Vencedores da Seletiva Petrobras 2017 completam atividades na Europa e partem para teste de turismo em Curitiba

Foram dois dias de testes de F4 e um dia em um simulador de F1 na Itália durante as ações que fazem parte do programa de orientação para os campeões da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Foi uma semana de novas experiências para os vencedores da Seletiva de Kart Petrobras 2017. João Rosate, Murilo Coletta e Enzo Elias encerraram as ações na Europa com o gostinho de quero mais.

 
Foram dois dias de testes de F4 com a equipe DieGi Motorsport, no circuito Tazio Nuvolari, em Pavia, na Itália. E, na sequência, a experiência num simulador de F1 na empresa do engenheiro russo Anton Stipinovich, que já desenvolveu simuladores para várias escuderias da Europa e da própria F1. As ações fazem parte do programa de orientação para os melhores colocados na 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras.
 
Os testes na pista de 2,805 km aconteceram com pista seca, mas no primeiro dia os pilotos tiveram mais dificuldades para se adaptar à baixa temperatura no local.
O campeão João Rosate andando de F4 (Foto: Fábio Oliveira)

"No fim, eles andaram muito bem. Na verdade, foram acima das expectativas, pois, apesar de os três já correrem de carro, nenhum deles conhecia a pista e só o Coletta havia feito um breve teste, dois anos atrás, com um F4. Mesmo que os tempos de volta ao final tenham sido ótimos, o que realmente importa é que os três tiveram a oportunidade de conhecer o carro, o método de trabalho de uma equipe profissional da Europa e mostraram capacidade de aprendizado muito boa, já que a cada saída para a pista eles evoluíam", contou Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras desde 1999.

 
"No simulador também foi muito bacana. Eles ficaram surpresos porque não imaginavam encontrar um equipamento tão sofisticado e difícil de pilotar", destacou Carcasci.
 
"Acho que a cada ano que passa o prêmio que a Seletiva entrega é melhor compreendido pelos pilotos e por quem os acompanha e isso faz com que ele seja ainda melhor aproveitado. Dá para perceber que, em apenas uma semana na Europa, eles mudam a maneira de enxergar o automobilismo, particularmente porque agora têm uma ideia muito mais próxima do que é o automobilismo profissional e podem tomar as decisões que têm que tomar, com muito menos chance de errar. Tenho certeza que esses três garotos têm agora informações suficientes para iniciar a carreira nos carros da melhor maneira, qualquer que seja a opção: turismo ou monoposto", finalizou.
Teve teste de simulador para os meninos da Seletiva 2017 (Foto: Fábio Oliveira)
O campeão Rosate também ressaltou o profissionalismo e aprendizado. "Foi ótimo! Fico sem palavras para descrever o quão boa foi a experiência que a Seletiva me deu. Foi uma semana onde aprendi muito e me surpreendi muito positivamente. O que mais me chamou atenção foi, de longe, o profissionalismo do pessoal. Tanto na pista com o F4 quanto no simulador. Foi tudo incrível e eu não vejo a hora de poder repetir tudo isso", disse o piloto goiano.
 
Coletta também elogiou todo o programa e comemorou sua evolução durante os testes. "Aprendi muito, melhorei muito as minhas técnicas de pilotagem, evoluí a cada saída, então foi muito bom. O que mais me chamou a atenção foi o simulador. Você está em contato com uma tecnologia de ponta, bem difícil de entender, que tem suas manhas, mas é bem interessante e surpreendente", frisou o paulista.
 
Mais jovem entre os vencedores, Elias destacou o quanto a experiência irá ajudá-lo no futuro. "Difícil explicar o quanto estou feliz e como acrescentou essa experiência na minha carreira. Pilotar um F4 foi demais, a integração com a equipe também. Eles puderam mostrar como é o jeito europeu, o trabalho deles e acredito que, quando chegarmos lá, vai ser mais fácil para entender, pois já temos uma base. No simulador foi incrível também, podemos sentir como é o trabalho dos pilotos e ver como eles conseguem se desenvolver fora das pistas. É um simulador que tem tudo o que você possa imaginar, o melhor que eu já testei. São experiências que acrescentam bastante, ter várias sensações diferentes e agora não vejo a hora de testar um carro de turismo", concluiu o brasiliense.
Os três vencedores da Seletiva 2017 (Foto: Fábio Oliveira)
De volta ao Brasil, os pilotos preparam-se agora para o primeiro teste com carros de turismo. A experiência acontecerá nesta sexta-feira (1), em Curitiba, com os carros da Sprint Race, a porta de entrada para os pilotos que saem do kart e almejam seguir carreira no turismo.
 
Elias, melhor estreante da Seletiva 2017, e o quinto colocado, Vinícius Ponce, participarão das atividades. Ponce entrará na ação no lugar de Coletta, terceiro colocado na final da Seletiva, que terá vestibular nesta data e não poderá viajar para o teste na pista paranaense.
 
Os dois terão um coach especial durante o teste: o atual campeão João Rosate, que já corre na Sprint e, inclusive, está liderando a categoria. Por este motivo, Rosate não poderá participar da atividade, já que alguns dias depois ele estará brigando pelo título no traçado. O piloto Thiago Marques, idealizador da Sprint Race, estará ao lado dos pilotos também durante toda a ação.
 
FIM DE UMA GERAÇÃO

GIAFFONE: “BRASIL TEVE SORTE POR TER PILOTOS POR TANTO TEMPO NA F1”

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.