Márquez resiste à ameaça de Folger e vence oitava seguida na Alemanha. Viñales bate Rossi e é quarto

Jonas Folger apareceu como o desafiante improvável em Sachsenring neste domingo (2), mas não conseguiu impedir Marc Márquez de conquistar seu oitavo triunfo consecutivo na Alemanha. Em uma corrida solitária, Dani Pedrosa acabou em terceiro, à frente de Maverick Viñales e Valentino Rossi

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Marc Márquez conseguiu de novo. Com Jonas Folger aparecendo como um rival improvável, o espanhol chegou a perder a liderança da prova, mas aproveitou um errinho do piloto da Tech3 para reassumir a ponta neste domingo (2) e faturar seu oitavo triunfo seguido na Alemanha.

 
Saindo na pole, Marc fez uma boa largada e manteve a liderança, mas Folger logo apareceu para tentar a sorte. Na sexta volta, Jonas tomou a ponta de Márquez e ficou por lá até a abertura do décimo giro, quando errou a freada da curva um e permitiu a passagem do #93.
 
Empenhado, Folger foi a sombra de Márquez nas voltas seguintes, mas, nos giros finais, o piloto da Honda conseguiu quebrar a resistência do germânico e escapar de vez para vencer pela segunda vez no ano.
A classificação do Mundial de Motovelocidade após o GP da Alemanha
Marc Márquez venceu pela oitava vez consecutiva na Alemanha (Foto: Michelin)
Dani Pedrosa fez uma boa largada, mas logo foi isolado pelos demais e recebeu a bandeirada com mais de 8s de atraso para Folger. O #26 se queixou do pneu traseiro patinando demais.
 
11º no grid, Maverick Viñales teve suas orações atendidas e aproveitou a corrida em pista seca para fazer uma bela prova de recuperação e bater Valentino Rossi pelo quarto lugar. Álvaro Bautista fecha o top-6.
 

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Aleix Espargaró também aproveitou o ritmo de domingo da Aprilia e ficou com a sétima posição, à frente de Andrea Dovizioso. Johann Zarco também fez uma excelente escalada e ficou em nono, com Cal Crutchlow apenas em décimo.
Com o resultado deste domingo, a classificação do Mundial sofreu uma nova reviravolta. Com 129 pontos, Márquez assumiu a liderança, apenas cinco pontos à frente de Viñales. Com um ponto a menos que o #25, Dovizioso caiu para a terceira colocação, à frente de Rossi, que fecha um top-4 separado por dez pontos. Quinto, Pedrosa tem 26 de atraso para o líder.
 

Saiba como foi o GP da Alemanha de MotoGP:

 
O domingo em Sachsenring começou com uma carinha melhor, mais azul, mas as nuvens de chuva eram um alerta do que podia estar por vir. Pouco antes da largada da MotoGP, o radar mostrava a chuva caminhando na direção de Dresden, a região onde fica o circuito. Os termômetros marcavam 18,9°C, com o asfalto chegando a 25,3°C, uma queda considerável em relação ao registrado antes da Moto2. A velocidade do vento era de 14 km/h.
 
Pelo oitavo ano consecutivo em Sachsenring, Marc Márquez tinha a pole-position, à frente de Danilo Petrucci e Dani Pedrosa. Confirmando a boa performance da Honda, Cal Crutchlow abre a segunda fila, acompanhado por Jonas Folger e Jorge Lorenzo. Na melhor performance da KTM até aqui, Pol Espargaró ficou com o sétimo posto, seguido pelo irmão Aleix. Depois de um difícil dia de chuva para a Yamaha, Valentino Rossi se classificou apenas em nono, escoltado por Andrea Dovizioso e Maverick Viñales.
 
Diferente do aconteceu ao longo do ano, em Sachsenring os pilotos podiam escolher entre quatro tipos de pneus — uma prerrogativa da falta de testes em um novo asfalto —, mas sempre entre borrachas macias, médias e duras. Em caso de chuva, a Michelin tinha disponível pneus macios e médios.
 
