Petrolífera Shell anuncia programa de desenvolvimento para jovens pilotos brasileiros do kart, monopostos e turismo

Academia de Pilotos Shell Racing, que começa a funcionar ainda em janeiro, será um projeto da Raízen e da Shell que pretende desenvolver jovens talentos do automobilismo brasileiro. A princípio, quatro jovens e dois da Stock Car serão contemplados pelo projeto

As categorias de base do automobilismo brasileiro terão a partir do final de janeiro o programa de desenvolvimento de pilotos da Raízen, por meio da Shell. A Academia de Pilotos Shell Racing vai atender pilotos de 12 a 15 anos do kart, além de trabalhar com o Brasileiro de Turismo e a F3.
 
O programa da Shell pretende selecionar pilotos em seletivas de competições nacionais e vai contemplar quatro categorias e, a princípio, quatro pilotos jovens, mais dois da Stock Car. Gianluca Petecof e Yurik Carvalho, do kart, Pedro Cardoso, da F3, e Dennis Dirani, do Brasileiro de Turismo. Além desses, a empresa ainda mantém sua equipe da Stock, com Valdeno Brito e Ricardo Zonta.
 
"Esta iniciativa é comum em países europeus, basta ver o grid da F-1 nos últimos anos e ver que a maioria dos pilotos de ponta veio de programas assim. Fico orgulhoso em fazer parte da Academia de Pilotos Shell Racing e espero também ajudar os jovens kartistas com minha experiência em diversas categorias de automobilismo, incluindo F1", afirmou Zonta.
 
"Tenho orgulho de ser um piloto da equipe Shell Racing desde 2012 e é ótimo saber que teremos uma empresa brasileira, como a Raízen, apoiando jovens talentos do esporte a motor. Eu mesmo tive muitas dificuldades no começo de minha carreira por falta de apoio e com certeza a Academia vai ajudar os pilotos que saem do kart a sonhar com passos maiores", acrescentou Valdeno.
Gianluca Petecof, aos 12 anos, é o mais novo no projeto (Foto: Divulgação/Shell Racing)
A primeira equipe anunciada no programa é a Birel Art Brasil, gerida pelo campeão mundial de kart Rubens Carrapatoso.
 
"O objetivo do programa é simples: garantir que o talento brasileiro continue sendo uma referência no automobilismo. Sabemos que o esporte a motor passa por uma atual fase de dificuldade de apoio na base e a Raízen, por meio da marca Shell, quer dar suporte e patrocínio aos jovens talentos em um momento que é crucial para a carreira de um piloto", disse Vicente Sfeir, gerente de Patrocínios e Motorsport da Raízen. 
 
"Estamos com um formato de programa de desenvolvimentos que é inédito no Brasil, com base no que vemos ser feito na Europa e Estados Unidos. Além das categorias de kart, buscamos selecionar duas portas de entrada para a fase seguinte da carreira, como a F-3, para quem quer a Indy ou a F-1, ou o Brasileiro de Turismo, para quem sonha com Stock Car, Nascar", seguiu.
 
"O programa está apenas começando em 2015 mas sabemos que hoje a F1 está buscando talentos cada vez mais precoces nas categorias de base, e é por isso que faremos de tudo para que haja o melhor intercâmbio entre nossos planos e o das equipes do automobilismo de ponta", encerrou Sfeir.
 
Se ajustando ao investimento para a Academia de Pilotos, a Raízen passa a patrocinar um carro no Brasileiro de Turismo e reforça a parceria com a Shell Racing.
 CRISE E DESORGANIZAÇÃO

A F1 2015 está para começar para valer nesta quarta-feira, dia em que a Force India apresenta com certas pompas seu time. Logo ela, a equipe que evidenciou a crise econômica da categoria e que teve a ideia de até boicotar as últimas provas do ano passado. Até agora, não se sabe exatamente quantas equipes vão alinhar num campeonato em que do nada acharam uma brecha no regulamento para liberar o desenvolvimento nos motores, mas que não definiu onde será o GP da Alemanha

Leia a análise completa no GRANDE PRÊMIO

NO MEIO DA MADRUGADA

A FOM divulgou nesta segunda (19) um documento com os horários em que as 20 etapas da temporada 2015 da F1 terão suas largadas. Cinco das provas que terminam próximo ao anoitecer em seus horários locais, Austrália, Malásia, China, Japão e Russia, tiveram seu princípio adiantado em uma hora com relação ao que foi feito em 2014.

Para o público brasileiro, a mudança representa que os horários ficarão mais desfavoráveis — no meio da madrugada. Só a prova da Rússia começará mais tarde, às 7h (de Brasília).

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

TAL PAI, TAL FILHO
Fernando Barrichello, filho de Rubens Barrichello, venceu neste fim de semana a categoria Micro ROK da Florida Winter Tour, umas das mais tradicionais categorias do kartismo norte-americano.  'Fefo', como é chamado o jovem piloto, completou a prova em 12min47s889, pouco mais de 5s à frente de James Egozi e com Santi Tristini completando o top-3 da prova. É a primeira etapa de três do campeonato.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.