No 250º GP da classe rainha, Rossi aproveita queda inesperada de Márquez e lidera trinca da Yamaha na Austrália
Com um belo ritmo em Phillip Island, Valentino Rossi aproveitou uma queda inesperada de Marc Márquez para voltar ao topo do pódio da MotoGP. Na última volta, Cal Crutchlow caiu e deu segundo lugar para Jorge Lorenzo. Bradley Smith fatura primeiro pódio
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Uma palavra para definir o GP da Austrália: inacreditável. Campeão antecipado, Marc Márquez perdeu uma prova ganha com um tombo inesperado e entregou a liderança para Valentino Rossi, que vinha em uma atuação primorosa depois de largar na oitava colocação.
Pole-position em Phillip Island neste domingo (19), Márquez se instalou na ponta logo nas primeiras curvas e não ficou para brincar com os amiguinhos nos metros seguintes. O piloto da Honda foi se afastando mais e mais e caminhava para aquela que seria uma das vitórias mais tranquilas da temporada 2014.
Valentino Rossi chegou ao segundo triunfo de 2014 (Foto: Yamaha)
Na 18ª das 27 voltas da disputa, Márquez tombou na MG após perder a frente da RC213V e abandonou a disputa. O bicampeão tinha mais de 4s de vantagem para os rivais.
Rodando em segundo após uma longa e intensa disputa com Jorge Lorenzo, Rossi ganhou a ponta de brinde e tratou de fazer jus ao presente de Natal antecipando. Rodando com um ritmo fortíssimo, o italiano foi abrindo mais e mais em relação a Lorenzo e se livrou e todo o qualquer adversário.
Jorge, no entanto, não conseguiu manter o mesmo bom ritmo do início da disputa e foi vem Cal Crutchlow se aproximar. O britânico da Ducati vinha em um fim de semana reluzente e logo conseguiu ultrapassar.
Na última volta da disputa, no entanto, Crutchlow caiu no hairpin Honda, repetindo uma queda de Pol Espargaró alguns minutos antes. Na garagem da Ducati, os mecânicos, engenheiros e dirigentes foram da alegria para a decepção em questão de segundos.
A euforia, então, migrou para os boxes da Tech3, já que era Bradley Smith quem aparecia inocentemente no quarto posto. Com o tombo do #35, Lorenzo foi promovido ao segundo lugar e o britânico do time de Hervé Poncharal ganhou uma vaga no pódio. Um belo top-3 para a fábrica de Iwata.
Como não poderia deixar de ser, Andrea Dovizioso também foi beneficiado pelas quedas e garantiu o quarto posto, encerrando a festinha da Yamaha no topo da tabela.
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP da Austrália |
Jorge Lorenzo falou em sorte por segundo lugar na Austrália (Foto: Yamaha)
Para completar o domingo espetacular de Phillip Island, Héctor Barberá surgiu do nada para assegurar um quinto lugar. Disparado, o melhor resultado do espanhol no ano.
No GP #200 no Mundial de Motovelocidade, Álvaro Bautista também fez uma boa prova de recuperação e ficou com o sexto posto, à frente de Scott Redding, seu companheiro de Gresini.
Hiroshi Aoyama aparece na sequência, à frente de Alex de Angelis. Nicky Hayden fecha a lista dos dez melhores.
Se Bradley Smith foi a personificação da sorte em Phillip Island, Dani Pedrosa vestiu a máscara do azar. Na sexta volta da corrida, o espanhol foi tocado por trás por Andrea Iannone e precisou abandonar a disputa pouco depois. O piloto da Pramac, por sua vez, caiu e também encerrou sua participação.
Quem também não teve lá muita sorte foi Aleix Espargaró. O piloto da Forward vinha bem na corrida, mas viu sua festa terminar com um toque por trás de Stefan Bradl. Assim como aconteceu com Iannone e Pedrosa, o germânico caiu, enquanto o espanhol abandonou em consequência dos danos na moto.
Os dois incidentes serão investigados pela direção de prova do Mundial de Motovelocidade.
