Astros internacionais, dez ex-F1, revelações e até ‘sumidos’ formam seleto grid para Corrida de Duplas da Stock Car

A prova de abertura da temporada 2018 traz estrelas do Brasil e do exterior. Nomes como Felipe Massa chamam muita a atenção e se misturam a outros grandes como Rubens Barrichello, Cacá Bueno, Nelsinho Piquet, Lucas Di Grassi e o campeão Daniel Serra. A eles se unem astros internacionais como Jamie Green, Oliver Jarvis, Felipe Nasr e Augusto Farfus. Pilotos que há tempos não aceleravam na categoria estão de volta, mas algumas ausências expressivas também são bem sentidas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Exatamente três meses depois de Ricardo Maurício cruzar a linha de chegada de Interlagos para vencer a prova derradeira do ano passado, que viu a consagração de Daniel Serra como grande campeão em 2017, a Stock Car volta às pistas para a disputa da Corrida de Duplas, prova que abre a histórica 40ª temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro no próximo sábado, novamente no sagrado autódromo paulistano, com os primeiros treinos começando a partir desta quarta-feira (7). Vai ser uma verdadeira festa do esporte a motor proporcionada pela Stock Car, que traz várias estrelas do Brasil e do exterior para se juntar aos astros nacionais que compõem um dos grids de mais alto nível em todo o mundo. Ao todo, nada menos que 66 pilotos, entre titulares e convidados, vão acelerar a partir de logo mais em Interlagos.

 
Pilotos consagrados como Serra, Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Felipe Fraga, Marcos Gomes, Átila Abreu, além dos ‘novatos’ Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi e tantos outros vão se juntar a competidores que competem em grande nível no exterior, como Jamie Green, Oliver Jarvis, Filipe Albuquerque, Pipo Derani, Augusto Farfus e Felipe Nasr, para citar só alguns. E o grande destaque desta prova, além da competição por si só, é a participação de Felipe Massa, que faz pela Cimed sua primeira corrida oficial depois de ter encerrado uma carreira vitoriosa na F1.
Três meses depois da vitória de Maurício e da conquista do título de Serra, a Stock Car volta com a Corrida de Duplas (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Nelsinho e Di Grassi valem um parágrafo à parte. Seguramente, os dois fazem parte do rol dos melhores pilotos do Brasil na década e são devidamente laureados na Fórmula E. Ambos com passagens pela F1, Piquet e Lucas têm um título cada na categoria dos carros elétricos, com o filho de Nelsão sendo campeão em 2014/15, enquanto Di Grassi é o atual detentor do título. Os dois nutrem uma rivalidade quase visceral, que já vem desde os tempos em que fizeram parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Renault para a F1, há mais de uma década. E essa rivalidade é uma bela pimenta para tornar a Stock Car ainda mais interessante em 2018
 
 
Após 2014, 2015 e 2016, a Corrida de Duplas vai ser realizada pela quarta vez. A prova não aconteceu na abertura da temporada passada em razão da crise financeira, principalmente, mas neste ano a Vicar, empresa que promove e organiza a Stock Car, resgatou a disputa para atrair cada vez mais a atenção do público e dos patrocinadores, mas também faz com que a corrida não seja meramente de exibição e tenha seu valor em termos de campeonato, distribuindo 20 pontos ao vencedor. A título de comparação, Marcos Gomes somou apenas seis tentos quando triunfou ao lado de Antonio Pizzonia há dois anos, em Curitiba.
Nelsinho Piquet chega à Stock Car com status de estrela com a Full Time (Foto: Duda Bairros/Vicar)
 
Oliveira e Albuquerque são apenas dois exemplos de grandes pilotos que brilham no exterior a trazer ainda mais peso ao grid da Corrida de Duplas, mas outros grandes também destacam-se, como Nasr, que retomou sua carreira internacional neste ano no SportsCar; Mark Winterbottom, astro da australiana V8 Supercars; os argentinos — sempre bons — Franco Girolami, Mariano Altuna e Damián Fineschi; e pilotos do GT e do WCTR, nova competição derivada do antigo WTCC, como Laurens Vanthoor, Nick Catsburg, Jean-Karl Vernay e Robin Frijns, além do piloto da Dragon na Fórmula E e ex-F1, o belga Jérôme D’Ambrosio.
 
