Tom Filho se aproveita de acidente de líderes e vence agitada corrida 1 da Porsche GT3 Cup em Interlagos

A Porsche GT3 Cup teve uma corrida 1 bastante agitada na manhã deste sábado. Em Interlagos, Tom Filho se aproveitou de diversos incidentes para conquistar a vitória na classe 4.0. Na classe 3.8, foi nelson Monteiro quem cruzou a linha de chegada em primeiro

Que corrida 1 cheia de reviravoltas a da Porsche GT3 Cup. Neste sábado (12), Tom Filho se aproveitou dos incidentes com Tom Valle e Rodolfo Toni para conquistar a vitória da movimentada prova desta manhã.
 
Valle tinha tudo encaminhado no circuito paulistano. Largando da pole-position, o piloto tinha ritmo dominante e vinha com confortável vantagem na ponta do pelotão. Até que, perto do fim da prova, acabou rodando sozinho e perdendo a liderança.
 
A liderança, então, caiu no colo de Rodolfo Toni. O piloto também tinha ritmo dominante e vinha apresentando bom ritmo para trazer a vitória para casa. Mas de maneira surpreendente, o competidor acabou também rodando e caindo no pelotão.
 
Quem se aproveitou de tudo isso foi Tom Filho. Conseguindo levar o carro até o final da prova, o piloto subiu no degrau mais alto do pódio. Sylvio de Barros foi o segundo, com Maurizio Billi completando o top-3.
 
Na classe 3.8, após o pole-position Chico Horte ter problemas ainda no início da prova, Nelson Monteiro pulou para primeiro e dali não saiu mais. Paulo Totaro foi o segundo, com Marco Billi completando o pódio.
Tom Filho (Foto: Rafa Catelan)
Saiba como foi a corrida 1 da Porsche GT3 Cup em Interlagos:
 
O clima da primeira corrida da Porsche GT3 Cup estava bastante diferente da classificação. Com céu bastante encoberto, as temperaturas estavam amenas, com o termômetro chegando em 22ºC.
 
Na pole-position da classe 4.0, quem saia era Tom Valle. Largando ao seu lado aparecia Tom Fillho, com Maurizio Billi e Sylvio de Barros, quem ponteia a classificação, completando a segunda fila do grid de largada.
 
Mais para trás, na classe 3.8, era Chico Horta quem largava da posição de honra. Nelson Monteiro saia ao seu lado, com Marco Billi e Paulo Totaro, atual líder da classificação, vindo logo na fila de trás.
 
Enfim a saída foi liberada no circuito paulistano. Tom Filho bem que tentou pular para a ponta do pelotão, mas o #99 conseguiu segurar o adversário. Quem fez boa largada foi Rodolfo Toni, que já aparecia na terceira posição.
 
Mais para trás na pista, Chico Horta também fez ótima largada para se segurar na primeira colocação. Nelson Monteiro e Marco Billi eram quem apareciam em segundo e terceiro, respectivamente, mantendo suas posições.
 
Mas pouco depois do início da disputa, o Horta, que estava com um carro estilizado com o número #666 teve problema e sequer conseguia acompanhar os adversários, terminando o primeiro giro muito depois e caindo para último.
 
Com 18 minutos para a bandeira quadriculada, Valle já sumia na ponta e sustentava uma liderança de 2s398. Rodolfo Toni era o segundo colocado do momento, com Tom Filho fechando o top-3.
 
Mais para trás, Adalberto Baptista tentou uma passada em cima de Sylvio de Barros para tentar tomar a sexta colocação. Os pilotos acabaram se tocando e o #5 acabou escapando do traçado, caindo para décimo.
 
Na classe 3.9, Nelson Monteiro também tinha grande ritmo na ponta do pelotão. O piloto tinha um respiro de 1s447 na primeira colocação, enquanto Marco Billi, o segundo e Alan Turres, o terceiro, vinham disputando posições.
 
Adalberto Baptista, então, sofreu um novo incidente. Com pouco mais de dez minutos para o fim, o piloto tentou tomar a posição de Marcio Mauro. No entanto, quando foi tentar o bote, tocou na traseira do adversário e rodou, ficando virado na área de escape. Ele voltou para a pista em 11º.
 
Então, na classe 3.8, Alan Turres acabou rodando sozinho no traçado. Com um problema em seu carro, o piloto acabou ficando parado na área de escape. Quem acabou tendo problemas também foi Marco Billi, que caiu para quarto.
 
Na reta final da prova, Valle seguia na liderança da classe 4.0, com Rodolfo Toni e Tom Filho completando os degraus do pódio. Maurizio Billi e Sylvio de Barros fechavam o rom dos cinco melhores do momento.
 
Mais para trás, na classe 3.8, Nelson Monteiro tinha uma larga vantagem na primeira colocação do pelotão, com Paulo Totaro e Patrick Choate fechando o top-3. Marco Billi e André Gaidzinski completavam o top-5.
 
Então, em uma incrível reviravolta, Tom Valle acabou se envolvendo em um incidente na descida do lago. O piloto rodou sozinho e saiu do traçado, perdendo a liderança do pelotão, que caiu no colo de Rodolfo.
 
Logo mais para frente, quem também acabou prejudicado foi Toni. O competidor também acabou rodando sozinho e saindo do traçado. O novo líder era Tom Filho, com Maurizio Billi em segundo e Sylvio de Barros em terceiro.
 
Na classe 3.8, Nelson Monteiro ainda era o primeiro colocado, com Paulo Totaro aparecendo em segundo e Marco Billi completando o top-3 da corrida.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.