da prova, até que, depois da última relargada, deu o bote para cima do então líder Max Wilson, para ficar com a primeira posição. O resultado ainda o colocou na briga pelo título. Camilo agora é o terceiro, com 112 pontos, 12 a menos que o ponteiro, Cacá Bueno.

Thiago Camilo comemora primeira vitória em Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

icon_foto As imagens deste domingo da Stock Car em Ribeirão Preto
Classificação da Stock Car depois da vitória de Thiago Camilo

A Wilson coube o segundo lugar do pódio. A terceira posição ficou com um endiabrado Valdeno Brito, que também deixou para superar seus rivais mais próximos na corrida, Rubens Barrichello e Cacá, na parte final, em bonitas manobras. Já o piloto da Red Bull cruzou a linha de chegada em quarto, colocação que o alçou ao primeiro posto da tabela de classificação da Stock Car, agora com 124 pontos, um mais que Ricardo Maurício, o nono da prova.

Barrichello terminou a corrida em quinto, seguido por Raphael Matos, Nonô Figueiredo, Maurício e Átila Abreu, que conseguiu se sustentar na prova, mesmo claramente perdendo rendimento a cada volta.

Saiba como foi a corrida da Stock Car em Ribeirão Preto neste domingo
 
A Stock Car no novo traçado de Ribeirão Preto viveu uma largada sem batidas ou incidentes, e todos os carros passaram sem arranhões pela primeira curva. E o pole Átila Abreu fez valer a vantagem da posição de honra do grid e logo escapou na ponta. Cacá Bueno, que largara em segundo, perdeu duas posições de cara, para Max Wilson e Thiago Camilo, que partiram muito bem da segunda e da terceira filas. Rubens Barrichello, então quarto, fechava o top-5.
 
Se a largada foi tranquila, o primeiro incidente aconteceu antes mesmo da primeira volta. Depois de um toque, Felipe Lapenna ficou sem o capô e teve de seguir para os boxes. Na passagem seguinte, Daniel Serra já tentava a sexta posição de Valdeno Brito. Mas um toque entre eles deixou o piloto da Red Bull na terra. Na mesma volta, Rodrigo Pimenta apareceu no muro, fazendo necessária a entrada do safety-car. 
Largada da Stock Car em Ribeirão Preto (Foto: Miguel Costa Jr./MF2)
 
A prova voltou a ganhar vida no sexto giro. De novo, Átila sobrou no reinício e tratou de abrir vantagem. Atrás do piloto da AMG, Wilson manteve o segundo posto, seguido por um rápido Camilo. Um pouco mais atrás, Cacá recebia enorme pressão de Barrichello.  Valdeno, Raphael Matos, Nonô Figueiredo, Ricardo Maurício e Julio Campos completavam o top-10.
 
Enquanto Abreu lutava para abrir distância para Max, Maurício era ultrapassado por Campos e já tinha de lidar com a ameaça de Marquinhos, que vinha em 11°. Quem chegava também nessa briga era Serrinha, que havia caído para o pelotão intermediário depois da batida com Valdeno. 
 
E o vice-líder do campeonato não demorou muito para passar o filho de Paulão. Na verdade, foi um toque em um ponto de baixa velocidade é que fez Serrinha superar o rival. Mas a devolução da ultrapassagem não tardou, e logo Gomes entrou no top-10.
 
Lá na frente, a aparente tranquilidade de Átila acabava. A partir da volta 13, o sorocabano começou a perder rendimento, entregando quase que facilmente a primeira posição para Max em meio à poeira densa que subiu na reta principal depois da escapada do retardatário Beto Cavaleiro. Sem perder tempo, Camilo aproveitou a deixa para subir para segundo logo na sequência. 
Max Wilson lidera corrida em Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
 
Na passagem seguinte, enquanto Cacá também passava por Abreu, Valdeno assumia o quinto posto de Barrichello, para logo em seguida tomar a quarta posição do piloto da AMG.  E o ex-piloto da Indy e da F1 também aproveitou para ultrapassar Átila, que caía, então, para sexto. Mas não ficou por lá muito tempo. Matos foi outro a superar Abreu logo na sequência. 
 
Daí o top-10 ficou sendo: Max, Camilo, Cacá, Valdeno, Barrichello, Matos, Átila, Nonô Marquinhos e Ricardo Maurício. A corrida, então, deu uma esfriada com uma nova entrada do safety-car, novamente em decorrência de uma batida de Duda Pamplona, mas sem grandes danos. 
 
