Preciso, Power voa no Fast Six e crava pole para GP do Alabama. Kanaan decepciona e sai apenas em último

Will Power não figurava entre os favoritos à pole em Barber, mas precisou de apenas uma volta rápida no Fast Six para conseguir 0s028 de vantagem sobre James Hinchcliffe e sair na pole-position do GP do Alabama. Helio Castroneves parte em sexto, e Tony Kanaan, que ainda não conseguiu se acertar com sua Ganassi, só em 23º

Will Power não liderou nenhum treino livre em Barber, mas nem precisava. No momento em que se fez necessário, o australiano da Penske soube ser preciso e cravou a pole-position para o GP do Alabama, terceira etapa da Indy em 2014.
 
O tempo de 1min08s312 valeu ao piloto do carro #12 uma vantagem ínfima sobre James Hinchcliffe, que larga em segundo por ter sido apenas 0s028 mais lento que o tempo da pole. Ryan Hunter-Reay, um dos favoritos, sai na terceira posição.
 
Helio Castroneves avançou ao Fast Six, mas ficou apenas em sexto lugar, logo atrás de Scott Dixon, quinto, e Josef Newgarden, que novamente foi bem e larga em quarto – bem ao lado de seu novo desafeto, Hunter-Reay.
 
Já Tony Kanaan viveu um dia para esquecer: mesmo tentando de tudo na fase inicial da classificação, o brasileiro vai largar apenas na última posição.
Will Power, pole-position do GP do Alabama (Foto: IndyCar)

Confira como foi a sessão classificatória da Indy no Alabama:

 
Grupo 1: Pagenaud na frente, Montoya nos acréscimos
 
O Grupo 1 contou com 11 representantes na disputa: o trio da Penske, com Juan Pablo Montoya, Helio Castroneves e Will Power, a dupla da KV com Sébastien Bourdais e Sebastián Saavedra, a RLL de Oriol Servià, a Dale Coyne de Carlos Huertas, a Carpenter de Mike Conway, a solitária Andretti de Carlos Muñoz, a Schmidt Peterson de Simon Pagenaud e Charlie Kimball como único integrante da Ganassi.
 
Montoya começou dominando as ações, com o tempo de 1min09s553 na primeira bateria de voltas rápidas, seguido por Pagenaud, Kimball e Castroneves. No entanto, quando Huertas pulou para 1min09s026 e assumiu momentaneamente a ponta, logo se viu que os tempos ainda cairiam muito nos três minutos finais. E assim foi.
 
Não demorou muito para que Power passasse à frente com uma volta na casa de 1min08s2, trazendo Helinho para o segundo lugar e Muñoz em terceiro. 
 
Mas a melhor volta do G1 acabou ficando com Pagenaud, que virou 1min08s291 e fechou na liderança, superando o australiano da Penske por pouco. Montoya, que vinha em oitavo, conseguiu uma ótima volta já com o cronômetro zerado e entrou na terceira posição, desbancando Saavedra da zona de classificação.
 
Avançaram, também, Castroneves, Muñoz e Bourdais, enquanto Huertas, Kimball, Servià e Conway se juntaram ao colombiano da KV na zona dos eliminados.
 
Grupo 2: Aleshin surpreende, Kanaan decepciona
 
A segunda metade do grid levou 12 carros ao Grupo 2: a Andretti com James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti, a Ganassi com Ryan Briscoe, Scott Dixon e Tony Kanaan, a Schmidt Peterson com Mikhail Aleshin, a Foyt com Takuma Sato, a RLL com Graham Rahal, a Dale Coyne com Justin Wilson, a Fisher Hartman com Josef Newgarden e, por fim, a Bryan Herta com o novato Jack Hawksworth.
 
Hinchcliffe abriu a contagem com 1min09s570, seguido por Hunter-Reay e Newgarden, mas quem fechou a primeira bateria de voltas rápidas na liderança foi um improvável Aleshin, com 1min09s142 – tempo ainda bem acima do esperado.
 
Os pilotos permaneceram nos boxes durante a maior parte do tempo, poupando jogos de pneus. Com isso, houve pouca ação. Na segunda tentativa de todos, as marcas enfim começaram a cair, e Newgarden foi a 1min08s707, liderando temporariamente.
 
