Incêndio na garagem da Tech3 ativa sistema anti-incêndio de Austin e alaga boxes de Yamaha, LCR e AB

Um incêndio na garagem da Tech3 iniciou uma manhã de caos na MotoGP em Austin. Com o sistema anti-incêndio acionado, Yamaha, LCR e AB também tiveram boxes inundados, com computadores e servidores danificados

O fim de semana da MotoGP em Austin começou conturbado. Por volta da 1h da manhã no horário local (3h no horário de Brasília), um motor de partida elétrica iniciou um incêndio nos boxes da Tech3. As chamas ativaram o sistema anti-incêndio do circuito, o que acabou encharcando também as garagens de Yamaha, LCR e AB. 
 
Em uma nota à imprensa, o time de Hervé Poncharal agradeceu o trabalho rápido do Corpo de Bombeiros de Austin e dos funcionários do circuito, que conseguiram evitar maiores danos. De acordo com a equipe, computadores e servidores foram atingidos, mas não impedirão a participação de Bradley Smith e Cal Crutchlow na prova inaugural do circuito. 
Poncharal afirmou que incêndio não deve causar maiores danos na prova deste fim de semana (Foto: Tech 3)
“Infelizmente, houve um pequeno incidente da garagem da Tech3 durante a noite. O processo de ligar uma máquina da MotoGP exige um motor elétrico e ao longo da noite ele é deixado carregando”, explicou Poncharal. “Este é um procedimento padrão e algo que nós fazemos desde o início da era quatro tempos”, continuou. 
 
“Infelizmente, durante a noite uma das baterias pegou fogo”, lamentou. “Nós sofremos muitos danos e, é claro, não é a preparação ideal, mas, felizmente, as medidas de prevenção de incêndio tomadas pelo Circuito das Américas e a assistência do Corpo de Bombeiros local, foram inestimáveis para limitar os estragos.”
 
“O sistema de sprinklers foram imediatamente ativados e as equipes de incêndio no local agiram prontamente e eu sou grato por isso”, declarou. “Vamos conduzir uma forte investigação para descobrir o motivo de isso ter acontecido e tomaremos as medidas necessárias para evitar que isso se repita no futuro”, garantiu. 
 
Ainda, Poncharal aproveitou para se desculpar com Yamaha, LCR e AB. “Eu gostaria de pedir desculpas a Yamaha, LCR e AB também, já que o sistema de sprinkler também foi ativado dentro de seus boxes”, declarou. “Mas poderia ter sido muito pior e com o fantástico apoio da Yamaha e de outros na fantástica comunidade da MotoGP, estou confiante de que poderemos participar da corrida deste fim de semana sem nenhum outro problema”, completou. 
Integrantes do time da Moto2 apareceram para ajudar a limpar a garagem (Foto: Tech3/ Facebook)
Massimo Meregalli, diretor da Yamaha, afirmou que os equipamentos e motos da equipe nipônica foram cobertos com água e pó químico. Os protótipos agora terão de ser desmontados, secos e limpos, antes de serem montados novamente para os treinos desta sexta-feira. 
 
“A primeira impressão que tivemos quando chegamos foi realmente ruim, mas, felizmente, não é tão ruim quanto pensamos inicialmente”, disse Meregalli. “Agora vamos ter de desmontar as motos e secá-las, limpá-las e montá-las novamente”, explicou. 
 
“Com certeza, poderia ter sido muito pior. Nós ainda não sabemos a causa, mas é provável que o incêndio tenha começado em um motor de partida elétrica dentro da garagem da Tech3”, declarou. “O sistema de emergência anti-incêndio foi ativado imediatamente e, como resultado, temos água e pó químico por todos os lados. O mais importante é que ninguém se feriu neste acidente.”
 
“O fogo começou por volta de 1h da manhã e nós fomos informados pela IRTA às 6h. Nós agora estamos trabalhando para limpar tudo”, detalhou. “Temos de dizer um grande obrigado ao pessoal do circuito, que está se esforçando bastante para nos ajudar”, completou o dirigente.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.