Viñales crava pole e lidera domínio da Yamaha na primeira fila de Le Mans com Rossi e Zarco. Márquez é quinto

Em uma sessão para lá de empolgante, Maverick Viñales cravou a segunda pole-position do ano e liderou um domínio da Yamaha na primeira fila à frente de Valentino Rossi e Johann Zarco. Marc Márquez sai em quinto, com Dani Pedrosa apenas em 13º

 
A Yamaha não demorou a reagir após a frustração do GP da Espanha. Neste sábado (20), a montadora de Iwata dominou a primeira fila do grid de Le Mans, com Maverick Viñales cravando sua segunda pole-position na temporada 2017.
 
Com seu melhor giro em 1min31s994, o #25 conquistou o lugar de honra a grelha com apenas 0s106 de vantagem para Valentino Rossi, que também se mostrou muito mais confortável a bordo da YZR-M1.
Maverick Viñales faturou a pole em Le Mans (Foto: Yamaha)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

O destaque, no entanto, ficou por conta de Johann Zarco. Depois de arriscar na estratégia do Q1, o francês escreveu mais um capítulo em sua surpreendente temporada de estreia na MotoGP ao garantir o terceiro posto, com seu melhor giro em 1min32s229.
 
Cal Crutchlow bem que tentou, mas acabou em quarto, à frente de Marc Márquez, que sofreu duas quedas nesta tarde. Andrea Dovizioso colocou a Ducati na sexta posição.
Scott Redding sofreu uma queda nos instantes finais e acabou com o sétimo posto, seguido por Pol Espargaró, que conquistou o melhor resultado da KTM no ano. Karel Abraham e Bradley Smith completam o top-10.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na contramão da Yamaha, Dani Pedrosa não conseguiu manter o bom momento após o triunfo em Jerez. O espanhol ficou fora do Q2 e vai largar apenas em 13º. Jorge Lorenzo não foi muito melhor e sai em 16º.
 

Viñales lidera acidentado TL4 em Le Mans

 
A chuva que fingiu cair no fim do treino classificatório da Moto3 acabou por não dar as caras efetivamente, o que manteve o asfalto seco para o TL4 da MotoGP. Com o céu parcialmente nublado, os termômetros marcavam 16°C, com o asfalto chegando a 30°C. A velocidade do vento era de 5 km/h.
 
Ainda na volta de saída dos boxes, Dovizioso sofreu uma queda na Chemin Aux Boeufs, a décima curva de Le Mans, mas não se feriu. Completando a zica da Ducati, Lorenzo foi solidário e cai no mesmo ponto, voltando aos boxes de carona. O #99, por pouco, não foi atingido pela própria Desmosedici.
 
Redding abriu a sessão na ponta à frente de Iannone, Rossi e Aleix Espargaró. No giro seguinte, Márquez tomou a liderança, 0s074 melhor que Bautista. Folger, Valentino e Scott vinham na sequência. Na volta seguinte, Iannone chegou a tomar a ponta, mas Marc deu o troco e se manteve no comando.
 
Pouco depois, Viñales registrou 1min33s465 e assumiu a ponta da tabela, formando uma dobradinha com Rossi. Márquez caiu para terceiro, seguido por Bautista, Iannone e Pedrosa.
 
Quem também se acidentou foi Jack Miller. O australiano sofreu uma forte queda na curva 1, mas, apesar do susto, não se machucou. O #43 voltou aos boxes de carona e teve de ir à Clinica Mobile para o check-up obrigatório.
 
Enquanto isso, Zarco saltou para o terceiro posto, formando um 1-2-3 da Yamaha. 0s314 mais lento que o líder, Márquez era quarto.
 
Quem não conseguiu melhorar foi Sam Lowes, que sofreu uma queda na curva sete sem maiores consequências físicas.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Correndo em casa, Zarco melhorou seu tempo de volta e passou Rossi pelo segundo posto, se colocando a 0s086 de Viñales.
 
Em meados da sessão, os boxes ganharam em movimentação. Na tabela, Viñales liderava, com Zarco, Rossi, Márquez, Bautista, Iannone, Pedrosa, Folger, Crutchlow e Aleix formando o top-10.
 
De volta à pista, Crutchlow baixou sua marca e avançou para a segunda colocação, 0s015 atrás de Maverick.
 
Restando cerca de dez minutos para o fim, Márquez perdeu a frente da RC213V na freada da curva três e caiu, mas não se machucou e tratou de montar no protótipo da Honda e voltar para os boxes por meio das vias de acesso da pista. O #93 cruzou o paddock guiando a 1000cc.
 
Em uma sessão bastante acidentada, Jonas Folger também foi ao chão, na curva 7, mesmo ponto do acidente de Lowes. O germânico levou uma pancada forte no ombro e não fez questão de esconder a dor.
 
Na pista, Pedrosa, Aleix, Bautista e Petrucci avançaram, se instalando em quarto, quinto, sexto e sétimo, respectivamente. Zarco, então, pulou para a ponta, mas perdeu para Viñales, com Pedrosa subindo para o segundo posto. Logo depois, Rossi tomou a ponta, abrindo 0s050 de margem para o #26.
 
Na sequência, Maverick retomou o comando, abrindo 0s146 de margem para o companheiro de Yamaha.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Já com o cronômetro zerado, Viñales foi ainda mais longe e arrematou a liderança do último treino, 0s057 à frente de Pedrosa, que passou Rossi nos instantes finais. Zarco fechou em quarto, seguido por Crutchlow, Bautista, Márquez, Redding, Aleix e Dovizioso. Lorenzo ficou apenas em 18º.
Dovizioso avança ao Q2. Zarco arrisca na estratégia e passe de fase na classificação
 
Conforme determinado pelos treinos livres, os 13 pilotos mais lentos no resultado combinado dos três primeiros treinos livres participaram do Q1.