A propósito, são dez os pilotos com passagens pela F1 inscritos para a disputa da Corrida de Duplas neste fim de semana. Felipe Massa vai ter a chance de correr pela Cimed, sua patrocinadora de longa data, ao lado do maior campeão em atividade na Stock Car, Cacá Bueno, no carro #0. Também faz parte desta seleta lista de ex-F1 o duas vezes vice-campeão do mundo, Barrichello, com passagem de destaque pela Ferrari. Nelsinho Piquet, pódio do GP da Alemanha de 2008, pela Renault; Lucas Di Grassi, Antonio Pizzonia e Ricardo Zonta integram a relação. 
Piloto da Audi no DTM, Jamie Green vai correr ao lado de Júlio Campos na Prati-Donaduzzi (Foto: DTM)
Tarso Marques, primeiro companheiro de equipe de Fernando Alonso na F1, volta ao grid nesta prova como piloto da Mico’s, enquanto Luciano Burti, fora da categoria desde 2016, regressa como parceiro de Diego Nunes. Nasr, que volta a acelerar em Interlagos pela primeira vez também desde 2016, quando se emocionou e emocionou o público ao pontuar com a Sauber em uma prova incrível, e o belga D’Ambrosio, ex-Virgin, completam a lista, que também teria Roberto Merhi, mas o espanhol, escalado para ser o parceiro de César Ramos na Blau, não pode vir ao Brasil em razão de compromissos com a F2 na Europa.
 
Dentre os ‘sumidos’, aqueles que há algum tempo não disputam uma corrida, aparecem Marques e Vitor Meira — este campeão do Brasileiro de Marcas de 2015 —, que não aceleram na categoria desde o início de 2016, assim como Burti. Nonô Figueiredo, dono de quase 200 largadas e três vitórias, não disputa uma prova da categoria desde 2015. Mas o paulista seguiu sua carreira nos últimos anos no automobilismo nacional pelo Brasileiro de Marcas, sendo campeão em 2016 e vice no ano passado, e agora vai assumir um novo papel na Stock Car: o de diretor-técnico da equipe Hero. Em Interlagos, Nonô vai ser parceiro do piloto mais novo e o único totalmente sem experiência dentre os titulares: o jovem Bruno Baptista, oriundo da GP3.
Dono de grande carreira no endurance, Pipo Derani vai debutar na Stock Car com Marcos Gomes (Foto: Drew Gibson)
Para se ter uma ideia do quanto o grid da Stock Car é bastante diversificado e qualificado, há espaço também para os jovens de grande talento, tanto titulares quanto convidados. Guilherme Salas, por exemplo, alcançou seu primeiro brilho na categoria justamente na Corrida de Duplas de 2016, quando emocionou o público ao ajudar Ricardo Maurício a garantir a pole daquela prova em Curitiba. O piloto de Jundiaí faz sua estreia pela Hot Car, que trouxe também Rafael Suzuki para 2018.

Pipo Derani, um dos grandes pilotos brasileiros do endurance nos últimos anos, também vem para Interlagos para correr ao lado de Marcos Gomes na Cimed. Vale também uma menção aos talentos que vêm do antigo Brasileiro de Turismo, que vem revitalizada como Stock Light em 2018: o campeão Gabriel Robe, além dos paranaenses Gustavo Frigotto e Gustavo Myasava.

Laurens Vanthoor e Ricardo Zonta vão reeditar dupla no carro #10 da Shell Racing (Foto: José Mário Dias)
Em meio a tantos nomes de prestígio no Brasil e lá fora, também é possível dizer que a Corrida de Duplas tem suas ausências bem notadas. Uma delas é a do luso António Félix da Costa, que correu ao lado de Allam Khodair nos três anos em que a prova foi disputada e sempre foi ao pódio. Desta vez, o ‘gajo’, que correu pela Hero na penúltima etapa do ano passado, em Goiânia, fica fora da festa, assim como Bruno Senna e Nicolas Prost, que já correram como convidados da farmacêutica Prati-Donaduzzi, hoje patrocinadora principal da RX Mattheis. 
 
Pilotos como Helio Castroneves e Juan Pablo Montoya, que correm pela Penske no SportsCar, também poderiam, em tese, fazer a Corrida de Duplas. Mas o contrário não se aplica a Tony Kanaan e Matheus Leist, que vão disputar a prova de abertura da Indy nas ruas de São Petesburgo, Flórida, neste mesmo fim de semana, assim como os pilotos da Nascar. Nomes como o mexicano Daniel Suárez, que recentemente fez as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, e o norte-americano Justin Allgaier, que costuma correr ao lado de Miguel Paludo nas provas de endurance da Porsche GT3 Cup, em teoria seriam participantes em potencial.
Em nova fase na carreira, Nasr volta a acelerar em Interlagos. Agora, pela Stock Car (Foto: Divulgação)

Por mais emoção, Corrida de Duplas tem novo formato

Pela primeira vez desde que a Corrida de Duplas é realizada, a prova vai acontecer em um sábado à tarde. A disputa, que vai ter transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV, está marcada para começar às 13h30 (horário de Brasília) e terá 60 minutos de duração mais uma volta.

Além da maior pontuação — equivalente à corrida 2 de uma rodada dupla —, o novo formato da Corrida de Duplas compreende também a obrigatoriedade de troca dos quatro pneus, quando vai acontecer o revezamento entre os pilotos — com a ordem entre titulares e convidados a ser definida por cada uma das equipes.

