Viñales se vale de erro, vê Rossi e Márquez caírem e vence em cenário perfeito em Le Mans. Zarco vai ao pódio

Maverick Viñales aproveitou uma queda de Valentino Rossi e venceu pela terceira vez na temporada 2017 da MotoGP. Johann Zarco herdou o segundo posto, com Dani Pedrosa no pódio

 

O GP da França foi de tirar o fôlego. Maverick Viñales, Valentino Rossi e Johann Zarco brigaram pela vitória ao longo de todas as 28 voltas da disputa, mas foi apenas a volta final que definiu o espanhol como vencedor da corrida deste domingo (21).

 
Terceiro na maior parte da disputa, Rossi passou Zarco nas voltas finais e assumiu a ponta com três giros para o fim. Na volta final, o #46 cometeu um erro na Garage Vert, a oitava curva de Le Mans, e cedou a ponta para Viñales. Perseguindo o companheiro de Yamaha, o italiano caiu na primeira perna da Bleus, facilitando os metros finais da corrida de Maverick.
A classificação do Mundial de Motovelocidade após o GP da França
Maverick Viñales recuperou a liderança da MotoGP (Foto: Michelin)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Zarco, por sua vez, alcançou seu primeiro pódio na classe rainha. Com uma bela largada, o #5 chegou a liderar as voltas iniciais, mas foi batido por Viñales ainda na primeira metade. Johann chegou a cair para terceiro, mas recuperou o segundo posto com a queda de Rossi.
 
Depois de um fim de semana apagado, Dani Pedrosa fez uma bela corrida de recuperação. Largando em 13º, o espanhol se valeu do aumento de temperatura para melhorar a performance e acabou herdando o último posto do pódio na volta final. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Marc Márquez, por sua vez, sofreu um novo revés. Tentando alcançar o pelotão de Yamaha, o espanhol caiu na curva três quando rodava em quarto e abandonou a corrida com oito voltas para o fim. Foi o segundo abandono do piloto da Honda em 2017.

Andrea Dovizioso foi o melhor entre os pilotos da Ducati e recebeu a bandeirada à frente de Cal Crutchlow. Jorge Lorenzo teve uma atuação discreta, mas aproveitou quedas e atípicos abandonos para completar a disputa em sexto.
 
Jonas Folger colocou a segunda moto da Tech3 na sétima colocação, seguido por Jack Miller e Loris Baz. Andrea Iannone completa o top-10.
Com o resultado desta quinta etapa do Mundial, Viñales retoma a liderança do Mundial e abre 17 pontos de vantagem para Pedrosa, o novo segundo colocado. Rossi cai para terceiro, à frente de Márquez e Zarco.
 
Saiba como foi o GP da França de MotoGP:
 
A instabilidade climática que marcou o fim de semana em Le Mans ofereceu mais uma opção no cardápio deste domingo: sol. Apesar das várias nuvens no céu, a previsão não falava em chuva e temperatura tinha subido consideravelmente em relação aos últimos dois dias. Na hora da largada da MotoGP, os termômetros marcavam 20,5°C, com o asfalto chegando a 38,9°C.
 
Na corrida deste domingo, Maverick Viñales tinha a pole-position, à frente de Valentino Rossi e Johann Zarco. O piloto da Tech3 anotou o primeiro top-3 de um piloto francês desde Randy De Puniet no GP da Catalunha de 2010 e o melhor resultado de um piloto da França desde que Christian Sarron faturou a pole das 500cc em Paul Ricard em 1988. Além disso, é a primeira vez que a Yamaha domina a primeira fila desde o GP do Catar de 2008, quando Jorge Lorenzo, James Toseland e Colin Edwards ocuparam a linha inicial da grelha.
 
Melhor Honda no grid, Cal Crutchlow aparece em terceiro, à frente de Marc Márquez, que está fora da primeira fila pela primeira vez no ano. Andrea Dovizioso surge logo atrás.
 
