A Yamaha não demorou a reagir após a
frustração do GP da Espanha. Neste sábado (20), a montadora de Iwata dominou a primeira fila do grid de Le Mans, com Maverick Viñales cravando sua segunda pole-position na temporada 2017.
Com seu melhor giro em 1min31s994, o #25 conquistou o lugar de honra a grelha com apenas 0s106 de vantagem para Valentino Rossi, que também se mostrou muito mais confortável a bordo da YZR-M1.
Maverick Viñales faturou a pole em Le Mans (Foto: Yamaha)
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O destaque, no entanto, ficou por conta de Johann Zarco. Depois de arriscar na estratégia do Q1, o francês escreveu mais um capítulo em sua surpreendente temporada de estreia na MotoGP ao garantir o terceiro posto, com seu melhor giro em 1min32s229.
Cal Crutchlow bem que tentou, mas acabou em quarto, à frente de Marc Márquez, que sofreu duas quedas nesta tarde. Andrea Dovizioso colocou a Ducati na sexta posição.
Scott Redding sofreu uma queda nos instantes finais e acabou com o sétimo posto, seguido por Pol Espargaró, que conquistou o melhor resultado da KTM no ano. Karel Abraham e Bradley Smith completam o top-10.
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Na contramão da Yamaha, Dani Pedrosa não conseguiu manter o bom momento após o triunfo em Jerez. O espanhol ficou fora do Q2 e vai largar apenas em 13º. Jorge Lorenzo não foi muito melhor e sai em 16º.
Viñales lidera acidentado TL4 em Le Mans
A chuva que fingiu cair no fim do treino classificatório da Moto3 acabou por não dar as caras efetivamente, o que manteve o asfalto seco para o TL4 da MotoGP. Com o céu parcialmente nublado, os termômetros marcavam 16°C, com o asfalto chegando a 30°C. A velocidade do vento era de 5 km/h.
Ainda na volta de saída dos boxes, Dovizioso sofreu uma queda na Chemin Aux Boeufs, a décima curva de Le Mans, mas não se feriu. Completando a zica da Ducati, Lorenzo foi solidário e cai no mesmo ponto, voltando aos boxes de carona. O #99, por pouco, não foi atingido pela própria Desmosedici.
Redding abriu a sessão na ponta à frente de Iannone, Rossi e Aleix Espargaró. No giro seguinte, Márquez tomou a liderança, 0s074 melhor que Bautista. Folger, Valentino e Scott vinham na sequência. Na volta seguinte, Iannone chegou a tomar a ponta, mas Marc deu o troco e se manteve no comando.
Pouco depois, Viñales registrou 1min33s465 e assumiu a ponta da tabela, formando uma dobradinha com Rossi. Márquez caiu para terceiro, seguido por Bautista, Iannone e Pedrosa.
Quem também se acidentou foi Jack Miller. O australiano sofreu uma forte queda na curva 1, mas, apesar do susto, não se machucou. O #43 voltou aos boxes de carona e teve de ir à Clinica Mobile para o check-up obrigatório.
Enquanto isso, Zarco saltou para o terceiro posto, formando um 1-2-3 da Yamaha. 0s314 mais lento que o líder, Márquez era quarto.
Quem não conseguiu melhorar foi Sam Lowes, que sofreu uma queda na curva sete sem maiores consequências físicas.
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Correndo em casa, Zarco melhorou seu tempo de volta e passou Rossi pelo segundo posto, se colocando a 0s086 de Viñales.
Em meados da sessão, os boxes ganharam em movimentação. Na tabela, Viñales liderava, com Zarco, Rossi, Márquez, Bautista, Iannone, Pedrosa, Folger, Crutchlow e Aleix formando o top-10.
De volta à pista, Crutchlow baixou sua marca e avançou para a segunda colocação, 0s015 atrás de Maverick.
Restando cerca de dez minutos para o fim, Márquez perdeu a frente da RC213V na freada da curva três e caiu, mas não se machucou e tratou de montar no protótipo da Honda e voltar para os boxes por meio das vias de acesso da pista. O #93 cruzou o paddock guiando a 1000cc.
Em uma sessão bastante acidentada, Jonas Folger também foi ao chão, na curva 7, mesmo ponto do acidente de Lowes. O germânico levou uma pancada forte no ombro e não fez questão de esconder a dor.
Na pista, Pedrosa, Aleix, Bautista e Petrucci avançaram, se instalando em quarto, quinto, sexto e sétimo, respectivamente. Zarco, então, pulou para a ponta, mas perdeu para Viñales, com Pedrosa subindo para o segundo posto. Logo depois, Rossi tomou a ponta, abrindo 0s050 de margem para o #26.
Na sequência, Maverick retomou o comando, abrindo 0s146 de margem para o companheiro de Yamaha.
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Já com o cronômetro zerado, Viñales foi ainda mais longe e arrematou a liderança do último treino, 0s057 à frente de Pedrosa, que passou Rossi nos instantes finais. Zarco fechou em quarto, seguido por Crutchlow, Bautista, Márquez, Redding, Aleix e Dovizioso. Lorenzo ficou apenas em 18º.
Dovizioso avança ao Q2. Zarco arrisca na estratégia e passe de fase na classificação
Conforme determinado pelos treinos livres, os 13 pilotos mais lentos no resultado combinado dos três primeiros treinos livres participaram do Q1.
