Lorenzo confirma expectativa, chega a acordo com Yamaha e renova contrato por mais duas temporadas

A Yamaha anunciou nesta quinta-feira (7) a renovação do contrato de Jorge Lorenzo por mais duas temporadas. Vínculo de Valentino Rossi já havia sido ampliado

 A cobertura completa do GP de Indianápolis no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Demorou, mas Jorge Lorenzo e Yamaha chegaram a um consenso. Nesta quinta-feira (7), a casa de Iwata anunciou a renovação do contrato do espanhol por mais duas temporadas. Assim, o piloto de Palma de Mallorca fica com o time nipônico até, pelo menos, o fim de 2016.

A renovação do contrato de Lorenzo levou mais tempo que o esperado e encontrou na questão salarial seu maior entrave. Longe da forma que o levou ao bicampeonato da MotoGP, Jorge afirmou que a Yamaha recorria aos resultados de 2014 na hora de lhe fazer uma oferta, sem levar em conta os números registrados desde 2008
Jorge Lorenzo aproveitou o fim de semana em Indianápolis para garantir seu futuro com a Yamaha (Foto: Yamaha)
Ao contrário do que aconteceu no fim de 2012, quando recebeu uma proposta da Honda, Lorenzo não foi alvo do interesse do time chefiado por Shuhei Nakamoto, mas, de acordo com rumores da imprensa internacional, recebeu uma generosa oferta da Ducati.
 
Apesar do interesse de Borgo Panigale, Lorenzo entendeu que ainda não é hora de se aventurar em um projeto de reconstrução e optou por seguir com a YZR-M1. Assim, o piloto de Palma de Mallorca seguirá como companheiro de Valentino Rossi, que já havia anunciado a renovação de seu contrato
 
O piloto de 27 anos chegou à classe rainha do Mundial de Motovelocidade em 2008 pelas mãos da Yamaha e já reiterou inúmeras vezes o desejo de encerrar sua carreira com a marca dos três diapasões. 
Ainda assim, Lorenzo não esconde a decepção com o desempenho da YZR-M1. Na temporada 2014, Marc Márquez e sua RC213V seguem imbatíveis, tendo triunfado em cada uma das nove provas disputadas até aqui. Jorge, por outro lado, vive a pior temporada da carreira e ocupa apenas a quinta colocação no Mundial de Pilotos, 128 pontos atrás do líder do certame.
 
Já nas últimas semanas, a renovação de Lorenzo com a Yamaha era dada como certa – até mesmo pelas declarações dadas pelo empresário do piloto, o espanhol Albert Valera –, mas a imprensa espanhola alertava para um impasse em termos de duração. De acordo com alguns jornalistas, Jorge queria um contrato de apenas um ano, para ter seu passe livre em 2016, mas isso acabou não se concretizando.
 
Com a confirmação de Lorenzo, as únicas vagas em aberto em times de fábrica para 2015 são as da Suzuki, que volta ao Mundial no próximo ano. Ainda assim, são fortes os rumores de que o time chefiado por Davide Brivio terá a experiência de Aleix Espargaró e a juventude de Maverick Viñales lado a lado na próxima temporada. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.