Campeão das 500cc em 1982, Uncini é escolhido pela FIM como representante de segurança

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) escolheu Franco Uncini para assumir o posto de representante de segurança e inspetor de circuitos para a MotoGP. Campeão das 500cc em 1982 assume vaga de Claude Danis, que se aposentou

 

Franco Uncini foi escolhido pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para o posto de representante de segurança e inspetor de circuitos da MotoGP. Italiano assume o posto de Claude Danis, que se aposentou. 
 
Danis, que se juntou aos quadros da FIM em 1991, também era representante da entidade na direção de prova da MotoGP. “A FIM agradece calorosamente ao Sr. Danis por sua longa carreira na FIM e por ter um papel ativo nos enormes avanços feitos nos últimos anos na área de segurança, um aspecto fundamental no nosso esporte”, disse a federação em um comunicado. 
Uncini foi escolido para substituir Claude Danis (Foto: MotoGP)
Uncini foi campeão das 500cc em 1982, vestindo as cores da Suzuki, e tem 58 anos. O italiano deixou as pistas em 1985, assumindo o posto de chefe de equipe da Ducati em 1991, quando Doug Polen faturou o título do Mundial de Superbike. 
 
No ano seguinte, Franco foi escolhido pelos competidores de GP para representá-los como Delegado de Segurança dos Pilotos na IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida, na sigla em inglês). Ele trabalhou ao lado de Danis na direção de corrida e na homologação de circuitos. 
 
O envolvimento do ex-piloto com a segurança das competições tem raízes em seu passado. Em 1983, no GP de Assen, Uncini caiu e foi atropelado por Wayne Gardner, em um acidente bastante similar ao que tirou a vida de Marco Simoncelli em Sepang em 2011. Franco ficou em coma, mas conseguiu se recuperar das lesões. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.