Na saída para a pista, a maioria tinha um par de pneus médios, mas ainda estava bem definido, já que muitos pensavam em fazer uma mudança. A opção inicial pelo bar de pneus cinza permaneceu, mas alguns fizeram escolhas diferentes. Lorenzo, por exemplo, foi com um par de macios, enquanto Dovizioso deixou a borracha mais mole apenas na traseira.
 
Quando as luzes se apagaram naquele que é o menor circuito do calendário, os 77.343 espectadores viram Márquez tracionar bem para manter a ponta, à frente de Pedrosa, Lorenzo e Folger. Rossi saltou para sétimo, com Viñales ficando em 11º.
Jonas Folger liderou na MotoGP pela primeira vez (Foto: Michelin)

Valentino logo deixou Crutchlow para traz e assumiu o sexto posto. Mais atrás, Dovizioso passou Pol pelo nono lugar. Na sequência, Viñales deixou o piloto da KTM para trás.

 
Ao fim do primeiro giro, Márquez e Dani seguiam juntos, com Lorenzo 0s3 atrás. Folger era quarto, a frente de Petrucci e Rossi, que vinha 0s569 atrás do piloto da Pramac e seguido de perto por Aleix, que também tinha passado Crutchlow.
 
Na volta seguinte, Pedrosa colou bastante em Márquez, mas o #93 foi muito bem no setor final da pista para se afastar mais uma vez. Enquanto isso, Crutchlow passou Aleix e voltou a seguir Rossi.
 
Na terceira volta, Folger passou Lorenzo por dentro na curva oito e assumiu o terceiro posto, já 0s7 atrás da Honda.
 
Na ponta, Dani fez uma primeira tentativa, mas Marc fechou a porta bem. 
 

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Héctor Barberá, aliás, foi punido com um ride through por queimar a largada.
 
Mais atrás, Crutchlow pressionava Rossi e passou, mas o italiano deu o troco. Lorenzo era o próximo alvo do #46 depois de ser ultrapassado por Petrucci.
 
Muito bem em sua corrida de casa, Folger logo chegou em Pedrosa e passou a pressionar. Márquez não tinha uma vantagem importante.
 
No fim da quinta volta, Folger passou Pedrosa na entrada da curva 13. Um belo lance do alemão, que levantou a torcida. 
 
Com os ponteiros em um ritmo impressionante, Petrucci abriu mais de 2s3 de atraso em relação ao top-3 ainda na sexta volta.
 
Na curva 12, Folger tomou a liderança de Márquez, assumindo o comando da disputa no fim do sexto giro.
 
Rodando bem mais rápido, Folger abriu vantagem em relação ao #93 rapidamente, mas sem conseguir se livrar de vez. Pedrosa era terceiro, ainda à frente de Petrucci, Lorenzo, Rossi, Dovizioso, Aleix, Crutchlow e Viñales.
 
Antes de abrir o oitavo giro, Rossi usou o fim do trecho da cascata para passar Lorenzo e assumir a quinta colocação. Dovizioso aproveitou e também deixou o companheiro de Ducati para trás.
 
Tentando minimizar o impacto na liderança do Mundial, Dovizioso atacou Rossi, mas levou o troco. O #4 fez uma nova tentativa, mas o troco veio a cavalo. Aleix também passou Lorenzo e subiu para sétimo. Viñales, por outro lado, seguia em décimo.
Dani Pedrosa pressionou no começo, mas acabou isolado (Foto: Michelin)
Com 22 voltas para o fim, Barberá recebeu bandeira preta por não ter cumprido a punição por queima de largada.
 
Enquanto Folger ia conduzindo bem sua liderança, o segundo pelotão ia pressionando Petrucci pela quarta colocação.
 
Na abertura da oitava volta, Valentino passou Petrucci e assumiu o quarto posto, deixando o piloto da Pramac para se defender de Dovizioso. Viñales era nono.
 
Na abertura da décima volta, Folger errou a freada da curva um e permitiu a passagem de Márquez. Terceiro, Pedrosa tinha 2s4 de atraso para o piloto da Tech3 e 3s3 de margem para Rossi. Mais atrás, Viñales passou Lorenzo pelo oitavo lugar.

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Depois de ser ultrapassado por Dovizioso, Petrucci também perdeu a posição para Aleix, que subiu para sexto. Viñales vinha 0s8 atrás.
 
