Por manipulação de resultado, Nascar tira Truex do Chase, multa equipe Waltrip e classifica Newman

A categoria americana afirmou que o time de Michael Waltrip manipulou o resultado da etapa de Richmond para que Martin Truex Jr. disputasse o Chase. Com isso, Ryan Newman está classificado à fase final do campeonato

A Nascar deixou claro que não vai tolerar qualquer tipo de manipulação de resultados nas corridas. Após analisar as últimas voltas da etapa de Richmond, disputada na noite do último sábado, a categoria americana anunciou nesta segunda-feira (9) punições a Clint Bowyer, Brian Vickers e Martin Truex Jr. – todos da equipe de Michael Waltrip – por terem armado um esquema para que Truex disputasse o Chase.

Os três pilotos foram penalizados com a perda de 50 pontos no campeonato, o que tirou o carro número 56 da fase decisiva da temporada. Com isso, Ryan Newman passa a ser o 12º representante nos playoffs.

Truex está fora do Chase(Foto: Getty Images)

A polêmica começou nas voltas finais da corrida de Richmond, quando Bowyer teria rodado propositalmente para ajudar Truex. Na sequência, tanto o piloto do carro 15 quanto Brian Vickers foram aos boxes de forma surpreendente, nos últimos giros, o que permitiu a Joey Logano, da Penske, herdar as duas posições.

Esses pontos extras foram o suficiente para colocar Logano na décima colocação do campeonato, superando Jeff Gordon por um único ponto. Como o tetracampeão ainda não venceu em 2013, ele ficou de fora do Chase, já que as duas últimas vagas são destinadas aos pilotos com mais vitórias entre a 11ª e a 20ª posição. No caso, tanto Kasey Kahne quanto Truex avançariam nesse critério.

Embora Gordon tenha terminado em 11º no campeonato, quem acabou indo aos playoffs foi Ryan Newman. É que, devido à punição aplicada, Truex acabou caindo para a 17ª posição. Newman, por sua vez, fez uso da vitória conquistada em Indianápolis para manter vivas as esperanças de lutar pelo título.

Além da perda de pontos, a Nascar também multou a equipe em US$ 300 mil (um pouco menos de R$ 700 mil), suspendeu o chefe da escuderia, Ty Norris, por tempo indeterminado e deixou os mecânicos-chefe Brian Pattie, Scottie Miller e Chad Johnstone em observação até o final da temporada.

Bowyer escapou ileso (Foto: Chris Graythen / Nascar)

O vice-presidente de competições da Nascar, Robin Pemberton, disse que era uma obrigação mostrar para todos os envolvidos no esporte que as disputas nas pistas são reais e não há nada premeditado.

“É nossa conclusão que a equipe MWR tentou manipular o resultado da corrida”, disse. “Como órgão que chancela o esporte, é nossa responsabilidade garantir haja justiça e transparência na competição, e nossas ações de hoje refletem esse comprometimento”, declarou.

Apesar da pesada punição, quem saiu ileso foi Clint Boywer. Mesmo tendo iniciado toda a confusão por ter rodado no fim da prova, o piloto perdeu 50 pontos antes do Chase. Ou seja, no momento em que a pontuação dos competidores foi equalizada para a disputa dos playoffs, a pena se tornou inútil.

O presidente da Nascar, Mike Helton, explicou a situação ao dizer que não foi possível afirmar com certeza que o americano rodou propositalmente. Além disso, o dirigente deixou claro que o objetivo era punir a equipe de Michael Waltrip no geral, e não um determinado piloto suspeito.

“Não há uma evidencia conclusiva de que a rodada de Bowyer foi intencional. Há muita conversa, há um vídeo que o mostra o carro rodando, mas não vimos nada que mostrasse ter sido intencional. Nossa reação foi especificamente direcionada à equipe de Michael Waltrip coletivamente”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.