Para esta quinta etapa do Mundial, a Michelin levou sua gama de pneus tradicional: dianteiros e traseiros macios, médios e duros. Além disso, caso necessário, os pilotos podiam optar entre os compostos de chuva macios e médios.
Maverick Viñales, Johann Zarco e Valentino Rossi brigaram pela vitória quase que de ponta a ponta (Foto: Michelin)
Na saída para a pista, as duas Yamaha tinham um par de pneus médios, enquanto Zarco optou por uma combinação de macios. Crutchlow tinha um duro dianteiro.
 
Quando as luzes se apagaram na reta do circuito Bugatti, as 104.020 pessoas que compareceram ao traçado de Le Mans viram Viñales sair bem e manter a ponta, com Zarco saltando para segundo, à frente de Márquez e Rossi.
 
Para alegria do público, Zarco lançou um ataque na direção de Viñales e assumiu a ponta ainda nos primeiros metros, na curva três. Maverick tentou a reação na La Chapelle, mas levou com a porta na cara.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Rossi, por sua vez, passou Márquez e assumiu o terceiro posto na Garage Vert. Crutchlow era o quinto, à frente de Dovizioso e Pedrosa.
 
Na ponta, Zarco tratou de imprimir um ritmo forte e se afastou ligeiramente de Viñales, que era pressionado por Rossi. Quarto, Márquez já tinha 0s5 de atraso para o #46.
 
Ainda neste início de disputa, Álvaro Bautista caiu e abandonou a disputa. São quatro quedas em cinco corridas para o #19.
 
Com pneus macios, Zarco imprimiu um ritmo forte logo de cara, mantendo 0s4 de margem para Viñales, que também tinha ritmo forte. Apenas m tiquinho mais lento, Rossi seguia na briga.
 
Passadas as primeiras três voltas, Zarco sustentava 0s4 de margem para Viñales, que tampouco tinha se livrado do companheiro de equipe. Primeiro do resto, Márquez não parecia ter ritmo para acompanhar as Yamaha e já exibia 0s5 de folga para Crutchlow, o quinto. Dovizioso era sexto, com Pedrosa, Redding, Miller e Lorenzo no top-10.
 
Também com um par de pneus médios, Márquez comelou a aumentar o ritmo a partir do quinto giro, reduzindo a vantagem de Rossi.
 
Neste ponto, Rossi atacou Viñales e passou, mas levou o troco quase que imediatamente. Pressionado, Maverick chegou em Zarco.
 
Na abertura da sétima volta, Viñales passou o #5 na curva três, mas não conseguiu se afastar logo de cara. Rossi seguia por perto e agora já tinha Márquez mais perto atrás.
Johann Zarco foi ao pódio pela primeira vez na MotoGP (Foto: Michelin)
Na ponta, Viñales cravou a melhor volta da corrida — 1min32s982 —, mas não foi o suficiente para abrir um gap importante em relação a Zarco. Rossi seguia 0s2 atrás, afora com 0s7 de diferença para Márquez.
 
Na oitava volta da corrida, Redding teve de abandonar com um problema na Ducati da Pramac. O britânico usa a versão 2016 da Desmosedici. Aparentemente, um problema de câmbio.
 
Enquanto isso, Crutchlow ia tentando se aproximar de Márquez e ia trazendo Dovizioso e Pedrosa junto.
 
Viñales chegou a dar uma escapada mais expressiva, mas quando os pilotos abriram a décima volta, o espanhol tinha apenas 0s2 de margem para o francês. Rossi vinha colado, com Márquez de novo mais perto. Mais atrás, Pedrosa passou Dovizioso e agora pressionava Crutchlow.
 
Pedrosa partiu para o ataque e tomou a quinta colocação de Crutchlow, com um direto a um toque que permitiu a passagem de Dovizioso também na La Chapelle. Márquez vinha 2s à frente. Restavam 18 voltas.
 
Na 13º volta, a maior diferença entre Zarco e Rossi: 0s87, resultado de um erro do #46. Márquez, assim, passou a pressionar mais o piloto de Tavullia.
 