Na ponta, Márquez tentava escapar, mas Folger vinha se mantendo por perto, 0s2 atrás. Quarto, Rossi não conseguia reduzir a folga de Pedrosa, mas tinha Dovizioso coladinho atrás. Petrucci recuperou o sexto posto.

Com 17 voltas para o fim, Sam Lowes caiu na curva sete e abandonou a corrida.

 
Abrindo a volta seguinte, Petrucci e Viñales passaram Aleix de uma só vez, com o piloto da Yamaha logo colocando o rival da Pramac para escanteio.
 
O mais velho dos Espargaró logo se recompôs e tomou o sétimo lugar de Petrucci, mas já 1s atrás de Viñales. Danilo, aliás, também foi batido por Bautista pouco depois.
 
Com o melhor ritmo do pelotão, Viñales logo colou em Dovizioso e passou a pressionar pela quinta colocação. O #4 tinha Rossi bem perto.
 
Pouco depois, Bautista passou Aleix e se colocou em sétimo, 1s245 atrás de Viñales.
 
Na abertura da 18ª volta, Viñales fez uma tentativa na reta, mas Dovizioso fechou bem a porta na curva um. A dupla vinha coladinha em Rossi, que não conseguia reduzir a larga vantagem de Pedrosa.
 
Pressionado, Dovi partiu para o ataque e passou Rossi, mas levou o troco pouco depois, o italiano da Ducati tentou de novo e pegou a posição, mas Valentino conseguiu recuperar metros mais tarde. Maverick tentou aproveitar, mas não deu.
 
Enquanto isso, Márquez seguia na liderança, mas com Folger chegando cada vez mais junto. 
Maverick Viñales bateu Valentino Rossi pelo quarto lugar (Foto: Michelin)
Dovizioso fez uma nova tentativa em cima de Rossi, mas não conseguiu consolidar a posição. Viñales, então, passou Andrea na curva 13 e foi tentar a sorte com o companheiro de Yamaha. Enquanto isso, Zarco, que largou em 19º, vinha em décimo, 2s4 atrás de Crutchlow.
 
Na hora de abrir a 21ª volta, Viñales conseguiu passar Rossi e assumiu o quarto posto, já com 3s8 de atraso para Pedrosa. O #26, por sua vez, tinha 6s4 de atraso para Folger, que deu uma errada e permitiu uma breve escapada de Márquez.
 
Com oito voltas para o fim, Bautista passou Dovizioso e assumiu a sexta colocação, 0s55 atrás de Rossi, o quinto. Aleix tinha mais de 1s atrás do piloto da Ducati.
 
Bom aluno, Folger ia trocando parciais rápidas com Márquez e mantendo contato com o líder da prova. Mais atrás, Rossi tampouco deixou Viñales escapar.
 
Iannone, então, conseguiu passar Lorenzo pelo 11º posto, mas pouco depois, caiu na curva 12 e abandonou a corrida.

MotoGP, GP da Alemanha, Sachsenring, Final:
 
1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 40:59.525 30 voltas
2 94 JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA +3.310  
3 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +11.546  
4 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA +14.253  
5 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +14.980  
6 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ASPAR DUCATI +16.534  
7 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA +19.736  
8 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +20.188  
9 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA +21.138  
10 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +24.210  
11 99 JORGE LORENZO ESP DUCATI +25.659  
12 9 DANILO PETRUCCI ITA DUCATI +31.540  
13 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM +32.179  
14 38 BRADLEY SMITH ING KTM +36.453  
15 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA +37.771  
16 36 MIKA KALLIO FIN KTM +37.852  
17 17 KAREL ABRAHAM RTC ASPAR DUCATI +39.323  
18 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA +41.419  
19 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI +59.850  
20 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI +1:01.664  
21 42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI +1:01.695  
  29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI NC  
  22 SAM LOWES ING APRILIA NC  
  8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI Desclassificado  
             
POLE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:27.302 151.3  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA 1:21.442 162.2 km/h
RECORDE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:21.530 162.0 km/h
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:20.336 164.5 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 18ºC | pista: 26ºC
 

#GALERIA(7100,152845)

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