Campeonato Brasileiro renova parceria, e melhor colocado na GPR250 garante vaga na seletiva da Red Bull Rookies Cup de 2015

Assim como aconteceu no ano passado, o melhor colocado na GPR250, categoria de base do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, será premiado com uma vaga na seletiva da Red Bull Rookies Cup. Categoria internacional é acesso ao Mundial de Motovelocidade

A organização do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade anunciou na última quarta-feira (22) a renovação de uma parceria com a Red Bull. Pelo acordo com a empresa dos energéticos, assim como aconteceu no ano passado, um piloto da GPR250, categoria de base da Moto 1000GP, será presenteado com uma vaga na edição 2015 da seletiva para a Red Bull Rookies Cup, classe de acesso ao Mundial de Motovelocidade.
 
Pela iniciativa, o piloto que somar mais pontos entre a etapa de abertura da temporada — marcada para o dia 3 de maio em Curitiba — e a prova imediatamente anterior à seletiva — que ainda não tem data — vai ganhar uma viagem para a Europa com direito a um acompanhante para participar do processo seletivo da divisão que revelou pilotos como Danny Kent, Brad Binder e Karel Hanika.
Meikon Kawakami disputou a seletiva da Red Bull Rookies Cup no ano passado (Foto: Divulgação)
As inscrições para a seletiva da Red Bull Rookies Cup acontecem pela internet e organização do certame escolhe os candidatos com base no currículo de cada um. Mais de cem jovens participam da disputa por uma vaga.
 
Depois desta primeira fase, os pilotos seguem para a Europa para três dias de testes, onde utilizam motos idênticas àquelas da Rookies Cup. Levando em conta o desempenho de cada um nesses exercícios, o grid do ano seguinte é formado.
 

Promotor da Moto 1000GP, Gilson Scudeler celebrou o sucesso da GPR250, categoria que foi introduzida em 2013. Primeiro campeão da classe, Pedro Sampaio subiu para a GP600 no ano seguinte e, de cara, conquistou o vice-campeonato. Neste ano, o gaúcho estreou no Europeu de Superstock 600.

 
 “O primeiro campeão subiu para a GP600 no ano seguinte e de cara conquistou o vice-campeonato”, lembrou Scudeler. “Ele é um dos grandes favoritos para o título deste ano, quando também tem tudo para ser um dos destaques na Europa”, destacou.
 
Campeão da GPR250 no ano passado, Meikon Kawakami participou da seletiva da Rookies Cup em 2014 no circuito de Guadix, na Espanha, mas não conseguiu a vaga. Neste ano, entretanto, o paulista está disputando — em paralelo com o Campeonato Brasileiro — a Moriwaki 250 Junior Cup, um certamente organizado pela holandesa Ten Kate, responsável pelo time da Honda no Mundial de Superbike.
 
“Ele mostrou muito potencial. Mesmo sofrendo uma queda no início da seletiva, que acabou sendo decisiva para a classificação, a performance dele foi excelente, segundo a avaliação dos monitores. Tanto que ele teve convite para ser piloto do Moriwaki 250 Junior Cup”, ressaltou. “Essa parceria, celebrada pela primeira vez no ano passado, foi uma grande conquista para a motovelocidade brasileira, por permitir aos jovens pilotos encurtar o caminho para uma carreira internacional de sucesso, como já aconteceu com o Meikon. A Red Bull tem a busca pela formação de atletas em seu DNA”, concluiu.
PARA SAIR DO ZERO

Prévia: a próxima parada da temporada 2015 da Indy é no Alabama. Embalada pela vitória de Scott Dixon no GP de Long Beach, a Ganassi busca ganhar a primeira em Barber. Ainda na frente na classificação do campeonato, a Penske tenta vai atrás do segundo triunfo no ano, enquanto a Andretti, cada vez mais longe dos líderes, espera vencer pela terceira vez consecutiva o GP do Alabama. A pista norte-americana não é exatamente uma das mais emocionantes do calendário

FORTE INÍCIO

Levou dois anos para que o Brasil voltasse a ter uma dupla de pilotos no grid do Mundial de F1. Depois da saída do primeiro-sobrinho Bruno Senna, Felipe Massa seguiu o único representante verde e amarelo na categoria nos seus últimos anos representando a Ferrari. Durante todo esse tempo, o jovem Felipe Nasr ganhava experiência na GP2, chegando a lutar pelo título em 2014. Passada a fase de preparação, o brasiliense de 22 anos teve o apoio fundamental do Banco do Brasil para representar o país na F1 correndo pela Sauber, ao lado de Massa, que já defendeu as cores do time suíço e hoje é a voz da experiência na Williams

DUELO DE IGUAIS

Valentino Rossi tem uma missão difícil em 2015. Se quiser chegar ao décimo título da carreira, o italiano terá de enfrentar um monstrinho que, de certa forma, ele mesmo ajudou a criar. A missão de Marc Márquez, por outro lado, não é nada mais fácil. Se nos últimos anos o espanhol venceu três dos quatro confrontos diretos que teve com o multicampeão, a prova de Termas de Río Hondo mostrou que o menino prodígio ainda não tinha conhecido a extensão do poder de piloto de Tavullia

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.