Líder, Maverick baixou o registro de melhor volta da corrida — 1min32s872 —, mas não conseguia escapar de Zarco, que seguia 0s3 atrás com 16 voltas para o fim.
Passada a primeira metade da corrida de 28 voltas, Viñales liderava com 0s3 de margem para Zarco. Rossi era terceiro, 0s6 atrás do piloto da Tech3. Márquez vinha na sequência, com Pedrosa empenhado em chegar.
 
Tentando recuperar terreno, Rossi registrou a melhor volta da corrida em 1min32s670, mas foi superado de cara por Pedrosa, que fez os 4.2 km de Le Mans em 1min32s633.
 
Embalado após o triunfo de Jerez, Pedrosa aproveitou o aumento de temperatura para melhorar sua performance. Com 13 voltas para o fim, o #26 já tinha menos de 1s de atraso para Márquez.
 
No 18º giro, um erro de Márquez: uma queda na curva três. O espanhol tratou de levantar a moto, mas não conseguiu fazer a RC213V voltar a funcionar para retornar à pista.
Marc Márquez abandonou quando rodava em quarto (Foto: Reprodução)
Assim, Pedrosa assumiu o quarto posto, 2s0 atrás de Rossi, que já estava mais junto de Viñales e Zarco.
Completado o dia difícil para os times satélites da Ducati, Danilo Petrucci abandonou com dez voltas para o fim.
 
Mais atrás, Crutchlow passou Dovizioso e assumiu o quinto posto. O britânico, porém já tinha 4s9 de atraso para Pedrosa, o quarto.
 
Com sete voltas para o fim, Viñales, pela primeira vez, aumentou sua vantagem para mais de 0s5, enquanto Rossi ainda buscava uma brecha para romper a resistência de Zarco.
 
Na 23ª volta, Rossi conseguiu passar por dentro na curva três e assumiu o segundo posto, já 0s8 atrás de Viñales. O #46, então, tentou subir o ritmo para buscar o companheiro de Yamaha.
 
Trocando voltas mais rápidas com Viñales, Rossi estabeleceu um novo recorde para o GP da França: 1min32s537, pouco mais rápido que o #25.
 
No giro seguinte, nova melhor volta do italiano, que chegou a 1min32s373.
 
Mostrando uma boa performance, Aleix sofreu um revés e abandonou com menos de cinco voltas para o fim por causa de um problema mecânico.
 
Com ritmo fortíssimo, Rossi reduziu rapidamente a vantagem de Viñales, que ainda ia tentando responder. Zarco, por sua vez, já estava 1s1 atrás.
 
Com três giros para o fim, Rossi passou Viñales por dentro na curva três, Maverick tentou reagir, mas nem um toque entre os dois foi suficiente para tirar o #46 da ponta.
 
Pressionando Rossi, Maverick errou e permitiu uma breve escapadela de Rossi. O #25 voltou a pressionar e aproveitou um erro de Valentino na Garage Vert para reassumir a liderança. Perseguindo o espanhol, o multicampeão perdeu a traseira da M1 na primeira perna da Bleus e só pôde lamentar o primeiro abandono do ano.
 

#GALERIA(7038)

MotoGP, GP da França, Le Mans, Corrida:

1 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 43:29.793
2 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA +3.134
3 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +7.717
4 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +11.223
5 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +13.519
6 99 JORGE LORENZO ESP DUCATI +24.002
7 94 JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA +25.733
8 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA +32.603
9 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI +45.784
10 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI +48.332
11 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA +50.036
12 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM +52.661
13 38 BRADLEY SMITH ING KTM +53.179
14 22 SAM LOWES ING APRILIA +55.432
15 50 SYLVAIN GUINTOLI FRA SUZUKI +1:06.878
16 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +1 volta
  41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA NC
  93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA NC
  9 DANILO PETRUCCI ITA DUCATI NC
  45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI NC
  17 KAREL ABRAHAM RTC ASPAR DUCATI NC
  8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI NC
  19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ASPAR DUCATI NC
             
POLE MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 1:31.994 163.7  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 1:32.309 163.2 km/h
RECORDE VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:32.879 162.2 km/h
MELHOR VOLTA JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:31.975 163.8 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 21ºC | pista: 37ºC

 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.