Primeiros treinos para etapa de São Luís da Seletiva de Kart Petrobras começam já nesta sexta-feira

A etapa de São Luís, no Maranhão, vai decidir mais três finalistas da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. Depois da etapa no Nordeste, a última oportunidade para os pilotos vai acontecer em Itumbiara

A terceira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras definirá neste sábado ( 20) mais três finalistas para a decisão da 16ª edição do evento. A disputa acontecerá no kartódromo João Sallen, em São Luís, no Maranhão, e os treinos já começam nesta sexta (19).
 
A classificação será no sábado às 9h45. Em seguida, serão realizadas as duas baterias, com 15 voltas cada. A primeira terá largada às 11h15. A segunda acontecerá a partir das 12h55. O grid da última prova será definido pela ordem de chegada na bateria inicial, mas com os cinco primeiros em posições invertidas. Nas duas disputas, os dez primeiros somam pontos. A Seletiva faz parte da programação da Copa São Luís de Kart.
 
O traçado do kartódromo conta com 1 km de extensão e as provas acontecem no sentido horário. A única etapa da Seletiva no Nordeste em 2014 promete uma briga boa entre os pilotos da região e competidores do Sudeste que já confirmaram presença. O paulista Giuliano Raucci, que corre federado pelo Maranhão, é um dos candidatos já inscritos, além de José Rezende Neto, piloto local e que quase se classificou para a final da Seletiva no ano passado.
São Luís recebe a etapa da Seletiva (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
A expectativa é de que muitos pilotos do Sudeste participem da competição. O paulista Matheus Iorio, de 17 anos, que está correndo na F3 Brasil Light é um dos confirmados. Ele, inclusive, já disputou a última etapa do campeonato maranhense, para se adaptar ao traçado.
 
"Estou muito animado para a corrida, ainda mais por ter feito uma etapa do campeonato maranhense no mês passado. Adorei a pista, que é muito técnica e rápida. Além disso, fui muito bem acolhido pelos maranhenses, assim, me sinto praticamente em casa pra correr esta etapa, e buscar a vaga na Seletiva de Kart Petrobras, que é um campeonato muito importante", destacou o paulista.
 
Nesta etapa que participou, ficou em segundo lugar, atrás apenas de Rafael Suzuki, que foi campeão da Seletiva em 2007 e que hoje corre na Stock Car. Suzuki, que mora em São Luís, também irá prestigiar o evento, embora não possa mais disputar a vaga. 
 
"O prêmio da Seletiva foi muito importante para eu dar o primeiro passo na transição do kart para os campeonatos fórmulas. Acho o formato da competição bem interessante, e exige diferentes habilidades dos pilotos. Eu sempre disputei as eliminatórias no Maranhão, e, agora, morando em São Luís, o kartódromo tem sido minha base de treinos técnicos, já que não podemos treinar com o carro da Stock Car. Tenho certeza que a disputa será bem acirrada, como em todos os anos", declarou.

A última etapa qualificatória da Seletiva acontece em Itumbiara, Goiás, em 11 de outubro. A final do campeonato está marcada para Guaratinguetá, também em outubro, entre os dias 27 e 29. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.