O carro de Barrichello vem com novas cores para a temporada 2018 da Stock Car (Foto: Instagram/Rubens Barrichello)

Outra novidade é a maior importância do 'Hero Push', elemento criado pela Stock Car no ano passado para fazer com que o fã possa ajudar seu piloto preferido com um botão de ultrapassagem extra.

Assim como aconteceu na prova derradeira de 2017, seis pilotos vão poder ser escolhidos pelo público por meio do site oficial da categoria. Mas diferente do habitual, o piloto vai poder acionar o Hero Push a qualquer momento. Antes, era preciso esperar uma volta para acionar o push-to-pass. A novidade promete ajudar ainda mais os competidores em situação de ultrapassagem.

 
A seguir, confira a lista dos pilotos titulares e convidados que vão disputar a etapa inaugural da temporada 2018 da Stock Car. E o GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ tudo sobre a Corrida de Duplas neste fim de semana em Interlagos.
29 DANIEL SERRA
JOÃO PAULO OLIVEIRA
BRA
BRA
RC/EUROFARMA  
 
65 MAX WILSON
FELIPE GIAFFONE
BRA
BRA
RC/EUROFARMA  
 
21 THIAGO CAMILO
NICO MÜLLER
BRA
SUI
IPIRANGA RACING  
 
3 BIA FIGUEIREDO
BETO MONTEIRO
BRA
BRA
IPIRANGA RACING  
 
11 LUCAS DI GRASSI
AUGUSTO FARFUS
BRA
BRA
HERO  
 
44 BRUNO BAPTISTA
NONÔ FIGUEIREDO
BRA
BRA
HERO  
 
0 CACÁ BUENO
FELIPE MASSA
BRA
BRA
CIMED  
 
88 FELIPE FRAGA
NICK CATSBURG
BRA
HOL
CIMED  
 
80 MARCOS GOMES
PIPO DERANI
BRA
BRA
CIMED  
 
12 LUCAS FORESTI
JÉRÔME D'AMBROSIO
BRA
BEL
CIMED  
 
51 ÁTILA ABREU
MARK WINTERBOTTOM
BRA
AUS
SHELL RACING  
 
10 RICARDO ZONTA
LAURENS VANTHOOR
BRA
BEL
SHELL RACING  
 
111 RUBENS BARRICHELLO
FILIPE ALBUQUERQUE
BRA
POR
FULL TIME  
 
33 NELSINHO PIQUET
ROBIN FRIJNS
BRA
HOL
FULL TIME  
 
90 RICARDO MAURÍCIO
FELIPE NASR
BRA
BRA
FULL TIME  
 
70 DIEGO NUNES
LUCIANO BURTI
BRA
BRA
FULL TIME BASSANI  
 
4 JULIO CAMPOS
JAMIE GREEN
BRA
ING
PRATI-DONADUZZI/RX  
 
1 ANTONIO PIZZONIA
OLIVER JARVIS
BRA
ING
PRATI-DONADUZZI/RX  
 
83 GABRIEL CASAGRANDE
CHRIS VAN DER DRIFT
BRA
NZL
VOGEL  
 
25 TUKA ROCHA
RAFA MATOS
BRA
BRA
VOGEL  
 
46 VITOR GENZ
DAVID MUFFATO
BRA
BRA
CARLOS ALVES/EISENBAHN  
 
77 VALDENO BRITO
JEROEN BLEEKEMOLEN
BRA
HOL
CARLOS ALVES/EISENBAHN  
 
5 DENIS NAVARRO
FRANCO GIROLAMI
BRA
ARG
CAVALEIRO  
 
110 FELIPE LAPENNA
GABRIEL ROBE
BRA
BRA
CAVALEIRO  
 
28 GALID OSMAN
DAMIÁN FINESCHI
BRA
ARG
CAVALEIRO  
 
18 ALLAM KHODAIR
ALLAN HELLMEISTER
BRA
BRA
BLAU  
 
30 CÉSAR RAMOS
KELVIN VAN DER LINDE
BRA
AFS
BLAU  
 
117 GUILHERME SALAS
MARIANO ALTUNA
BRA
ARG
HOT CAR/BARDAHL  
 
8 RAFAEL SUZUKI
JEAN-KARL VERNAY
BRA
FRA
HOT CAR/BARDAHL  
 
55 SÉRGIO JIMENEZ
GUSTAVO FRIGOTTO
BRA
BRA
SQUADRA G-FORCE  
 
9 GUGA LIMA
GUSTAVO MYASAVA
BRA
BRA
SQUADRA G-FORCE  
 
43 VITOR MEIRA
VICENTE ORIGE
BRA
BRA
MICO'S  
 
84 TARSO MARQUES
FERNANDO CROCE
BRA
BRA
MICO'S  
 
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.