Na preliminar da F1, Kaesemodel busca repetir vitória em Interlagos. E ainda sonha com bicampeonato da Porsche GT3 Cup

Atual campeão da Porsche GT3 Cup na Sprint, Lico Kaesemodel sabe que é difícil, mas sonha em colocar novamente a Shell Racing no topo da categoria. Tudo passa, obrigatoriamente, por uma boa jornada na rodada dupla deste fim de semana em Interlagos, onde a Porsche Cup vai novamente integrar o cronograma de atividades do GP do Brasil de F1

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O fim de semana do GP do Brasil de F1, em Interlagos, também vai marcar a coroação do campeão da classe Sprint da Porsche GT3 Cup. São quatro os pilotos com chances de faturar o título na rodada dupla que vai ser disputada entre 11 e 12 de novembro, sábado e domingo. Miguel Paludo lidera o campeonato com 172,5 pontos. Por sua vez, o atual campeão da Sprint e representante da Shell Racing no grid da categoria, Lico Kaesemodel, aparece em quarto com 146, sem contar os descartes. Mesmo ciente de que sua missão rumo ao bicampeonato não é das mais fáceis, o curitibano de 34 anos sonha com a taça. E isso passa, obrigatoriamente, pela repetição da vitória em São Paulo.

 
No ano passado, Kaesemodel largou na pole e liderou todas as voltas da corrida 2 em Interlagos. Debaixo de muita chuva e já com o título da Porsche GT3 Cup garantido, o curitibano brilhou no molhado e faturou uma vitória contundente na pista. Mas os comissários lhe aplicaram uma punição, que determinou o segundo lugar como posição final para Lico.
 
A campanha do piloto ao longo da temporada 2017 teve uma vitória na Sprint, conquistada no Velo Città, que também foi palco do triunfo de Kaesemodel ao lado de Ricardo Zonta na Endurance Series. Durante o campeonato, Lico lidou com alguns problemas e enfrentou punições que atrapalharam sua jornada rumo ao bi. Mas o piloto garante que vai lutar até o fim, enquanto houver chance de faturar a taça.
Lico Kaesemodel vai tentar o bi da Porsche GT3 Cup neste fim de semana em Interlagos (Foto: Luca Bassani)
Sabedor das suas condições quanto ao título, Kaesemodel não desanima. “Vamos lutar até o fim. Tenho chance, sei que tenho. Não são tão grandes, mas temos de nos agarrar a elas”, declarou o dono do carro #63 da Shell V-Power Racing. O experiente paranaense, contudo, não se mostra completamente satisfeito com sua temporada.
 
“Por ser o atual campeão da Sprint, eu até esperava um pouco mais. Mas tive alguns problemas na metade do campeonato, algumas punições que, na minha visão, foram injustas. Mas aconteceram, é isso aí. Conquistar o título é um pouco difícil, mas vamos ver. Tem de ver os descartes, ainda. Mesmo assim, estamos na briga. O campeonato só vai ser decidido na bandeirada da segunda corrida”, comentou.
 
Correr em Interlagos é sempre especial. E ainda mais quando se trata de uma preliminar do GP do Brasil de F1, com milhares de torcedores nas arquibancadas. É mais uma motivação para Lico buscar repetir o feito logrado no ano passado. “A expectativa é a melhor possível. É uma corrida junto com a F1, tem uma energia especial, a arquibancada vai estar cheia. Vou fazer meu melhor. Ano passado, venci na chuva. Então, vamos para cima”, destacou Lico.
Lico Kaesemodel venceu no ano passado debaixo de chuva em São Paulo. Agora, sonha em repetir o resultado (Foto: Luca Bassani
Kaesemodel lembrou também que há uma certa mudança de dinâmica para a etapa deste fim de semana porque a programação compreende apenas o treino classificatório, previsto para a tarde de sexta-feira, além das duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, com duração idêntica de 25 minutos mais uma volta. Além disso, não basta apenas somar seu próprio resultado, mas também estar de olho nos principais adversários para alcançar o título. De qualquer forma, o principal é tentar chegar na frente.
 
“Muda um pouco, você começa a fazer todas as contas possíveis. Tive alguns problemas no meio do campeonato. Sobre a tática, é tentar ser o mais rápido possível. Não temos treino, vamos direto para a classificação. Assim, largar na primeira fila é o ideal”, sublinhou.
 

