Em feira em Colônia, Suzuki oficializa retorno à MotoGP em 2015 e anuncia contratação de Viñales e Aleix Espargaró

A Suzuki aproveitou sua presença Intermot para oficializar seu retorno à MotoGP na temporada 2015. No evento em Colônia, a marca nipônica anunciou a contratação de Aleix Espargaró e Maverick Viñales

Agora é oficial. Nesta terça-feira (30), a Suzuki realizou uma coletiva de imprensa na Intermot (Feira Internacional de Motocicletas, Scooters e E-bikes), em Colônia, para anunciar oficialmente seu retorno ao Mundial de MotoGP na temporada 2015.
 
Além da volta, a Suzuki também confirmou que terá Maverick Viñales, atual terceiro colocado no Mundial de Moto2, e Aleix Espargaró, que conquistou seu primeiro pódio na MotoGP neste fim de semana, como pilotos no próximo ano. 
Suzuki apresentou a GSX-RR no Salão de Colônia (Foto: Suzuki)
Além de confirmar os pilotos, a Suzuki também apresentou sua nova moto, a GSX-RR, que começou a ser desenvolvida em 2012. O protótipo conta com motor de quatro cilindros em linha e tem 1000cc de capacidade. Seguindo a linha da classe rainha do Mundial, as suspensões são da Öhlins, com freios Brembo.
 
O time, que continuará sendo chefiado por Davide Brivio, ex-chefe da Yamaha e atual responsável pela equipe de testes da Suzuki, fará seu debute nas pistas do Mundial ainda neste ano, em Valência, com Randy de Puniet correndo como wild-card.
A Suzuki deixou o esporte em 2011, alegando dificuldades financeiras por conta da crise econômica mundial. A fábrica nipônica, entretanto, prometeu que iria trabalhar em um protótipo 1000cc para voltar ao grid em 2014.
 
Ao longo de 2013, a Suzuki realizou uma série de testes com a nova moto e escalou Brivio, que na época trabalhava com Valentino Rossi na VR46, para chefiar o time, que teria Randy de Puniet como piloto de desenvolvimento, mas acabou adiando o retorno em uma temporada.
 
Em 2014, esses testes foram intensificados, com a marca realizando exercícios em inúmeras pistas do calendário, incluindo Termas de Río Hondo, Montmeló, Phillip Island e Austin.
 
A contratação de Viñales e Aleix Espargaró já era dada como certa há alguns meses, mas, embora questionados inúmeras vezes, os pilotos não podiam confirmar a assinatura do contrato, uma vez que, oficialmente, a Suzuki ainda não tinha garantido seu retorno às pistas.
Pelo Twitter, Viñales e Espargaró finalmente quebraram o silêncio em relação do futuro no Mundial. O atual piloto da Pons na Moto2 falou que é um "sonho que se torna realidade". “MotoGP no próximo ano”, disse.
 
Aleix também usou a rede social e não escondeu sua alegria com a chance em um time de fábrica. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”, declarou. “Anunciar que vou correr com a Suzuki no ano que vem! Estou muito motivado com esta nova aventura."
 
As imagens da GSX-RR
#GALERIA(5089)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.