Honda pede desculpas e admite que falha mecânica causou acidente de Stoner nas 8 Horas de Suzuka

Uma análise detalhada da CBR1000RR indicou que uma falha mecânica foi a responsável pelo acidente de Casey Stoner nas 8 Horas de Suzuka. Australiano sofreu fraturas na escápula direita e na tíbia esquerda

A Honda admitiu nesta quarta-feira (29) que uma falha mecânica causou a forte queda de Casey Stoner durante as 8 Horas de Suzuka do último domingo. No acidente, o bicampeão da MotoGP sofreu fraturas na escápula direita e na tíbia esquerda.
 
Estreando naquela que é a prova mais importante do calendário para as montadoras japonesas, Casey sofreu uma forte queda no hairpin de Suzuka, quando o acelerador da CBR1000RR ficou travado em 26°. O australiano de 29 anos tinha entrado na pista algumas voltas antes, trocando de lugar com Takumi Takahashi e colocado a MuSASHi no topo da tabela.
Casey Stoner sofreu um forte acidente em Suzuka (Foto: Honda)
Em um comunicado emitido pela HRC, a montadora confirmou que uma análise detalhada apontou que o mau funcionamento da moto está relacionado ao cabo do acelerador.
 
 “A Honda Racing Corporation realizou uma análise detalhada após a queda de Casey Stoner nas 8 Horas de Suzuka do último fim de semana”, disse a nota da HRC. “Checando o acelerador, que tem uma especificação particular para as motos de fábrica da HRC para endurance e diference do acelerador padrão da versão de rua da Honda CBR1000RR, foi descoberto um mau funcionamento relacionado ao cabo do acelerador”, seguiu.
 
“Esse tipo de problema não apareceu antes, entretanto, a HRC vai parar de usar essa especificação e vai projetar uma nova para ser usada nas corridas de endurance”, anunciou.
 

determinarTipoPlayer(“15552097”, “2”, “0”);

Por fim, a Honda pediu desculpas a Stoner pela falha e agradeceu a participação do piloto na prova em Suzuka. Casey interrompeu sua aposentadoria precoce para formar um time com Takahashi e Michael van der Mark.

 
“A HRC gostaria de pedir desculpas a Casey Stoner e agradecê-lo pelo esforço que fez para participar das 8 Horas de Suzuka”, completou o texto.
 
A edição 2015 das 8 Horas de Suzuka viu o fim de um jejum de 19 anos. Estreando na prova e no comando da YZF-R1, Pol Espargaró e Bradley Smith conquistaram a vitória junto de Katsuyuki Nakasuga, o piloto mais experiente do time.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.