Finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2017: Enzo Elias, brasiliense, 15 anos

Aos 15 anos, Enzo Weisheimer Elias conquistou o direito de disputar a grande final da Seletiva de Kart Petrobras. O brasiliense fez a estreia no kart em 2011 e obteve a classificação para a decisão da Seletiva durante a rodada da Copa SP Light de Kart, que ocorreu no kartódromo Aldeia da Serra, em São Paulo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O brasiliense Enzo Elias, de apenas 15 anos, será mais um estreante entre os finalistas da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. Mesmo com a pouca idade, o piloto tem no currículo importantes conquistas no kart, nas categorias Junior Menor e Junior. A inspiração do jovem vem do ousado Lewis Hamilton, tricampeão mundial de F1. Mas Enzo também se espelha em Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansel e Nelson Piquet. 

 
Além das competições de kart e do empenho em conquistar o título da Seletiva, Elias está na disputa do F3 Academy 2017. E no campeonato-escola, Enzo já conquistou nove pódios e duas vitórias.
 
FICHA TÉCNICA
Nome completo: Enzo Weisheimer Elias, 15 anos
Data de nascimento: 08/02/2002  
Local de nascimento: Brasília (DF)
Ano de estreia no Kart: 2011
 
Principais resultados: Campeão  do 15º Super Kart Brasil, Junior Menor, Aldeia da Serra – Campeão do 20º Super Kart Brasil, Junior Menor, Paulínia-SP- Vice-Campeão do TopKart Brasil 2015, Junior Menor, Beto Carreiro-SC- 3º Lugar, Copa do Brasil de 2015 – Junior Menor, Vespasiano –MG- Vice-Campeão Paulista de 2015, Junior Menor, São Paulo – SP – Campeão Brasiliense de 2015, Junior Menor, Brasília-DF- Campeão da Copa Guará de 2015, Junior Menor, Brasília–DF- Campeão do TOP KART Brasil de 2016, Junior, (realizado em Interlagos – SP) 
 
O que fez em 2017: Campeonato de F3 Academy 2017 
 
Participações anteriores na Seletiva: estreia
Enzo Elias garantiu vaga na Seletiva Petrobras (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Como foi a etapa em que se classificou?
Eu acredito que foi um das etapas mais difíceis e disputadas! Depois de um ano sem realizar uma corrida de kart com um nível nacional, minhas expectativas eram boas pelos treinos que eu vinha fazendo aqui em Brasília, porém não imaginei que seria tão bom quanto foi. Naprimeira corrida não conquistei a vaga e a vitória por 0.05s e na segunda tive um problema com os pneus, mas consegui manter a calma, extrair o máximo do carro e somar os pontos suficientes para conquistar a vaga na somatória da etapa.
 
Essa será sua primeira participação na final da Seletiva de Kart Petrobras. Qual é a sua expectativa?
Minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito que de toda minha carreira estou na minha melhor forma e depois de um resultado incrível na disputa pela vaga da Seletiva, estou confiante de que tenho chances de levar o título.
 
Qual a importância de ser um finalista da Seletiva de Kart Petrobras?
Realmente é um enorme privilégio e honra, pois sei que é uma competição de nível altíssimo e que apenas os melhores são selecionados. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Você já olhou o regulamento da Seletiva? O que achou?
Já olhei sim, conhecia um pouco, mas depois de estudar mais aprofundada mente pude perceber o quão equilibrado, disputado e com propósito de mostrar o melhor piloto e não o melhor equipamento. 
 
Do que tem visto, como avalia o nível dos seus concorrentes?
Sem dúvida nenhuma o nível atual está muito alto, com pilotos experientes e que levam consigo uma série de títulos importantes. 
 
Como irá se preparar para a grande final?
Vou treinar de kart todos os dias aqui em Brasília, uma preparação física que já venho fazendo, mas que irá se intensificar e pretendo realizar um treino com o motor a ser usado na grande final, pois nunca tive nenhum tipo de contato com este equipamento.
 
Quais competições irá participar até novembro?
Até o momento apenas o campeonato regional de kart, que é o Campeonato Brasiliense de Kart. 
 
Se não chegar na F-1, onde espera chegar? 
Pretendo viver do automobilismo, em qualquer lugar do mundo em que eu possa sentir um motor roncando do meu lado. Vejo diversas categorias com ótimas oportunidades como a Indy, o DTM, a Stock Car, e acho que essas três seriam umas das minhas principais escolhas.
 
Quem são seus ídolos da atualidade? E do passado? 
Me espelho bastante no Lewis Hamilton, acredito que ele tenha uma das maiores virtudes que um piloto possa ter que é a capacidade de conhecer todas as reações de seu carro e realizar "a volta" na hora exata. Não tenho como não colocar o Ayrton Senna em primeiro dos meus ídolos, mas claro que existem outros grandes nomes que admiro como Alain Prost, Nigel Mansel, Nelson Piquet, entre outros.
’EXTRAORDINÁRIO’

DI GRASSI VÊ HAMILTON COMO UM DOS TRÊS MAIORES DA HISTÓRIA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.