Mas Hinchcliffe estava inspirado. Embalado pelo bom desempenho do treino livre 3, o canadense subiu para 1min08s559 e encerrou com o melhor tempo do G2. Aleshin veio no embalo e entrou no mesmo décimo do canadense da Andretti, superando Newgarden, que caiu para terceiro. Andretti, Hunter-Reay e Dixon também passaram.
 
A decepção maior entre os eliminados – e não foram poucas, as zebras – foi Tony Kanaan. Mesmo completando sete voltas, o brasileiro não conseguiu ir além da última posição no grupo e, por conta disso, sai em último também no grid de largada.
 
 
Grupo 3: A nova ordem da Indy
 
Os classificados dos Grupos 1 e 2 se encontraram no Grupo 3: a Penske com Montoya, Castroneves e Power, a Andretti com seu quarteto – Muñoz, Andretti, Hinchcliffe e Hunter-Reay –, os dois representantes da Schmidt Peterson – Pagenaud e Aleshin –, a Ganassi de Dixon, a KV de Bourdais e a Fisher Hartman de Newgarden.
 
Disposto a surpreender, Aleshin iniciou os trabalhos na frente, com 1min09s170, seguido por Montoya e Hunter-Reay. Os tempos, mais uma vez, demoraram a cair, e só houve ação para valer nos dois minutos finais – só neste instante, por exemplo, que Castroneves resolveu ir para a pista para cravar, de cara, a melhor volta.
 
Os segundos finais foram intensos: quase todos melhoraram seus tempos. Power se saiu bem: foi a 1min08s365 e encerrou o G3 com o melhor tempo, avançando junto com Newgarden, Helinho, Hinchcliffe, Dixon e Hunter-Reay para o Fast Six.
 
Muñoz, Montoya, Andretti, Pagenaud e Aleshin foram eliminados junto com Bourdais, que foi penalizado por ter atrapalhado outros pilotos na pista e sai em 12º.
 
Fast Six: Power, fácil
 
Power foi o primeiro a arriscar uma volta rápida no Fast Six e, logo de cara, conseguiu um ótimo tempo: 1min08s312. Hunter-Reay e Hinchcliffe tentaram chegar perto, mas não conseguiram superar o australiano da Penske nas primeiras tentativas.
 
A economia de pneus, contudo, transformou a disputa pela pole em uma fase extremamente modorrenta. Ação, mesmo, só no último minuto, quando os pilotos resolveram arriscar tudo em busca da melhor posição de largada possível.
 
Naturalmente, não funcionou – sobretudo para Dixon e Castroneves, os últimos que foram para a pista. A pole, fácil, ficou com Power, com Hinchcliffe muito próximo, a 0s028 do australiano. Hunter-Reay sai em terceiro, à frente de Newgarden, quarto.
 
A largada para o aguardado GP do Alabama, terceira etapa da temporada 2014 da Indy, será realizada neste domingo (27), a partir das 16h (de Brasília). 
 
Indy 2014, GP do Alabama, Barber, grid de largada:
1 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET   1:08.312  
2 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA   1:08.340 +0.028
3 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA   1:08.426 +0.114
4 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA   1:08.470 +0.158
5 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET   1:08.515 +0.203
6 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET   1:08.625 +0.313
7 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA   1:08.638 +0.326
8 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET   1:08.645 +0.333
9 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA   1:08.663 +0.351
10 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA   1:08.868 +0.556
11 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA   1:09.170 +0.858
12 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET P 1:09.139 +0.827
13 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET   1:08.967 +0.655
14 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA   1:09.145 +0.833
15 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA   1:09.026 +0.714
16 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA   1:09.201 +0.889
17 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET   1:09.194 +0.882
18 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA   1:09.222 +0.910
19 16 ORIOL SERVIÀ ESP RLL HONDA   1:09.293 +0.981
20 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET   1:09.272 +0.960
21 20 MIKE CONWAY ING CARPENTER CHEVROLET   1:09.858 +1.546
22 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA   1:09.420 +1.108
23 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET   1:09.582 +1.242
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.