Com o resultado, Márquez permanece com os 312 pontos que lhe deram o título de 2014, enquanto Rossi chegou aos 255 e abriu oito de vantagem para Lorenzo na briga pelo vice. Com 230 pontos, Pedrosa agora tem 25 de atraso para Valentino.
As imagens deste domingo em Phillip Island
#GALERIA(5115)
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Completando um fim de semana de tempo bom na Austrália, o domingo amanheceu com mais um dia de sol, embora algumas nuvens cobrissem o céu australiano. Antes da largada da MotoGP, os termômetros marcavam 17ºC, com a pista chegando aos 30°C. A velocidade dos ventos era de 24 km/h.
Mesmo com o título definido, Marc Márquez não se fez de rogado e garantiu sua 12ª pole em 2014, igualando feitos de Mick Doohan e Casey Stoner. Voltando a primeira fila pela primeira vez desde a etapa de Austin do ano passado, Cal Crutchlow aparece em segundo, à frente de Jorge Lorenzo, que sai na primeira fila pela oitava vez consecutiva em 2014.
Em seu melhor grid desde a etapa de Brno, Bradley Smith aparece em quarto, à frente de Dani Pedrosa, que não teve um desempenho dos melhores ao longo do fim de semana. Aleix Espargaró fecha a segunda linha do grid.
Andrea Iannone aparece na sequência, à frente de Valentino Rossi, que chega a sua 250ª largada na classe rainha do Mundial de Motovelocidade neste domingo. Pol Espargaró aparece na sequência, com Andrea Dovizioso completando a lista dos dez primeiros.
Depois dos problemas enfrentados no ano passado, a Bridgestone preparou uma alocação de pneus especial para o GP da Austrália deste fim de semana. A marca nipônica levou para Phillip Island pneus dianteiros extramacios e macios, no caso deste último, em versões simétrica e assimétrica. Para a traseira, os competidores tinham os compostos duro, médio e macio a disposição.
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Bradley Smith conquistou primeiro pódio na MotoGP (Foto: Tech3)
No grid, Márquez e Crutchlow apareceu com um pneu macio na frente e um médio atrás, assim como Pedrosa. Smith colocou a borracha extramacia na frente e médio atrás. Aleix também optou pela borracha verde na dianteira, mas apostou no pneu médio atrás.
Para a prova deste domingo, alguns pilotos alinharam com a carenagem da moto furadinha, uma medida para melhorar o fluxo de ar e diminuir o impacto dos fortes ventos de Phillip Island.
Com 32 mil pessoas lotando as arquibancadas de Phillip Island, Bradley Smith fez uma belíssima saída e foi brigar pela liderança com Lorenzo na curva um. Márquez logo entrou na brincadeira e assumiu a disputa, deixando o #99 em segundo, à frente de Smith, Pol, Pedrosa e Rossi.
Lorenzo insistiu, chegou a passar Marc, mas levou o troco imediatamente, Mais atrás, Rossi passou Pedrosa e subiu para quinto, logo atrás de Pol. Dani, então, foi superado por Dovizioso e caiu para sétimo.
Líder, Márquez já tentava escapar, mas Lorenzo vinha 0s327 atrás. Pressionado por Rossi, Pol atacou Smith e subiu para terceiro. Mais atrás, Crutchlow e Aleix também passaram Pedrosa, que caiu para nono.
Rossi também deixou Bradley para trás e passou a pressionar Pol, que não resistiu muito tempo. Neste momento, o italiano já tinha 1s263 de atraso para Lorenzo, que seguia em segundo.
Na abertura da terceira volta, Márquez virava a melhor volta da disputa e já abria 0s716 de vantagem para Lorenzo. Atrás, Rossi lutava para reduzir seu atraso.
Caçando o companheiro e Yamaha, Rossi foi se afastando de Pol Espargaró, que já vinha 0s744 atrás. Smith aparecia na sequência, à frente de Crutchlow, Dovizioso, Aleix, Pedrosa e Bradl.
Enquanto isso, os mecânicos começaram a preparar as motos para a chuva. Nunca se sabe quando o tempo pode virar em Phillip Island.
Sem pressão na luta pelo título, Márquez esqueceu de preparar o show para a torcida e tratou de disparar na ponta, abrindo mais e mais em relação a Lorenzo. Rossi, por sua vez, tentava chegar em Jorge.
