google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Cal Crutchlow levou a melhor no segundo treino livre da MotoGP em Jerez. Mesmo com muitos pilotos à caça de bons tempos, o #35 conseguiu se sobressair na tarde desta sexta-feira (4) e ficou com a ponta da tabela.
Com a melhor de suas 20 voltas em 1min38s614, Crutchlow fechou o treino desta tarde com 0s028 de vantagem para Dani Pedrosa, o segundo colocado. Encerrando o domínio da Honda, Johann Zarco colocou a Yamaha da Tech3 no terceiro posto.
Cal Crutchlow liderou o segundo treino em Jerez (Foto: Michelin)
0s095 mais lento que o piloto da LCR, Andrea Iannone ficou com o quarto tempo, 0s154 melhor que Marc Márquez, que caiu na Dry Sack, a sexta curva de Jerez, já nos minutos finais da sessão.
Líder do Mundial, Andrea Dovizioso teve uma sessão discreta e acabou em sexto, 0s008 à frente de Jorge Lorenzo, o sétimo. Jack Miller vem na sequência, com Valentino Rossi e Maverick Viñales completando o top-10.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Jerez:
Com o sol brilhando forte em Jerez, a temperatura subiu bastante nesta tarde. Quando a MotoGP voltou para a pista, os termômetros apontavam 22°C, com o asfalto chegando a 34°C. A velocidade do vento também tinha aumentado e estava em 14 km/h.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Aproveitando as condições climáticas e de pista, os pilotos deixaram os boxes tão logo o circuito foi liberado, com Márquez saltando de cara para o topo da tabela. Ao contrário do que aconteceu mais cedo, quando o #93 rodou com um par de pneus macios, desta vez o titular da Honda tinha compostos médios na RC213V.
O espanhol de Cervera foi ainda mais rápido na volta seguinte, chegando a 1min39s284 para abrir 0s290 de vantagem para Iannone, o segundo colocado. Crutchlow, Rins e Petrucci vinham na sequência.
No topo da tabela, Márquez manteve o ritmo de melhora consecutiva, mas agora liderava um 1-2 da Honda, com Crutchlow aparecendo 0s473 mais lento. Margem que, aliás, subiu para 0s638 uma volta mais tarde.
Ainda se recuperando de uma cirurgia no punho, Pedrosa alcançou 1min3s9268 e saltou para o segundo posto, 0s405 mais lento que o companheiro de Honda.
A primeira rodada de parada nos boxes veio ainda com Márquez na ponta, seguido por Pedrosa, Crutchlow, Iannone, Petrucci, Dovizioso, Rins, Zarco, Nakagami e Lorenzo, que formavam um top-10 separado por 1s130. Viñales era 12º, com Rossi em 16º.
De volta à pista, Rins subiu para a quinta colocação, mas caiu para sexto quase que imediatamente, com Zarco passando 0s099 melhor.
Crutchlow, então, cravou 1min39s199 e subiu para o segundo posto, 0s336 mais lento que Márquez. Iannone seguiu o mesmo roteiro e passou Pedrosa por 0s018 para ficar com o terceiro posto.
Ainda com o futuro indefinido na MotoGP, Pedrosa tratou de apertar o passo mais uma vez e retomou o segundo posto, reduzindo para 0s164 a vantagem de Márquez no topo da tabela.
Passada a barreira de 14 minutos para o fim, Viñales avançou para o décimo posto, 1s117 mais lento que Márquez, que seguia firme no topo da tabela. Rossi também tinha melhorado e era agora o 13º. Entre a dupla da Yamaha, Rossi era, por enquanto, o único com tempo para ir direto ao Q2.
Enquanto Viñales voltou aos boxes para uma parada final, Rossi chegou a 1min39s980 e assumiu o 11º posto, 1s117 arás do líder ― a dupla da Yamaha, por sinal, tinha o mesmo tempo de volta. O #46, tinha um pneu duro na frente da M1 e um macio atrás, aliás, tinha levado um sustinho na curva um.
Os minutos finais da sessão, então, reservaram uma maior agitação, com os pilotos aproveitando as condições como as que devem ser vistas no treino classificatório para apertar o ritmo.
O primeiro grande movimento veio de Jorge Lorenzo, que saltou para quinto. Na sequência, Zarco virou 0s114 mais lento que Márquez e assumiu a segunda colocação. Mais atrás, Morbidelli saltou para 11º.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, Crutchlow alcançou 1min38s749 e assumiu a ponta, 0s114 melhor de Márquez. Viñales também melhorou e saltou para sétimo, mas perdeu uma posição na sequência, com Miller passando 0s143 melhor.
Com 1min39s481, Rossi pulou para o oitavo posto, 0s732 atrás de Crutchlow. Logo em seguida, Zarco passou o piloto da LCR e pegou a liderança por uma margem de 0s044.
Cal, porém, apertou o passo e retomou a ponta, 0s091 melhor. Enquanto isso, Márquez caiu na Dry Sack, mas escapou de lesões. O #93 tinha o terceiro tempo.
Pedrosa, então, voltou ao segundo lugar, apenas 0s028 mais lento que Crutchlow. Zarco, Iannone e Márquez formavam o top-5, com Dovizioso subindo para sexto.
Em sua última volta, Pedrosa vinha tentando chegar em Crutchlow, mas perdeu tempo na parcial final da pista espanhol e ficou soa 0s028 do #35.
MotoGP 2018, GP da Espanha, Jerez-Ángel Nieto, 2º Treino Livre:
1 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:38.614 |
|
2 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:38.642 |
+0.028 |
3 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:38.705 |
+0.091 |
4 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:38.709 |
+0.095 |
5 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:38.863 |
+0.249 |
6 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:39.068 |
+0.454 |
7 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:39.076 |
+0.462 |
8 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
PRAMAC DUCATI |
1:39.102 |
+0.488 |
9 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:39.248 |
+0.634 |
10 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:39.514 |
+0.900 |
11 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:39.541 |
+0.927 |
12 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
1:39.541 |
+0.927 |
13 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
1:39.575 |
+0.961 |
14 |
36 |
MIKA KALLIO |
FIN |
KTM |
1:39.661 |
+1.047 |
15 |
30 |
TAKAAKI NAKAGAMI |
JAP |
LCR HONDA |
1:39.694 |
+1.080 |
16 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
PRAMAC DUCATI |
1:39.723 |
+1.109 |
17 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:39.888 |
+1.274 |
18 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:39.948 |
+1.334 |
19 |
21 |
FRANCO MORBIDELLI |
ITA |
MARC VDS HONDA |
1:39.951 |
+1.337 |
20 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
1:39.969 |
+1.355 |
21 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA GRESINI |
1:40.003 |
+1.389 |
22 |
12 |
THOMAS LÜTHI |
SUI |
MARC VDS HONDA |
1:40.241 |
+1.627 |
23 |
55 |
HAFIZH SYAHRIN |
MAL |
TECH3 YAMAHA |
1:40.488 |
+1.874 |
24 |
45 |
SCOTT REDDIING |
ING |
APRILIA GRESINI |
1:40.536 |
+1.922 |
25 |
10 |
XAVIER SIMÉON |
BEL |
AVINTIA DUCATI |
1:40.663 |
+2.049 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:38.735 |
161.2 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:37.910 |
162.6 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 21°C | pista: 34ºC |
#GALERIA(8376)
QUEM É MAIS CULPADO?
PADDOCK GP DISCUTE BATIDA DE RICCIARDO E VERSTAPPEN EM BAKU
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.