Harvick bate Newman na última relargada em Miami e é campeão no primeiro ‘mata-mata’ da Nascar

Kevin Harvick conquistou o título da temporada 2014 da Nascar, a primeira disputada sob um revolucionário formato de playoff. Na final, Harvick, em grande estilo, ganhou a prova decisiva e foi campeão

Kevin Harvick é o novo campeão da Nascar. No primeiro ‘mata-mata’ da história da categoria norte-americana, o #4 venceu a corrida decisiva em Homestead, Miami, na noite deste domingo (17), e assim assegurou o primeiro título da carreira.

Dentro do revolucionário formato de playoff introduzido nesta temporada, eliminando quatro pilotos após cada uma das fases, quatro concorrentes sobraram na briga na última corrida: Harvick, Ryan Newman, Joey Logano e Denny Hamlin. E a disputa foi nivelada por cima.

Harvick e Newman lado a lado na última relargada da prova (Foto: Getty Images)

Newman, que não venceu nenhuma corrida no ano, chegou bem perto de ganhar justamente a mais importante. A três voltas do fim, ele relargou lado a lado com Harvick na primeira fila, mas o líder da prova ditou um bom ritmo e já colocou alguns metros de vantagem entre os dois carros para controlar a prova até a bandeirada quadriculada.

Campeão, Harvick venceu cinco provas e liderou 2.137 voltas ao longo das 36 etapas de 2014.

A conquista representou muita festa também para a Stewart-Haas, que viveu dias difíceis em 2014 com a investigação conduzida contra Tony Stewart, que acabou por não incriminá-lo, devido ao atropelamento que matou o piloto Kevin Ward Jr. em um campeonato regional em Nova York no mês de agosto.

A decisão crucial para o crescimento de Harvick no final da prova foi tomada na volta 249, com a equipe decidindo trocar os quatro pneus do carro #4, ao passo que os demais adversários trocaram apenas os compostos do lado direito. Nas 18 voltas restantes — e graças a duas bandeiras amarelas —, o piloto foi ganhando posições e chegou à liderança, lado a lado com Newman.

'Harvicking': campeão da Nascar fez muita festa pelo primeiro título da carreira (Foto: Getty Images)

Hamlin era o líder da prova na relargada da volta 259, mas perdeu terreno nos giros seguintes. Seus pneus estavam mais desgastados. As chances de Logano acabaram antes, quando seu carro caiu do macaco durante o último pit-stop e o fez perder tempo, relargando somente em 29º e terminando em 16º.

Brad Keselowski, Paul Menard e Jamie McMurray completaram o top-5 da prova em Homestead.

A Nascar agora sai de férias e volta a competir no mês de fevereiro, com os testes de pré-temporada e as 500 Milhas de Daytona acontecendo no superoval da Flórida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.