Mais atrás, Crutchlow passou Smith e subiu para quinto. Era um bom fim de semana para o britânico que está se despedindo da Ducati e sua teimosa Desmosedici.
Virando mais rápido que os três ponteiros, Rossi trabalhava duro para alcançar Lorenzo. O multicampeão não pretendia entregar o vice-campeonato da MotoGP com facilidade.
Na quinta volta, Karel Abraham sofreu uma queda e abandonou. Quem também se despediu mais cedo foi Andrea Iannone, que caiu após tocar a traseira de Pedrosa.
Marc Márquez caiu quando lideraa com muita folga (Foto: Repsol)
Sempre ‘sortudo’ em momentos importantes, Pedrosa foi despencando na tabela. Um fim de semana memorável para o espanhol. Só que bem ao contrário. Com a moto danificada, Dani foi obrigado a parar nos boxes da Honda.
Na ponta, Márquez seguia fugindo, enquanto Rossi seguia chegando. Na sétima volta, o italiano tinha 0s639 de atraso para Lorenzo.
Crutchlow também seguia firme e forte. O britânico deixou Pol Espargaró para trás e assumiu o quarto posto, 3s556 atrás de Rossi. O piloto da Tech3 foi batido pelo irmão mais velho na sequência e caiu para sexto. Smith vinha em sétimo, à frente de Dovizioso, Bradl e Hernández.
De tanto insistir, Rossi chegou em Lorenzo e passou a pressionar pelo segundo posto. O piloto de Tavullia tinha um ritmo muito, muito bom e logo passou Jorge na freada da curva Stoner. O multicampeão tinha, então, 1s808 de atraso para Marc e rodava mais rápido.
Teimoso, Lorenzo passou Rossi pouco depois, mas levou o troco alguns metros mais tarde. Nessa, Márquez já estava quase fazendo as malas para a etapa da Malásia.
Quem também vinha recuperando terreno era Dovizioso, que aparecia em quinto, à frente de Aleix, Smith, Pol, Bradl e Hernández.
Falando em recuperar terreno, Bautista, depois de uma classificação medonha, ia se recuperando e tentando chegar no top-10, tendo Scott Redding, seu companheiro de Gresini, como adversário imediato.
Mesmo rodando mais rápido que Márquez, Rossi não conseguia reduz o atraso, já que tinha que se defender de Lorenzo. O espanhol passou, levou o troco pouco depois, mas passou de novo e se firmou em segundo. Ao menos por enquanto.
Mais atrás, Aleix, Dovizioso, Pol, Smith e Bradl rodavam em grupo, brigando pela sexta colocação. O mais novo dos irmãos da Catalunha vinha levando a melhor.
Se Márquez não queria brincar, os demais estavam bem animadinhos, especialmente a dupla da Yamaha, que seguia coladinha na briga pelo segundo posto.
Com um problema técnico, Broc Parkes abandonou sua corrida de casa prematuramente.
Na 16ª volta, Rossi aproveitou que Lorenzo abriu um pouquinho a trajetória na curva quatro e passou, subindo para segundo. O atraso em relação à Márquez era de 4s137.
Cal Crutchlow caiu na última volta e perdeu pódio em Phillip Island (Foto: Ducati)
Crutchlow seguia em quarto, à frente de Aleix, Pol, Dovizioso, Bradl, Smith, Redding, Bautista e Hernández.
Rodando absolutamente sozinho, Márquez perdeu a frente da RC213V e levou um tombo na MG. Rossi ganhou a liderança de brinde e já tinha 1s053 de vantagem para Lorenzo.
Pouco depois, Bradl levou um tombo bem feio ao tocar a traseira de Aleix Espargaró e ficou deitado na área de escape, logo amparado pelos fiscais. Com a moto danificada, o piloto da Forward não teve opções a não ser abandonar.
Na ponta, Rossi seguia firme e forte, com 3s6 de vantagem para Lorenzo com pouco mais de seis voltas para o fim. Crutchlow, por sua vez, vinha tentando chegar em Jorge e tinha 1s394 de atraso.
