MotoGP introduz exceção no regulamento para permitir que campeão da Rookies Cup entre na Moto3 aos 15 anos

Anos depois de introduzir uma exceção para beneficiar o campeão do Mundial Júnior de Moto3, a MotoGP decidiu replicar a medida e permitir que o vencedor da Red Bull Rookies Cup debute na categoria menor do Mundial de Motovelocidade aos 15 anos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois da ‘Regra Quartararo’, vem aí a ‘Regra Öncü’. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou na terça-feira (3) uma mudança no regulamento para permitir que o campeão da Red Bull Rookies Cup entre no Mundial de Moto3 antes dos 16 anos exigidos pelo regulamento.
 
Em agosto de 2014, a Comissão de GP aprovou uma alteração na idade mínima da Moto3, direcionada exclusivamente ao campeão do CEV – Campeonato Espanhol de Velocidade, que depois se tornou Mundial Júnior de Moto3. Com a decisão, o vencedor do campeonato espanhol podia iniciar sua trajetória no certame mesmo que não tivesse atingido a marca.
Vencedor da Rookies Cup vai poder entrar na Moto3 antes dos 16 anos (Foto: Repsol)
Na época, a mudança foi batizada de ‘Regra Quartararo’, uma referência a Fabio Quartararo, então líder do CEV na categoria Moto3. O #20 era integrante do projeto de desenvolvimento de pilotos da Estrella Galicia 0,0, que planeja colocá-lo no Mundial já no ano seguinte, mas o piloto só completaria 16 anos em 20 de abril de 2015, o que o forçaria a perder as duas primeiras etapas do certame.
 
Desta vez, a mudança recebeu a alcunha de ‘Regra Öncü’, uma referência aos gêmeos Öncü. O turco Can Öncü lidera a Rookies Cup com 115 pontos, 49 a mais que Carlos Tatay, o segundo colocado. Deniz, por sua vez, tem o quarto posto na classificação, 52 pontos atrás do irmão.
 
Os dois, porém, têm uma ligação com a Red Bull KTM Ajo, já que integram um time de desenvolvimento da equipe de Aki Ajo no CEV.
 
“Já é permitido ao vencedor do Mundial Júnior de Moto3 participar do Mundial de Moto3 mesmo se a idade do vencedor estiver abaixo do mínimo de 16 anos”, diz a nota da FIM. “Essa exceção agora foi estendida para incluir o vencedor da Red Bull Rookies Cup”, segue.
 
“Nos dois casos, a idade mínima para tais pilotos conseguirem a licença da FIM para o Mundial de Moto3 é 15”, completa.
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.