Último parceiro de Luciano do Valle na Indy, Giaffone lembra 500 Milhas de 2009: “Ele conseguia narrar chorando”

Comentarista da Band nas transmissões da Indy nas últimas temporadas, Felipe Giaffone disse que sempre ficou impressionado com a voz de Luciano do Valle e o conhecimento que o narrador tinha não só de automobilismo, mas de todos os esportes: “O cara realmente era um monstro da TV”

Ainda “sem chão” com a notícia da morte de Luciano do Valle, Felipe Giaffone, último parceiro do narrador nas transmissões da Indy pela Band, escolheu as 500 Milhas de Indianápolis como o momento mais marcante dos anos em que formaram dupla.

Recém-chegado à emissora paulista para atuar como comentarista das provas da categoria, Giaffone estava em Indianápolis com Do Valle para aquela corrida. A prova ganhou contornos emocionantes pela incrível recuperação de Helio Castroneves, que se livrara de um imbróglio com o fisco norte-americano para vencer pela terceira vez na Indy 500.

Em conversa por telefone com o GRANDE PRÊMIO no início da noite deste sábado (19), Giaffone contou que Luciano narrou chorando as voltas finais.

“Ele conseguia narrar chorando, sem travar muito a voz, e eu travei e falei ‘nem me chama e acaba você esse negócio’. Para mim, foi uma das mais emocionantes, pelo Helio, que teve todo aquele problema fiscal, volta e logo de cara vence Indianápolis. Eu lembro que, no finalzinho, o Luciano crescia na narração que era um monstro. Muito emocionado, conseguia levar ao final. Para mim, era missão impossível. O cara realmente era um monstro da TV”, relatou.

Luciano do Valle e Felipe Giaffone na cobertura da São Paulo Indy 300 no Anhembi (Foto: Reprodução)

Giaffone lembrou que, muito antes de ter a oportunidade de dividir o microfone com Do Valle, era uma criança que já o assistia pela TV. “Eu não o conheci, eu ouvi muito ele desde criança. Nas corridas em que eu fazia com ele em São Paulo, a gente descia da cabine de onde narrava no Anhembi e era inacreditável como era no meio do povo”, falou o piloto.

“Aprendi bastante com ele. Sempre me deixou muito à vontade para comentar, jogava muito a bola para mim, só tenho a agradecer pelas oportunidades de aprender como comentarista”, disse.

Para Giaffone, o que mais marcava em Luciano do Valle eram a voz e o conhecimento sobre esportes.

“Eu sempre o conheci, sempre vivi com ele na parte de corrida, mas o que me chamou muito a atenção depois de trabalhar com ele foi o quanto que ele conhecia de todos os esportes.Box, tênis, basquete, vôlei…”

“A voz que ele tinha… Eu lembro até uma vez que vi uma reportagem com o Galvão Bueno em que ele disse que voz mesmo quem tinha era o Luciano do Valle”, mencionou. “Para a gente, é uma perda muito grande.”

A última transmissão que Felipe fez junto de Luciano foi nas 500 Milhas de Indianápolis de 2013, que terminou com a vitória de Tony Kanaan. A viagem para a prova de 2014, marcada para 25 de maio, já estava sendo programada.

Outros que ficaram marcados como parceiros de Luciano nas transmissões da Indy foram Elia Jr. e Willy Hermann.

  Castroneves e Kanaan prestam tributo a Luciano do Valle
icon_video   A narração das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 por Luciano do Valle

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.