Power resiste a Wickens e Dixon e vence GP de Indianápolis pela terceira vez. Castroneves reestreia em 6º
Will Power mostrou quem manda no traçado misto de Indianápolis e venceu pela terceira vez. O australiano segurou Robert Wickens e Scott Dixon e voltou para a briga no campeonato. Helio Castroneves teve boa reestreia e fechou em sexto. Tony Kanaan foi 14º e Matheus Leist ficou em 16º
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Will Power completou o final de semana perfeito em Indianápolis. Rei do traçado misto do IMS, o australiano conquistou a terceira vitória na pista neste sábado (12) após ter a pole e o domínio nos treinos livres. A tarefa não foi fácil, já que um inspirado Robert Wickens e um estrategista Scott Dixon apareceram, mas não fortes a ponto de impedir o primeiro triunfo do veterano no ano.
Dixon, que foi bastante discreto durante a corrida toda dentro da pista, foi excelente no trabalho de poupar equipamento e contou com uma Ganassi que foi brilhante em todas as paradas. O neozelandês basicamente ganhou todas suas posições nos boxes, mas também merece aplausos pela manobra que valeu o segundo lugar em cima de Robert Wickens.
Na última volta, Sébastien Bourdais mostrou força e arrancou o quarto lugar do sem combustível Alexander Rossi, que fez uma bela corrida com uma Andretti capenga como não se costuma ver em 2018.
De volta ao grid da Indy, Helio Castroneves conquistou um resultado muito bom. Apesar de um começo complicado em que provavelmente estava se acostumando ao novo carro, o brasileiro foi bem seguro e chegou em sexto, na frente de James Hinchcliffe, bastante apagado.
O oitavo lugar foi de Simon Pagenaud, que teve mais uma prova muito ruim, mas conseguiu superar Graham Rahal no giro derradeiro. O último lugar no top-10 ficou com Takuma Sato, envolvido em diversos incidentes durante a corrida.
Campeão de 2017 e líder de 2018, Josef Newgarden não teve bom resultado. Quando brigava pelo pódio, o americano errou, subiu na zebra e rodou sozinho ao atacar Bourdais. Ao menos teve ótimo stint final para passar de 19º para 11º. Tony Kanaan terminou em 14º, prejudicado por uma parada ruim da Foyt. Matheus Leist, outro sem combustível, ficou em 21º.
Confira como foi o GP de Indianápolis
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A relargada veio na volta 5 e Pigot tomava um drive-through por ter acertado Sato. Wickens saiu de forma espetacular e aproveitou a lentidão de Bourdais para recuperar o segundo lugar. Newgarden também tentou atacar, mas o francês se defendeu bem. Rossi passou Hinch e ainda trouxe Kanaan para o bolo, que superava Castroneves.
Após momentos marcantes como a Harding e a Juncos liderando voltas, os ponteiros se reposicionaram com Wickens 2s9 na frente de Power. Bourdais vinha colado pelo segundo lugar e tinha mais de 5s de frente para Newgarden, que estava pressionado por Rossi. Dixon, Hinch, Hunter-Reay, Kanaan, Rahal e Castroneves apareciam atrás.
Veio a volta 51 e Power já tratou de colar em Wickens na reta principal. Ali, no vácuo, mergulhou e passou o canadense, que quase conseguiu dar o troco na curva 2. A briga não durou muito, já que o piloto da Penske vinha mais veloz.
Newgarden buscou Bourdais e foi para cima na briga pelo pódio. Só que o americano colocou o bico em um lugar quase que impossível de se ultrapassar, fritou pneus, subiu na zebra e rodou sozinho. Bandeira amarela e sorte do atual campeão que não perdeu volta.
Aí todo mundo foi para os boxes para a última parada e um novo jogo de pneus macios. Power e Wickens saíram lado a lado, mas o bico do australiano passou na frente e a liderança foi mantida. Power, Wickens, Dixon – em mais um grande trabalho da Ganassi na corrida -, Bourdais, Rossi, Castroneves, Hinchcliffe, Rahal, Pagenaud e Jones era o top-10. Leist vinha em 15º, Newgarden em 19º e Kanaan em 21º. Todos já apareciam de novo na mesma volta, exceto King.
Newgarden já aparecia em 12º depois de uma ultrapassagem dupla em cima de Hunter-Reay e Andretti e Pigot era 14º. Os brasileiros da Foyt, em conjunto, também cresciam, já entrando no top-15.
Mas os ímpetos foram sendo controlados com o desgaste dos pneus e com os primeiros pingos que começavam a cair em diversos pontos do traçado. Além disso, havia um outro problema: todos sabiam que iria faltar combustível para muita gente nos instantes finais.
E assim foi, com Rossi perdendo o quarto lugar para Bourdais, Rahal caindo para nono e Leist despencando para o 21º posto.
Indy, GP de Indianápolis, Classificação final
1 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | 85 voltas | |
2 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +2.244 | |
3 | 6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda | +8.162 | |
4 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | +8.729 | |
5 | 27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +11.746 | |
6 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | +14.386 | |
7 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | +15.337 | |
8 | 22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +17.235 | |
9 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +18.099 | |
10 | 30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda | +23.114 | |
11 | 1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | +24.263 | |
12 | 19 | Zachary CLAMAN DEMELO | CAN | Dale Coyne Honda | +30.042 | |
13 | 98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +37.437 | |
14 | 14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet | +41.346 | |
15 | 21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +41.693 | |
16 | 59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet | +42.843 | |
17 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | +45.098 | |
18 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +53.109 | |
19 | 32 | Kyle KAISER | EUA | Juncos Chevrolet | +58.176 | |
20 | 23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet | +1:11.754 | |
21 | 4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet | +1:17.992 | |
22 | 10 | Ed JONES | ING | Ganassi Honda | +1 volta | |
23 | 26 | Zach VEACH | EUA | Andretti Honda | +1 volta | |
24 | 20 | Jordan KING | ING | Carpenter Chevrolet | +2 voltas |