As ações foram retomadas quando restavam pouco mais de seis minutos para o fim. E Thiago Camilo aproveitou a relargada para tentar tomar a liderança de Wilson, mas o piloto da RC não permitiu, garantindo a ponta neste primeiro momento, diferente de Cacá Bueno, que foi superado por Valdeno Brito na sequência em uma bonita manobra. 
 
Mas Camilo não desistiu. Na volta seguinte, Thiago tentou de novo e aí, sim, conseguiu tomar a liderança. Enquanto isso, Marquinhos também veio forte e, superando Átila, Nonô e Matos, surgia em sexto. A ordem, neste ponto da corrida, era: Thiago, Wilson, Valdeno, Cacá, Barrichello, Gomes, Matos, Nonô, Campos e Maurício.
 
Com um minuto para o fim, Camilo conseguiu escapar de Wilson, que também se livrava de Valdeno, que, por sua vez, lidava com a pressão de Cacá. Mais atrás, Marquinhos deixava a disputa depois de um toque e uma escapada do traçado. 
 
Aí, sem tempo para mais nada, a prova chegou ao fim com Thiago celebrando muito o primeiro triunfo do ano. Wilson cruzou em segundo, logo à frente de Valdeno. Cacá foi o quarto, enquanto Barrichello conseguiu sustentar o quinto lugar.
Thiago Camilo, Max Wilson e Valdeno Brito em Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
 
Agora, a Stock retoma as ações em Cascavel, no dia 1° de setembro. 
 

Stock Car, Ribeirão Preto, Final:

1 Thiago CAMILO SP RCM
Chevrolet Sonic
41:18.294 33 voltas  
 
2 Max WILSON SP RC
Chevrolet Sonic
+1.422        
       
3 Valdeno BRITO PB WA Mattheis
Peugeot 408
+1.878        
       
4 Cacá BUENO RJ Red Bull
Chevrolet Sonic
+2.411        
       
5 Rubens BARRICHELLO SP Full Time
Chevrolet Sonic
+3.674        
       
6 Raphael MATOS MG Hot Car
Chevrolet Sonic
+5.773        
       
7 Nonô FIGUEIREDO SP AMG
Chevrolet Sonic
+7.745        
       
8 Júlio CAMPOS PR Mico's
Peugeot 408
+8.535        
       
9 Ricardo MAURÍCIO SP RC
Chevrolet Sonic
+9.083        
       
10 Atila ABREU SP AMG
Chevrolet Sonic
+9.466        
       
11 Denis NAVARRO SP JF
Peugeot 408
+14.367        
       
12 Alceu FELDMANN SP Full Time
Chevrolet Sonic
+16.580        
       
13 Popó BUENO RJ WA Mattheis
Peugeot 408
+17.325        
       
14 Tuka ROCHA RJ RZ
Chevrolet Sonic
+18.481        
       
15 Diego NUNES SP Bassani
Peugeot 408
+18.545        
       
16 Galid OSMAN SP RCM
Chevrolet Sonic
+19.200        
       
17 David MUFFATO PR Carlos Alves
Peugeot 408
+20.079        
       
18 Ricardo ZONTA PR RZ
Chevrolet Sonic
+20.573        
       
19 Sérgio JIMENEZ SP JF
Peugeot 408
+21.122        
       
20 Ricardo SPERAFICO PR ProGP
Chevrolet Sonic
+23.323        
       
21 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 408
+27.128        
       
22 Vitor GENZ RS Gramacho
Chevrolet Sonic
+1 volta        
       
23 Marcos GOMES SP Carlos Alves
Peugeot 408
+2 voltas        
       
24 Beto CAVALEIRO SP Hanier
Peugeot 408
+2 voltas        
       
25 Daniel SERRA SP Red Bull
Chevrolet Sonic
+4 voltas        
       
26 Fábio FOGAÇA SP Vogel
Chevrolet Sonic
+8 voltas        
       
27 Duda PAMPLONA RJ ProGP
Chevrolet Sonic
NC        
     
28 Allam KHODAIR SP Vogel
Chevrolet Sonic
NC        
       
29 Wellington JUSTINO GO Hot Car
Chevrolet Sonic
NC        
       
30 Luciano BURTI SP Boettger
Peugeot 408
NC        
       
31 Rodrigo PIMENTA SP Gramacho
Chevrolet Sonic
NC        
       
32 Lico KAESEMODEL PR Boettger
Peugeot 408
NC        
       
33 Felipe LAPENNA SP Hanier
Peugeot 408
NC        
       

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.