Paludo conquista pole-position em classificação acirrada da Porsche Carrera Cup em Interlagos

O Autódromo de Interlagos foi palco de uma classificação bastante disputada nesta sexta-feira. Na tomada de tempos da Porsche Carrera Cup, Miguel Paludo conquistou a pole-positon da classe Carrera Cup 4.0, enquanto Gaetano di Mauro foi da Carrera Cup 3.8. Na GT3 Cup 4.0, Adalberto Baptista abocanhou a posição de honra do grid, com Alexandre Auler sendo o mais veloz da GT3 Cup 3.8

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

No fim da tarde desta sexta-feira (13), os motores roncaram em Interlagos para a classificação da Porsche Carrera Cup. Em uma volta voadora na reta final de uma tomada de tempos bastante disputada, Miguel Paludo conquistou a pole-position da Carrera Cup 4.0 ao anotar a marca de 1min36s192.

Na Carrera Cup 3.8, também foi vista uma boa briga ao longo dos 15 minutos de sessão no circuito paulista. No final, quem acabou levando a melhor foi Gaetano di Mauro, que vai largar da posição de honra do grid.

Na tomada de tempos da GT3 Cup 3.8, Alexandre Auler mostrou grande desempenho durante os 15 minutos de atividade para ficar com a pole-position da classe. Por fim, Adalberto Baptista é quem ficou com a posição de honra do grid da GT3 Cup 4.0.

Miguel Paludo conquistou a pole em Interlagos (Foto: Reprodução)

Saiba como foi a classificação da Porsche em Interlagos:

Seguindo a programação da etapa, a primeira classe que foi à pista foi a Carrera Cup 3.8. No autódromo paulista, o céu estava aberto sem chances de chuva e o calor predominava. O termômetro marcava 31ºC de temperatura, com a pista beirando os 49ºC.

Quando liberados, os pilotos logo seguiram para o traçado. O primeiro a marcar uma volta rápida foi Eloi Khouri, com o tempo de 1min39s319. No entanto, ele logo foi superado por Marcel Coletta, que cravou 0s315 mais veloz.

E os dois pilotos logo começaram um emocionante embate pela pole-position. O #21 logo tomaria a ponta novamente ao fazer 1min38s583, até que no giro seguinte o adversário retomou o primeiro posto.

Com menos de seis minutos para o encerrar dos cronômetros, os tempos começaram a cair cada vez mais. Khouri tomou novamente a primeira colocação, com Di Mauro surgindo em segundo com uma diferença mínima de 0s048 e Marcel Coletta em terceiro.

Nos minutos finais, então, Di Mauro acertou uma volta voadora para tomar a pole-position provisória com uma vantagem de 0s332 para o segundo colocado Khouri. Enquanto isso, Marcel Coletta já havia recolhido para os boxes encerrado sua sessão.

Por fim, quem ficou com a pole-position da Carrera Cup 3.8 foi o #11, com 1min37s930. O #21 larga da segunda colocação, com Marcus Vario, Marcel Coletta e Bruno Baptista completando o rol dos cinco primeiros.

Di Mauro comemora classificação (Foto: Bruno Terena)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A classe que em seguida se dirigiu para a pista foi a Carrera Cup 4.0. Assim como na classificação anterior, o sol ainda brilhava forte e os carros teriam direito a 15 minutos de tomada de tempos.

Com dez minutos faltando para o final da sessão, Pedro Queirolo sustentava a liderança com o tempo de 1min37s826. Com 0s308 de atraso, vinha JP Mauro em segundo e Constantino Jr fechando o top-3 do momento.

Mas a pole-position virtual logo mudaria de mãos. No giro rápido seguinte, o atual líder da classificação Marçal Müller encaixava 1min36s625 para pular para a ponta. Seu tempo era 0s039 superior ao do segundo, o piloto #90. Depois, ele aumentou sua vantagem para 0s251.

Faltavam menos de cinco minutos para o tremular da bandeira quadriculada em Interlagos e os pilotos seguiam baixando as suas marcas. Ricardo Baptista logo pulou para primeiro com um tempo 0s008 superior ao de Müller. Werner Neugebauer vinha em terceiro. Apenas 0s200 separavam o primeiro do quinto.

De forma surpreendente, então, Miguel Paludo deu o pulo do gato para abocanhar a pole-position da Carrera Cup 4.0 com o tempo de 1min36s192. Baptista é quem larga ao seu lado, com Müller, Neugebauer e Kaesemodel aparecendo logo atrás.

Pouco depois, foi a vez da GT3 Cup 3.8 ir para a pista. O primeiro piloto que se dirigiu para o traçado foi Marco Billi, mas quem tomou a ponta da tabela era Alexandre Auler com 1min41s991. O #83 vinha logo atrás, com Paulo Totaro em terceiro. O líder, depois de cravar seu giro rápido, cometeu um erro e ficou na contramão da pista, mas nada aconteceu ao piloto.

Desde o início das tomadas de tempo do circuito paulista, a temperatura começou a baixar. Os termômetros indicavam 27ºC, com a pista agora atingindo a casa de 44ºC. Enquanto isso, Billi tomava para si a pole-position virtual, com Chico Horta vindo em segundo.

Na fase final do treino classificatório, os tempos foram baixando vertiginosamente, com Alexandre Auler sustentando uma expressiva vantagem na ponta. E dali para o final, nada mais mudou, com o #55 largando da posição de honra do grid pela primeira vez. Billi é o segundo, com Nelson Monteiro saindo em terceiro.

Com a tarde indo embora, a GT3 Cup 4.0 foi a última classe a ir para o traçado do Autódromo José Carlos Pace. Com pista liberada, os pilotos logo deixaram os boxes para marcarem seus tempos rápidos.

Tom Valle foi o primeiro competidor a anotar uma volta com 1min37s605, seguido de Carlos Ambrósio e Sylvio de Barros completando o rol dos três mais velozes daquele momento. Ele chegou a ser superado por Rodolfo Toni, mas logo bateu o #53 por 0s324.

Faltavam menos de cinco minutos para o cronômetro zerar em Interlagos e Adalberto Baptista sustentava a pole provisória ao ter anotado 1min36s894. Valle era o segundo, com Toni, Luca Seripieri e Maurizio Billi logo atrás. Dali para o final, quase nada mudou, com o #10 garantindo a posição de honra do grid, seguido pelo #99, #53, #34 e #31.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.