Pol Espargaró tinha a quarta colocação, 1s182 à frente de Smith. Dovi vinha na sequência, seguido por Bautista, Redding, Barberá e Hayden.
Com cinco voltas para o fim, Cal chegou em Jorge, que não ofereceu tudo isso de resistência pelo segundo lugar. O atraso em relação a Rossi era de 6s257 para o piloto da Ducati.
Com Lorenzo sem mais nada para tirar da YZR-M1 #99, era Pol Espargaró quem vinha tentando chegar. O piloto da Tech3, no entanto, tinha 4s548 de atraso para o bicampeão da MotoGP.
O alegria do campeão de 2013 da Moto2, no entanto, durou pouco, já que ele se juntou aos caídos e abandonou a disputa em Phillip Island. O espanhol perdeu a traseira da M1 na curva 4.
MotoGP, GP da Austrália, Phillip Island, Final:
1
|
46
|
VALENTINO ROSSI
|
ITA
|
YAMAHA
|
40:46.405
|
27 voltas
|
2
|
99
|
JORGE LORENZO
|
ESP
|
YAMAHA
|
+10.836
|
|
3
|
38
|
BRADLEY SMITH
|
ING
|
TECH3 YAMAHA
|
+12.294
|
|
4
|
4
|
ANDREA DOVIZIOSO
|
ITA
|
DUCATI
|
+14.893
|
|
5
|
8
|
HECTOR BARBERÁ
|
ESP
|
AVINTIA DUCATI
|
+30.089
|
|
6
|
19
|
ÁLVARO BAUTISTA
|
ESP
|
GRESINI HONDA
|
+30.154
|
|
7
|
45
|
SCOTT REDDING
|
ING
|
GRESINI HONDA
|
+30.158
|
|
8
|
7
|
HIROSHI AOYAMA
|
JAP
|
ASPAR HONDA
|
+33.166
|
|
9
|
15
|
ALEX DE ANGELIS
|
RSM
|
FORWARD
|
+33.577
|
|
10
|
69
|
NICKY HAYDEN
|
EUA
|
ASPAR HONDA
|
+34.144
|
|
11
|
68
|
YONNY HERNÁNDEZ
|
COL
|
PRAMAC DUCATI
|
+39.468
|
|
12
|
9
|
DANILO PETRUCCI
|
ITA
|
IODA ART
|
+56.685
|
|
13
|
70
|
MICHAEL LAVERTY
|
ING
|
PAUL BIRD
|
+1:12.813
|
|
14
|
63
|
MIKE DI MEGLIO
|
FRA
|
AVINTIA
|
+1:28.050
|
|
|
35
|
CAL CRUTCHLOW
|
ING
|
DUCATI
|
NC
|
|
|
44
|
POL ESPARGARÓ
|
ESP
|
TECH3 YAMAHA
|
NC
|
|
|
41
|
ALEIX ESPARGARÓ
|
ESP
|
FORWARD
|
NC
|
|
|
6
|
STEFAN BRADL
|
ALE
|
LCR HONDA
|
NC
|
|
|
93
|
MARC MÁRQUEZ
|
ESP
|
HONDA
|
NC
|
|
|
23
|
BROC PARKES
|
AUS
|
PAUL BIRD
|
NC
|
|
|
26
|
DANI PEDROSA
|
ESP
|
HONDA
|
NC
|
|
|
29
|
ANDREA IANNONE
|
ITA
|
PRAMAC DUCATI
|
NC
|
|
|
17
|
KAREL ABRAHAM
|
TCH
|
AB
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE
|
MARC MÁRQUEZ
|
ESP
|
HONDA
|
1:28.408
|
181.1 km/h
|
|
VOLTA MAIS RÁPIDA
|
VALENTINO ROSSI
|
ITA
|
YAMAHA
|
1:29.605
|
178.7 km/h
|
|
RECORDE
|
MARC MÁRQUEZ
|
ESP
|
HONDA
|
1:28.108
|
181.7 km/h
|
|
MELHOR VOLTA
|
JORGE LORENZO
|
ESP
|
YAMAHA
|
1:27.899
|
182.1 km/h
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
PISTA SECA
|
|
ar: 16ºC | pista: 29ºC
|