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Lico destacou o fato de que a Porsche GT3 Cup está em um nível técnico cada vez mais alto, e isso se mostra nítido neste campeonato, com quatro pilotos com chances de título e corridas muito mais equilibradas e imprevisíveis. “Neste ano, o campeonato está bastante competitivo. Isso só mostra como a categoria tem evoluído no nível de pilotos. Os carros são muito parecidos, mas em corridas curtas, um setup, uma asa a mais ou a menos, um clique de barra, tudo isso faz diferença. Não precisa preservar tanto o carro como na corrida de Endurance. Um pequeno acerto faz a diferença.”

 
Seja qual for o resultado do fim de semana quanto ao campeonato, Lico já guarda na lembrança bons momentos vividos em 2017 no Velo Città, palco das suas duas vitórias no ano até agora. “Falando da Sprint, o momento mais importante, para mim, foi o da pole-position e vitória no Velo Città. É uma pista que eu gosto bastante. Ganhamos lá também na Endurance Series com o Ricardo Zonta. Na Sprint, fizemos a pole e ganhamos. Foi um momento muito bacana”, recordou o competidor.
 
A programação da Porsche GT3 Cup para a etapa de Interlagos começa na sexta-feira com o treino classificatório para a categoria Cup, marcado para 15h55 e duração de meia hora. No fim do sábado, às 16h25, está marcada a primeira corrida do fim de semana, enquanto a corrida derradeira da categoria na Sprint acontece no domingo, horas antes da largada do GP do Brasil de F1, às 10h (horário de Brasília).

Porsche GT3 Cup e Shell: uma aliança bem-sucedida
 
A união entre a Shell e a Porsche Império GT3 Cup resultou em uma das mais importantes e sólidas parcerias no esporte a motor no Brasil. Lado a lado desde agosto do ano passado, as duas marcas, sinônimos globais de excelência e vitórias dentro e fora das pistas, desenvolveram a Shell V-Power Racing, gasolina premium de alta octanagem para carros de altíssima performance, com motores de até 460 cv.
 
Dener Pires, promotor e grande responsável pela Porsche Império GT3 Cup, destacou a parceria com a Shell, que diz respeito ao fornecimento e desenvolvimento de combustível de alta octanagem, mas vai muito além.
 
“Após quase dois anos na categoria e mais de 150 mil litros de combustível fornecidos, estamos muito satisfeitos com a parceria de fornecimento com a Shell. Os testes iniciais de performance foram muito positivos e, desde então, os carros competiram nas mais variadas situações”, destacou. 
Dener Pires (ao centro) destacou a parceria bem-sucedida entre a Porsche GT3 Cup e a Shell (Foto: Luca Bassani)
O piloto responsável por realizar o shakedown em todos os carros, tanto da classe Cup como também da Challenge, Dennis Dirani, membro da Academia Shell Racing, completa cerca de 700 km às vésperas de cada etapa, sendo também peça importante no desenvolvimento do combustível fornecido à categoria.
 

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A alta qualidade da Shell V-Power Racing é destacada por Dener Pires. “Já abrimos diversos motores para as revisões ao longo deste período e constatamos que o combustível oficial da categoria funcionou perfeitamente, garantindo a rigorosa isonomia de performance, que é uma marca característica da Porsche Império GT3 Cup desde sua fundação, em 2005”, explicou.

 
Outro ponto destacado por Pires diz respeito à parceria esportiva, que se traduz na presença de até dois carros no grid da Porsche Império GT3 Cup.
 
“Ainda dentro da pista, ressalto que a Shell ainda está presente com o carro do Lico Kaesemodel no calendário completo de Sprint e Endurance Series e patrocina um carro da classe Challenge nas corridas de longa duração, quando promove intercâmbio de seus engenheiros com outras categorias como estrategistas na Porsche Império GT3 Cup”, disse. 
A Shell marca presença na Porsche GT3 Cup com vitórias na pista e fora delas (Foto: Fernanda Freixosa)

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Entre outros profissionais, cabe salientar o trabalho feito por Thiago Meneghel. Chefe de equipe da TMG/Shell Racing na Stock Car, o engenheiro atua na Porsche GT3 Cup como estrategista da dupla formada por Kaesemodel e Ricardo Zonta na Endurance Series.

 
A ampliação da divulgação da Porsche GT3 Cup ao lado da Shell Racing também foi motivo de elogios de Dener, bastante feliz com a união entre duas grandes marcas que escrevem, a cada dia, seus nomes na história do esporte a motor brasileiro e mundial.
 
“Fora da pista, também ficamos muito satisfeitos com as ativações feitas pela marca nesta temporada. Colecionadores de Porsche tiveram palestra sobre combustível e lubrificação com um especialista da Shell, e a marca ainda possibilitou a um de seus consumidores a experiência de pilotar um carro de competição no Velo Città”, relatou o diretor da Porsche GT3 Cup.
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