Lorenzo abriu a sessão na ponta, 0s124 à frente de Bautista. No giro seguinte, Álvaro tomou a liderança, com Zarco assumindo o segundo posto. Iannone vinha a 0s124 de uma vaga na fase seguinte.

 
Sem demora, Zarco baixou para 1min32s687 e assumiu a ponta, abrindo 0s335 de margem para Bautista. Logo depois, Pedrosa passou a ocupar a segunda colocação, à frente de Dovizioso, Bautista e Iannone. O #4, então, ganhou mais uma posição, se colocando a 0s042 de Zarco. Terceiro, Pedrosa estava a 0s061 de uma vaga no Q2.
 
Dani não deixou barato, alcançou 1min32s553 e retomou o segundo lugar, 0s044 atrás de um Zarco que ia cada vez mais rápido mesmo com pneus já desgastados.
Valentino Rossi ficou com o segundo posto no grid (Foto: Michelin)
Quase como se estivesse sendo empurrado pela torcida, Johann melhorou mais uma vez, chegando a 1min32s478, mas Pedrosa apareceu para derrubar o dono da casa, abrindo uma vantagem de 0s063.
 
Com um pneu traseiro macio novo zerado, Dovizioso anotou 1min32s298 e assumiu a ponta, 0s117 à frente de Pedrosa. Zarco, que apostou na estratégia de pneus, caiu para terceiro 0s063 atrás de Dani.
 
O #5, porém, foi impecável nos setores dois e quatro e conseguiu bater Pedrosa por 0s048. Era a décima volta do pneu traseiro macio.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Assim, Pedrosa larga em 13º, à frente de Bautista, Folger, Lorenzo, Iannone, Aleix, Petrucci, Barberá, Lowes, Rabat e Guintoli.
 
Pole, Viñales lidera domínio da Yamaha na França
 
Aprovados no Q1, Dovizioso e Zarco se juntaram a Redding, Crutchlow, Miller, Rossi, Márquez, Abraham, Pol, Viñales, Baz e Smith na briga pela pole.
 
Viñales abriu os trabalhos no topo da tabela, 0s945 à frente de Pol. Miller era terceiro, à frente de Smith e Rossi.
 
Ainda nos primeiros minutos, Márquez sofreu uma nova queda, de novo na curva 3, mas logo levantou, sacudiu a poeira e voltou para a pista.
 
Crutchlow, então, assumiu o comando, à frente de Dovizioso, Redding, Viñales, Pol, Smith e Miller. Popular na França, Zarco adiou sua entrada na pista neste Q2.
 
Rossi reagiu na volta seguinte e saltou para o segundo posto, 0s226 atrás de Cal. Márquez era o terceiro, à frente de Dovizioso, Redding e Viñales.
 
Na metade do treino, os pilotos partiram para os boxes. Crutchlow liderava, seguido por Rossi, Márquez, Dovizioso, Redding, Viñales, Pol, Smith, Miller, Baz e Abraham. Zarco ainda não tinha tempo marcado.
Johann Zarco vai largar na primeira fila em Le Mans (Foto: Michelin)
Assim que entrou na pista, Johann de cara saltou para o quinto posto, 0s148 mais lento que Crutchlow, que ocupava a pole provisória.
 
O bicampeão da Moto2 foi ainda mais longe na sequência e pulou para a segunda colocação, reduzindo para 0s105 a vantagem no rival da LCR no topo.
 
O titular da Tech3 seguiu embalado e fez uma nova tentativa, reduzindo o atraso em relação a Crutchlow para apenas 0s027. Viñales, então, passou o #35 por 0s268 e pegou a ponta da tabela.
 
Rossi vinha em boa volta, mas acabou segurado na parcial final por Miller, que caiu mais uma vez, agora no último setor. Ainda assim, o #46 subiu para a segunda colocação. Zarco conseguiu um novo avanço instantes antes da bandeirada e assumiu o terceiro posto. 
 
Com o cronômetro zerado, Rossi baixou sua marca, reduzindo a vantagem de Viñales para 0s106. Crutchlow também melhorou e se colocou em terceiro. Na última tentativa, Zarco tomou para si a última vaga na primeira fila, fechando o domínio da Yamaha.

MotoGP, GP da França, Le Mans, Grid de largada:
1 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 1:31.994  
2 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:32.100 +0.106
3 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA 1:32.229 +0.235
4 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 1:32.300 +0.306
5 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:32.493 +0.499
6 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 1:32.726 +0.732
7 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI 1:33.119 +1.125
8 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM 1:33.399 +1.405
9 17 KAREL ABRAHAM RTC ASPAR DUCATI 1:33.517 +1.523
10 38 BRADLEY SMITH ING KTM 1:33.629 +1.635
11 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA 1:33.756 +1.762
12 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI 1:33.955 +1.961
13 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 1:32.415 +0.421
14 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ASPAR DUCATI 1:32.484 +0.490
15 94 JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA 1:32.695 +0.701
16 99 JORGE LORENZO ESP DUCATI 1:32.830 +0.836
17 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI 1:32.844 +0.850
18 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA 1:33.187 +1.193
19 9 DANILO PETRUCCI ITA DUCATI 1:33.231 +1.237
20 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI 1:33.233 +1.239
21 22 SAM LOWES ING APRILIA 1:33.817 +1.823
22 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA 1:33.875 +1.881
23 50 SYLVAIN GUINTOLI FRA SUZUKI 1:34.082 +2.088
             
RECORDE VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:32.879 162.2 km/h
MELHOR VOLTA JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:31.975 163.8 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 16°C | pista: 27ºC

#GALERIA(7031)

MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.