Pedrosa vê dupla da Ducati culpada por acidente triplo em Jerez, mas direciona críticas à direção de prova

Dani Pedrosa apontou a dupla da Ducati como responsável pelo acidente triplo nas voltas finais do GP da Espanha, mas negou que queira uma punição para Jorge Lorenzo. O #26, porém, centrou suas críticas na direção de prova e afirmou que quer entender como as decisões são tomadas na MotoGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;


Dani Pedrosa não ficou nada satisfeito com o trabalho da direção de prova no GP da Espanha. Com oito voltas para o fim, o #26 foi ejetado da RC213V após um toque com Jorge Lorenzo e, na queda, acabou coletando também Andrea Dovizioso.
 
 
Tão logo a queda aconteceu, a direção de prova anunciou que o incidente seria revisado, mas, pouco depois, decidiu não aplicar sanções, classificando o que aconteceu como um lance de corrida.
Dani Pedrosa tentou aproveitar erro de Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo (Foto: Michelin)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Embora garanta que não quer uma punição para Lorenzo, Pedrosa se mostrou bastante insatisfeito com o que entende como uma inconsistência da direção de prova e lembrou os lances do GP da Argentina entre ele e Johann Zarco e também entre Marc Márquez e Valentino Rossi.
 
“Bom, claro que eu mais uma vez tive uma grande, grande queda e estava deitado quando vi que eles decidiram que era um incidente de corrida. E, claro, nós podemos ver que foi um incidente de corrida. Mas eu fui falar com a direção de prova, pois quero entendê-los”, disse Pedrosa. “Foi um incidente de corrida comigo na Argentina ― não foi para Marc com Vale, mas foi com Zarco e eu. Eu fui ejetado porque levantei a moto. Depois do erro de Zarco na entrada [da curva], eu tentei dar espaço, no fim terminei no hospital e desta vez ― ok, talvez Lorenzo não tenha me visto, não olhou, não esperava que eu estivesse lá ou o que quer que seja ―, mas ele não levantou a moto e ‘boom’, nós caímos. E eu fui ejetado outra vez. E outra vez foi um incidente de corrida”, seguiu.
 
“Então eu fui até lá para tentar entender qual o ponto e como eles julgam as coisas, porque, do meu ponto de vista, não é tão fácil assim. No fim, você tem muitos outros pilotos assistindo o incidente, muitos outros pilotos na Moto3 e na Moto2 nos vendo como exemplos, e foi um acidente triplo! Algo em que nunca estive envolvido antes”, lembrou. 
 
Dani contou que, mesmo sem conseguir andar direito, foi a direção de prova fazer seus questionamentos, mas se queixou por sequer ter sido recebido por Mike Webb, o diretor de provas da MotoGP.
 
“Eu perguntei a eles ‘Como vocês julgam isso?’, pois eu não entendo. E aí começamos a perguntar ‘Ok, eu estava por dentro, estava na linha correta da pista, certo? Eles estavam por fora e voltando de um erro, então eles estavam voltando para a linha correta da pista, certo? Então quando você está na linha correta, quem tem a preferência: o cara que está por dentro ou o cara que está fora?’. O cara que está dentro. Ok, então de quem é a culpa? ‘Bom, nós já tomamos nossa decisão’”, relatou. “Aí, no fim, eles disseram que seu não concordasse com a decisão deles, o que eu não concordo, que apelasse. Mas isso significaria que quero Jorge punido, pois não concordo com a decisão. Mas o que eu quero é que eles entendam que eu não quero uma punição para Jorge, eu quero que eles entendam corretamente o que está acontecendo na pista, porque eles não entendem”, disparou. 
 
“Primeiro e acima de tudo, é porque, às vezes, eles não encaram as coisas. Eu fui lá, mal podia andar, e fui lá andando e o Sr. Mike Webb sequer quis se juntar à reunião. Ele estava em outra sala. Então eu mereço um pouco mais de respeito do que isso”, concluiu.
 
Webb explicou ao site britânico ‘Crash.net’, porém, que no momento em que Pedrosa foi à direção de prova, ele não pôde comparecer ao encontro, pois estava, como de costume, supervisionando a corrida da Red Bull Rookies Cup. 
 
QUEM É MAIS CULPADO?

PADDOCK GP DISCUTE BATIDA DE RICCIARDO E VERSTAPPEN EM BAKU

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.