Lorenzo abriu a sessão na ponta, 0s124 à frente de Bautista. No giro seguinte, Álvaro tomou a liderança, com Zarco assumindo o segundo posto. Iannone vinha a 0s124 de uma vaga na fase seguinte.
Sem demora, Zarco baixou para 1min32s687 e assumiu a ponta, abrindo 0s335 de margem para Bautista. Logo depois, Pedrosa passou a ocupar a segunda colocação, à frente de Dovizioso, Bautista e Iannone. O #4, então, ganhou mais uma posição, se colocando a 0s042 de Zarco. Terceiro, Pedrosa estava a 0s061 de uma vaga no Q2.
Dani não deixou barato, alcançou 1min32s553 e retomou o segundo lugar, 0s044 atrás de um Zarco que ia cada vez mais rápido mesmo com pneus já desgastados.
Valentino Rossi ficou com o segundo posto no grid (Foto: Michelin)
Quase como se estivesse sendo empurrado pela torcida, Johann melhorou mais uma vez, chegando a 1min32s478, mas Pedrosa apareceu para derrubar o dono da casa, abrindo uma vantagem de 0s063.
Com um pneu traseiro macio novo zerado, Dovizioso anotou 1min32s298 e assumiu a ponta, 0s117 à frente de Pedrosa. Zarco, que apostou na estratégia de pneus, caiu para terceiro 0s063 atrás de Dani.
O #5, porém, foi impecável nos setores dois e quatro e conseguiu bater Pedrosa por 0s048. Era a décima volta do pneu traseiro macio.
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Assim, Pedrosa larga em 13º, à frente de Bautista, Folger, Lorenzo, Iannone, Aleix, Petrucci, Barberá, Lowes, Rabat e Guintoli.
Pole, Viñales lidera domínio da Yamaha na França
Aprovados no Q1, Dovizioso e Zarco se juntaram a Redding, Crutchlow, Miller, Rossi, Márquez, Abraham, Pol, Viñales, Baz e Smith na briga pela pole.
Viñales abriu os trabalhos no topo da tabela, 0s945 à frente de Pol. Miller era terceiro, à frente de Smith e Rossi.
Ainda nos primeiros minutos, Márquez sofreu uma nova queda, de novo na curva 3, mas logo levantou, sacudiu a poeira e voltou para a pista.
Crutchlow, então, assumiu o comando, à frente de Dovizioso, Redding, Viñales, Pol, Smith e Miller. Popular na França, Zarco adiou sua entrada na pista neste Q2.
Rossi reagiu na volta seguinte e saltou para o segundo posto, 0s226 atrás de Cal. Márquez era o terceiro, à frente de Dovizioso, Redding e Viñales.
Na metade do treino, os pilotos partiram para os boxes. Crutchlow liderava, seguido por Rossi, Márquez, Dovizioso, Redding, Viñales, Pol, Smith, Miller, Baz e Abraham. Zarco ainda não tinha tempo marcado.
Johann Zarco vai largar na primeira fila em Le Mans (Foto: Michelin)
Assim que entrou na pista, Johann de cara saltou para o quinto posto, 0s148 mais lento que Crutchlow, que ocupava a pole provisória.
O bicampeão da Moto2 foi ainda mais longe na sequência e pulou para a segunda colocação, reduzindo para 0s105 a vantagem no rival da LCR no topo.
O titular da Tech3 seguiu embalado e fez uma nova tentativa, reduzindo o atraso em relação a Crutchlow para apenas 0s027. Viñales, então, passou o #35 por 0s268 e pegou a ponta da tabela.
Rossi vinha em boa volta, mas acabou segurado na parcial final por Miller, que caiu mais uma vez, agora no último setor. Ainda assim, o #46 subiu para a segunda colocação. Zarco conseguiu um novo avanço instantes antes da bandeirada e assumiu o terceiro posto.
Com o cronômetro zerado, Rossi baixou sua marca, reduzindo a vantagem de Viñales para 0s106. Crutchlow também melhorou e se colocou em terceiro. Na última tentativa, Zarco tomou para si a última vaga na primeira fila, fechando o domínio da Yamaha.
MotoGP, GP da França, Le Mans, Grid de largada:
1 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:31.994 |
|
2 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:32.100 |
+0.106 |
3 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:32.229 |
+0.235 |
4 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:32.300 |
+0.306 |
5 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:32.493 |
+0.499 |
6 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:32.726 |
+0.732 |
7 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
1:33.119 |
+1.125 |
8 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:33.399 |
+1.405 |
9 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
1:33.517 |
+1.523 |
10 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:33.629 |
+1.635 |
11 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
1:33.756 |
+1.762 |
12 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:33.955 |
+1.961 |
13 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:32.415 |
+0.421 |
14 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
1:32.484 |
+0.490 |
15 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
1:32.695 |
+0.701 |
16 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:32.830 |
+0.836 |
17 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:32.844 |
+0.850 |
18 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
1:33.187 |
+1.193 |
19 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
1:33.231 |
+1.237 |
20 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:33.233 |
+1.239 |
21 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
1:33.817 |
+1.823 |
22 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
1:33.875 |
+1.881 |
23 |
50 |
SYLVAIN GUINTOLI |
FRA |
SUZUKI |
1:34.082 |
+2.088 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:32.879 |
162.2 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:31.975 |
163.8 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 16°C | pista: 27ºC |
#GALERIA(7031)
MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN
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